REConstrução

Café Épico inaugura exposição com ensaios fotográficos que têm obras culturais e o café como pontos de ligação

André Maretto - Inspirado na Dança ATS®
André Maretto - Inspirado na Dança ATS®

Histórias de grandes obras literárias, musicais, teatrais e cinematográficas reconstruídas através do olhar de nove fotógrafos, e com um elemento em comum: o café. Essa é a proposta da exposição “REConstrução”, que será inaugurada no Café Épico, dia 28 de julho, às 19h. Com curadoria de Fernando Cunha Jr. e Aguinaldo Flores, que também compõem a seleção de fotógrafos, a mostra conta com nove ensaios fotográficos de Aguinaldo Flor, André Maretto, Dinho Faber, Diva Oliveira, Fernando Cunha Jr., Karyme França, Gabriel Acosta, Luiz Moras e Patrícia Gaudêncio.

Cada ensaio será composto por cerca de oito fotografias que trazem referências de diversos elementos da cultura pop, da literatura de Lewis Carroll, criador de “Alice no País das Maravilhas”, até o rock dos anos 1980 do grupo Blitz, com a música “Você não soube me amar”. Os clássicos como a arte de Portinari e o cinema de Jean-Luc Godard também estarão representados, contribuindo para a diversidade de inspirações artísticas proposta pelo grupo de fotógrafos.

Booking.com

“O resultado da exposição fotográfica será uma mistura de criador e criatura em uma mescla de várias artes representadas através da fotografia e do audiovisual”, conta o curador Fernando Cunha Jr.

A abertura da mostra fotográfica também irá contar com um bate-papo com os fotógrafos e uma projeção dos ensaios, além da exibição do curta-documentário “REConstrução”, contando sobre o processo criativo dos ensaios. Também haverá uma apresentação musical e de dança ATS®, um estilo tribal de improvisação coordenada em grupo, no qual o líder utiliza sinais corporais para montar uma coreografia comum.

FOTÓGRAFOS E OS TEMAS ESCOLHIDOS:

AGUINALDO FLOR
Tema: Literatura – Lewis Carroll
Aguinaldo é pernambucano e nos últimos cinco anos tem dividido sua residência entre Recife e Rio de Janeiro. É Graduado em Administração de Empresas e mestre em Engenharia de Produção. Descobriu a fotografia quando estava fazendo o curso de Documentário na Academia Internacional de Cinema e TV. Fotógrafo e Cineasta, Aguinaldo desenvolve pesquisas acadêmicas e empíricas com foco no cinema e na integração das artes, Teatro e Fotografia, através do audiovisual. É cofundador do projeto “Café Artístico Entretenimento” e da produtora “zero8onze Photo Cine”. Desde 2016 está codirigindo uma série de exposições chamada “Identidade do Brasil” que tem visitado várias cidades do Brasil.

ANDRÉ MARETTO
Tema: Dança – ATS®
André Maretto nasceu em Vila Velha – Espírito Santo. Mora no Rio de Janeiro há 7 anos. Percussionista autodidata, trabalhou com diversos artistas capixabas e agora está se dedicando ao audiovisual e à fotografia. Estudou na Academia Internacional de Cinema e TV ( AICTV) no Rio de Janeiro, curso de Documentário com a Diretora documentarista Ana Rieper. Curso de Linguagem Cinematográfica e Curso especial de Direção Cinematográfica com Jorge Monclar. No audiovisual fez cursos também em Edição de Vídeo Digital no Instituto Infnet (RJ) e Premiere na escola Alpha Channel em SP. Além de trabalhos com audiovisual com filmes e clipes, André tem desenvolvido trabalhos com fotografia.

DINHO FABER
Tema: Artes Plásticas – Leonardo da Vinci/Johannes Vermeer
Dinho é paraense, nascido na cidade de Altamira. Atualmente, vive em Juiz de Fora, Minas Gerais. Graduou-se em Geografia pela UFJF e tornou-se Mestre em Geografia pela UFF. A beleza e a diversidade do povo brasileiro são fontes permanentes de inspiração para sua arte, como se fosse possível registrar tamanha multiplicidade. Além da inquestionável riqueza cultural, a exuberância da natureza no Brasil e sua vastidão territorial são importantes na composição de sua expressão artística. Em setembro de 2016, teve sua primeira exposição internacional. Em Istambul foram expostas suas fotografias, seus registros do Brasil que tanto ama.

