Rebeca Gusmão ajuda mulheres que tiveram filhos a recuperarem o corpo e a autoestima: ‘Se eu consegui, elas conseguem’

A boa forma de Rebeca Gusmão tem se tornado exemplo e ajudado a autoestima de muitas mulheres. A ex-nadadora, que segue seu trabalho como personal trainer, vem fazendo suas redes sociais – onde compartilha sua mudança radical após perder 28 quilos depois da gestação –  um espaço de incentivo à outras mamães que não conseguem perder peso e se mostram infelizes com as novas curvas.  No estilo ‘se eu consigo, elas conseguem’, Rebeca troca mensagens e as incentiva com dicas de saúde, exercícios, boa alimentação e estilo de vida.

“Acredito que o maior medo da mulher é o de se tornar mãe. Ninguém está preparada por mais que sempre tenha desejado isso. Depois que o bebê nasce e vai ficando um pouco mais independente, a mulher volta a prestar atenção nela e percebe que ficou ‘largada’ durante meses, anos até. O que eu mais leio nas redes sociais são mensagens do tipo: ‘Sou mãe, amo meus filhos, mas me sinto um lixo’, ou ‘Meu marido não me olha mais’. Leio algumas mensagens e choro, entro em contato imediatamente. O mais importante, antes de começar a perder peso, é tentar recuperar a autoestima dessas mulheres”, diz Rebeca, que atualmente ostenta um ‘tanquinho’, com 78 kg e 1.80m de altura.

A personal relembra que também se sentiu uma ‘ogra’ quando estava grávida, mas conta que sempre se prometeu retornar à boa forma e ter uma vida ainda mais saudável.

“Tive medo de engordar e depois nunca mais emagrecer. Mas pensei: ‘Eu quero passar a mão naquele barrigão, tirar foto, não conseguir olhar para os meus pés’, e me prometi a recuperar o corpo e o deixá-lo ainda mais bonito depois. Ao engordar 28 quilos eu vi, a cada semana, meu corpo se transformar numa ogra, uma Fiona, mas confesso que foi uma delícia. Claro, tirando a parte de roncar toda a noite e ser acordada por meu marido”, relembra ela, que atualmente, com seu filho Zeus, de 1 ano, consegue se divertir ao lembrar de seu drama.

‘Se o parto for normal, e puder, volte a treinar no dia seguinte’

Rebeca revela que não há segredo para a recuperação da boa forma e que o importante é que a mulher não descuide da alimentação e, assim que puder, retorne às atividades físicas. A personal ainda pede paciência e bom senso para as novas mamães.

“Temos solução para tudo, menos para a morte. Emagrecer depende muito mais da pessoa do que de qualquer outra coisa. Ela tem que dar o primeiro passo. Eu fiz cesariana e uma semana depois que tirei os pontos já comecei a caminhar. Caminhe com seu filho, se for necessário. Eu sei que toda mãe fica morta, acabada, e só quer dormir, mas tem que focar na boa alimentação. Minha maior dica é: busque ajuda de um endocrinologista e nutricionista assim que tiver o bebê. E, claro, ter paciência é fundamental. O corpo sofreu agressões por nove meses, até tudo voltar ao normal leva um certo tempo. Resultado exige sacrifício”, reforça Rebeca.

‘Use seu filho de instrumento de malhação. Eles ganham peso toda semana’

Mostrando que para qualquer adversidade existe uma solução, Rebeca ensina alguns truques que podem ajudar às mamães na hora da recuperação da boa forma. Além da tarefa principal da mamãe – que é carregar o bebê no colo – a personal incentiva que mãe e filho pratiquem exercícios juntos.

“Dá para usar o filho como ‘instrumento e pesos de malhação’. Eles ganham peso toda semana. Então é como se estivéssemos aumentando a carga. Carregar no colo subindo e descendo escada, colocar no ‘canguru’ e caminhar. Fazê-los dormir dançando com eles no colo. Precisamos fazer isso várias vezes ao dia. Isso já dá diferença. Nos primeiros meses sei que é muito difícil, mas a partir do terceiro mês o bebê já pode também fazer atividades físicas como natação, musicalização e psicomotricidade e isso acaba sendo uma tremenda atividade também para nós”, ensina Rebeca.

Nas redes sociais, ela compartilha fotos em diversas fases da vida e diz: “Todas nós passamos pela provação de colocar um filho no mundo, que é o mais difícil, então força na peruca!”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.