Renascença Clube comemora o Dia Internacional da Mulher intensificando a luta contra o Câncer de Mama

Dia 3/3, das 10 h às 14 h, o Renascença Clube (Rua Barão de São Francisco, 54 – Andaraí) faz comemoração dupla em sua sede: o Outubro Rosa do Clube da Mama criado para compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a detecção precoce da doença; e, o Dia Internacional da Mulher que, a cada ano, promove a conscientização de um número maior de mulheres em relação aos problemas que enfrentam no dia a dia.

Há 5 anos, o Renascença Clube em parceria com a Dra. Sandra Gioia – Mastologista no INCA e do Hospital São Francisco, Membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Embaixadora do Global Cancer Institute e Vice-Presidente da Sociedade de Mastologia do RJ – promovem um trabalho de prevenção ao câncer de mama, no Complexo do Andaraí, que já resultou no cadastramento de 200 mulheres da comunidade. A partir do intercâmbio feito pela Dra. Sandra Gioia noMassachusetts General Hospital, em Boston, o trabalho entrou em ritmo de expansão, a partir da adesão do Dr. Paul Goss, oncologista clínico conhecido internacionalmente.  “Agregamos ao nosso trabalho, a equipe da Saúde da Família e os agentes comunitários. Aindaganhamos novos parceiros: o Grupo Roche, Instituto Avon e Fundação Laço Rosa. Portanto, agora poderemos cadastrar de 3 a 5 mil mulheres moradoras do Complexo do Andaraí, entre 50 e 69 anos. As mulheres com menos de 50 anos só serão atendidas se tiverem história familiar para câncer de mama”, afirma Sandra Gioia.

Para o evento estão previstas homenagens para mulheres que se destacam por sua trajetória de vida e palestras sobre a incidência do câncer de mama e os seus fatores de risco (diabetes, obesidade, hipertensão) com a Dra. Sandra Gioia; Carlos Henrique Uzêda, da Clínica da Saúde da Família do Andaraí; Marcelle Medeiros, Presidente da Fundação Laço Rosa; Elisangela Regati, da Avon; Cássia Marinho, empresária, entre outros. Para levantar o astral, um aulão de Zumba com o professor Mayckon Almeida. Ainda sorteio de brindes, maquiagem e confraternização.

Desde março de 2014, o Renascença Clube tem como parceira a mastologista Dra. Sandra Gioia, do Inca, no desenvolvimento de um Programa de Rastreamento Organizado de Câncer de Mama. O projeto piloto, lançado na comunidade do Andaraí, intitulado “Clube da Mama: Mulher bonita por dentro e por fora”, inclui mulheres assintomáticas, de 40 a 69 anos (a faixa etária mais incidente) e mulheres abaixo dos 40 anos que tenham histórico familiar de câncer de mama. Essas mulheres são orientadas em reuniões, que acontecem no Renascença, quanto aos fatores de risco, cuidados com a mama e exames de imagem e clínico necessários para acompanhamento e diagnóstico. O exame clínico era feito com dia e hora marcados, no Hospital Federal do Andaraí. A novidade é que, a partir de março/2018, este exame será feito no Renascença Clube, assim como o cadastramento de outras mulheres da comunidade do Andaraí. A meta é que sejam cadastradas cerca de 3 mil mulheres.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.