6 C
New York
março 20, 2019
Notícias

Restauração do Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro (RJ), chega à última etapa

Restauração do Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro (RJ), chega à última etapa
A próxima quinta-feira, dia 14 de fevereiro, será a data do início de mais uma etapa de obras no edifício que é símbolo do modernismo no Brasil, o Palácio Gustavo Capanema, no Centro do Rio de Janeiro (RJ). Essa será a última parte de uma série de intervenções promovidas no prédio pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), garantindo sua completa restauração e a valorização de sua importância enquanto ícone arquitetônico.
 
Nessa etapa de obras serão realizadas ações de restauração, conservação e modernização das instalações do prédio, adequando toda a parte interna de seus 16 pavimentos, por meio de investimentos de R$ 57,8 milhões, advindos do PAC Cidades Históricas. A assinatura da ordem de serviço para início da intervenção será dada em solenidade com a presença da presidente do Iphan, Kátia Bogéa; do diretor do Departamento de Projetos Especiais do Iphan, Robson de Almeida; da superintendente do Iphan no Rio de Janeiro, Mônica da Costa, entre outras autoridades. 
 
Em setembro do ano passado, o Iphan entregou a restauração completa das fachadas do edifício, considerada uma etapa fundamental da obra, já que esta é uma das principais características que marcaram a série de inovações modernistas aplicadas no Palácio Gustavo Capanema. As intervenções foram iniciadas em 2014 e já receberam investimentos de R$ 42 milhões, com ações que incluíram também a restauração dos revestimentos de pedra dos pilotis, modernização dos elevadores, impermeabilização do terraço-jardim e da cobertura do bloco de auditórios, substituição das esquadrias nobres, entre outros. Agora, serão realizadas a modernização dos espaços internos, englobando toda parte de infraestrutura, além da implantação de sistema de detecção e combate a incêndio, sistemas de ar condicionado, modernização dos auditórios, conservação dos jardins do térreo, restauração de todo o mobiliário de madeira e dos painéis de azulejos de Portinari, sendo estes uma outra marca inquestionável do edifício. A previsão é de que as obras sejam concluídas em 30 meses.
 
Símbolo da arquitetura moderna
O Palácio Gustavo Capanema foi inaugurado em 1946, como sede do então Ministério da Educação e Saúde do Governo Vargas. Para sua concepção e realização, alguns dos grandes mestres da arquitetura e das artes dos anos de 1930 estiveram reunidos, como Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Ernany de Vasconcelos e Jorge Machado Moreira, com a consultoria do francês Le Corbusier. O time ficou completo com a equipe responsável pelas artes integradas, que incluiu Roberto Burle Marx, Cândido Portinari, Bruno Giorgi, Adriana Janacópulus, Celso Antônio e Jacques Lipchitz. O edifício reuniu pela primeira vez alguns das características fundadoras da arquitetura moderna, com o uso de pilotis, planta livre, terraço-jardim, fachada livre e janela em fita. 
 
Patrimônio Cultural Brasileiro, o edifício receberá, em 2020, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos. Promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), representação brasileira da União Internacional de Arquitetos (UIA), o encontro acontecerá pela primeira vez no Brasil e volta à América Latina após 42 anos, com a expectativa de receber mais de 15 mil arquitetos de todo o mundo. Mesmo ainda em obras, o Palácio Gustavo Capanema será um dos espaços para a realização de eventos, workshops, exposições e palestras que irão integrar a programação do evento durante todo o ano, destacando-o assim, como exemplar notável da história da arquitetura.
 
Serviço:
Assinatura da ordem de serviço para início da obra de Restauração, conservação e modernização das instalações do Palácio Gustavo Capanema
Data: 14 de fevereiro, 14h30
Local: Rua da Imprensa, nº 16, Centro – Rio de Janeiro/RJ

Posts relacionados

O turismo de saúde e a hotelaria no Brasil

Redação

AquaRio oferecerá 70 cortes de cabelos gratuitos em prol da Fundação Laço Rosa

Redação

MAST celebra aniversário com atrações dedicadas às mulheres

Redação

Morro da Urca recebe show de Liniker no Pipoca Festival

Redação

Game XP apresenta Inova Arena e oferece ao público conteúdo focado em tecnologia e inovação

Redação

Bob’s lança promoção Mega Cheddar

Redação

Deixe um comentário