DIVA OLIVEIRA
Tema: Música – “É o amor”
Diva nasceu em Irecê, interior da Bahia. Atualmente mora no Rio de Janeiro. Formada em Design de Interiores, sempre foi apaixonada por fotografia. Em 2014 resolveu dedica-se a esta profissão e iniciou o curso de Fotografia Digital no SENAC. A partir daí seu interesse pela arte fotográfica aumentou e decidiu continuar estudando e trabalhando na área. Atualmente suas atividades fotográficas estão voltadas para aniversários e fotos de família. Seu objetivo de curto prazo é se especializar em fotografia de casamento.

FERNANDO CUNHA JR.
Tema: Música – Legião Urbana
Fernando é pernambucano e reside Rio de Janeiro há mais de 4 anos. É graduado em Comunicação Social pela Universidade Cândido Mendes – UCAM, além de ser fotógrafo e cineasta. Em 2014 fez dois curso de Fotografia no Senac. Em 2015, criou junto a mais dois fotógrafos um projeto de exposições fotográficas coletivas chamado “Café com Click” com exposições no Rio de Janeiro e Recife, desde 2016 tem viajado com o projeto de exposições “Identidade do Brasil”. Fernando é sócio da produtora “zero8onze Photo Cine” e um dos criadores do “Café Artístico Entretenimento”. Desde 2015, Fernando vem dirigindo e produzindo produtos para audiovisual.

GABRIEL ACOSTA
Tema: Artes Plásticas –  Willian Turner 
Gabriel, nascido na Venezuela em 1983, chegou ao Rio de Janeiro no ano de 2014. É formado em Artes Plásticas. Trabalhou na área da restauração de obras patrimoniais durante oito anos. Cursou fotografia em Caracas, participando de várias Exposições Coletivas e Salões de artes. No Brasil tem atuado como fotógrafo de eventos e como diretor de arte em espetáculos de teatro. Foi Diretor Artístico do curta-metragem “O Som do Surto” no Festival Rio 72 Horas, em 2016. Atuou como câmera no programa “Mulheres do Samba”, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2017.

KARYME FRANÇA
Tema: Cinema – Jean-Luc Godard
Nascida e criada no Rio de Janeiro, tem 25 anos e é formada como Economista pela UFRJ. Depois que ganhou sua primeira câmera, tudo mudou: um novo mundo se abrira e toda paixão por cinema, música, fotografia e registros começou a fazer sentido. Sempre estudando sobre o tema, decidiu então mergulhar de cabeça nesse universo e hoje é aluna de Comunicação Social (Rádio e TV) na Facha, e também fotografa casamentos, famílias, gestantes e todo tipo de momentos felizes. Sua grande paixão é contar histórias e registrar momentos.

LUIZ MORAS
Tema: Artes Plásticas – Monet
Luis é um espanhol apaixonado pela fotografia desde os 16 anos, em 1993 se formou na Associação Fotográfica Montcada (Barcelona), onde estudou com grandes mestres premiados internacionalmente: Cosme Oriol, Sergio Tello, Angel Linares e Pedro Cavallero. Em 2012, criou no Brasil a empresa “Tucum Photography”, adquirindo experiência em eventos e ensaios fotográficos. Em processo de constante formação, realizou vários cursos / workshops sobre especialização em ensaios fotográficos, direção de modelos (moda), fotografia de estúdio, tratamento de imagens e direção de arte para campanhas de moda. Atualmente a atividade fotográfica esta dirigida a fotografia de moda e publicidade, além de projetos sociais e autorais.

PATRÍCIA GAUDÊNCIO
Tema: Música – “Você não soube me amar”
Nasceu em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Formada em Licenciatura em Computação dedicou ao menos 13 anos a área de educação, na formação de profissionais Técnicos em Informática. Atua desde 2007 como Analista de Sistemas em uma multinacional. A fotografia sempre foi uma paixão, mas passou a ser objeto de estudo em 2011. Inspira-se no cotidiano e preferencialmente registra instantes do dia a dia, atuando também como fotógrafa de eventos. Teve duas fotografias publicadas no livro Rio365, no jornal O Globo,Globo.com, Revista Veja Rio, Revista Rio Guia Oficial.

“REConstrução”  – Café Épico inaugura exposição composta por ensaios de nove fotógrafos brasileiros
Abertura: 28/07/2017, às 19h
Visitação: 31/07/2017 a 31/08/2017
ENTRADA FRANCA
Endereço: Av. Mem de Sá, 144, Lapa – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 97436-2783/2411-2243/3022-6080
Funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h. 
Cartões: todos os cartões de crédito e débito / refeição Sodexo, Alelo, TR e VR.
Capacidade: 40 lugares

Booking.com