31.6 C
Rio de Janeiro
dezembro 16, 2018
Gastronomia

Refeitório RJ completa quatro anos com novidades

Foto: Ricardo Moraes
Foto: Ricardo Moraes
Casa passa a abrir às sextas à noite, com menu degustação a preço convidativo

O Refeitório é daqueles restaurantes onde se pode almoçar todos os dias sem cansar. Com menu que muda diariamente, criado de forma inteligente e sustentável, a casa preza pelas relações humanas em todas as pontas, do garimpo de produtores e fornecedores  à escolha de funcionários com maior sensibilidade para o contato diário com os clientes. Fundado em 2014 pelos sócios Ligia Moraes e Rodrigo Sant’Anna (também chef), o restaurante caminha para seus quatro anos e anuncia novidade. Agora, além do disputado almoço, às sextas a casa abrirá também à noite, com menu degustação e música ao vivo. 

Durante o almoço, o preço convidativo é um diferencial e esse também é um dos atrativos à noite. De dia, por R$ 48, o cliente degusta entrada, principal, sobremesa e café coado. Na sexta à noite, o menu inclui couvert, amouse bouche, duas entradas, dois principais e sobremesa a R$ 80. O menu muda toda sexta e é criado semanalmente pelo chef com o que tiver de melhor no período. A proximidade com os fornecedores permite cortes especiais de carne, adaptados às necessidades do restaurante, para que haja praticamente nenhum desperdício. Os legumes são escolhidos levando em conta a sazonalidade das colheitas e o que está mais fresco e rico em sabor a cada semana.

Foto: Ricardo Moraes
Foto: Ricardo Moraes

Entre as opções para sexta à noite (levando em conta que o menu muda semanalmente), estão afocaccia de macaxeira com pasta de grão de bico e berinjela defumada; frutas desidratadas ou pão de batata roxa e manteiga de alho assado como couvert; a sopa de raízes na brasa; pirãozinho de cabeça de peixe ou caldo de abóbora com charque desfiado como amouse bouche. Como entrada, receitas já desenvolvidas pelo chef são a bertalha com ovo e pangrattato; o carpaccio de carne seca com molho de abóbora japonesa; o ensopadinho de batata com mortadela e a ostra empanada com molho rôti.

Para principal, entre as receitas que figuram entre as opções que podem ser servidas no jantar de sexta estão o coração de galinha empanado na farinha de pão servido com mini cenouras glaceadas e molho de açaí; a costela bovina com inhame assado e molho de carne; os tentáculos de polvo com creme de milho; a trilha frita com purê de ervilha fresca e frisé tostada com mel, entre outras.

Para sobremesa, quem sabe apareça na mesa a torta de aipim com suspiro de manga e creme de hortelã pimenta… Se não for ela, pode ser o doce de abóbora com pipoca dearroz negro e coulis de umbu ou a banana assada com calda de brigadeiro e farofa de paçoca.

Serviço:

Refeitório RJ – Av Gomes Freire, 226 – Lapa. Tel.: 2252-2257. Segunda a quinta, das 11h30 às 15h. Sexta, das 11h30 às 15h e das 18h às 23h. Aceita todos os cartões.

Posts relacionados

Camelo lança três pizzas veganas que agrada a todos paladares

Redação

Rabanadas

Redação

Rio Wine and Food Festival comprova que o vinho caiu nas graças do brasileiro

Redação

Deixe um comentário