Renata Di Carmo em dois tempos: “Diversidade cultural e racial” e “Shakespeare é Brasileiro”

DivulgaçãoAmanhã, 25 de outubro, às 19 horas, a atriz e roteirista Renata Di Carmo participará da mesa redonda na Semana de Comunicação da UNESA, campus West Shopping, em Campo Grande, no Rio de Janeiro.

Renata, que recentemente integrou o elenco da peça “Feliz Ano Novo de Novo”, montagem dedicada aos deficientes visuais, já atuou em diversas novelas. Teve destaque em “Mulheres Apaixonadas”, “Desejos de Mulher”, “Haja Coração” e  “Rock Story” será sua nova participação em folhetim na TV Globo. Em novembro fará o espetáculo “Shakespeare é Brasileiro”, uma parceria da diretora americana Rebeca Clark com “Os Ciclomáticos Cia de Teatro”.

“Shakespeare é Brasileiro” no Mês da Consciência Negra

No próximo mês, “Shakespeare é Brasileiro” tem apresentações gratuitas no Espaço das Artes, Rua do Santana 119, Centro, Rio de Janeiro. Dias 11, 12, 13 de novembro às 19h, sendo que nos últimos dois dias haverá apresentações também às 13h.

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a diretora americana Rebecca Clark, Os Ciclomáticos Cia de Teatro, se unem para encenar o espetáculo “Shakespeare é Brasileiro”. A iniciativa em conjunto é parte do trabalho da diretora americana Rebecca Clark, que está pesquisando sobre raça e Shakespeare no Rio de Janeiro.

A peça se desdobra em duas, com dois elencos diferentes, fazendo dois espetáculos criados coletivamente a partir da dramaturgia de Shakespeare. Na proposta a história do Brasil contemporâneo se entrelaça com as histórias de Shakespeare, comemorando os 400 anos da morte de Shakespeare e levando ao palco atores negros no período do Dia da Consciência Negra.

Rebecca Clark é uma diretora americana formada pela Columbia University em Nova Iorque em Teatro, tendo se especializado em Direção, e nos estudos de raça e etnia. Ela estudou Shakespeare com o renomado professor James Shapiro. É a segunda vez que está no Brasil. Em 2012 fez um intercâmbio em Salvador, na Bahia, para uma pesquisa com bolsa pela Fullbright.

Os artistas:

Aline Gomes, Andressa Hazboun, Babu Carreira, Bruno Praxedes, Diego Migliorin, Emanuelle Almeida, Evandro Mattei, Flaviane Damasceno, Gabriella Figueiredo, Getulio Nascimento, Grassi Santana, Heitor Esteves, Jailton Maia, Joel Tavares, Jorge Gaia, José Vinícius Sampaio, Juliana Santos, Lucas Resende, Marcelo Alvim, Nivea Nascimento, Rebeca Moreira, Rebecca Clark, Renata Di Carmo, Ribamar Ribeiro, Simone Cerqueira, Suelem Santos, Thiago Franzé.

A Ciclomáticos tem 19 anos de experiência e possui mais de 200 prêmios em festivais de teatro por todo o país, além de indicações diversas em todas as categorias, se solidificando no mercado teatral nacional. A Companhia desenvolve uma linguagem própria, através da dramaturgia cênica revisitando autores de expressão mundial, tais como, Federico Garcia Lorca, Sófocles, Nelson Rodrigues, Jean Genet, Jorge Amado. Aposta ainda na contemporaneidade da encenação, da escrita e na individualidade de cada integrante da Companhia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.