“Quem dorme sonha? Quem trabalha conquista?” no Parque das Ruínas

O Parque das Ruínas inaugura no dia 07 de abril a 5ª edição do Projeto Passagem com curadoria de Gabriela Dottori que dessa vez traz a exposição “Quem dorme sonha? Quem trabalha conquista?” de Marcelo Oliveira. O trabalho do artista se dá de forma intrínseca às questões urbanas e aos afetos que as tencionam. A mostra é composta por objetos, fotografias e gravuras que surgiram a partir do encontro casual dele com um grupo de rapazes que vendem balas e amendoins em um sinal de trânsito próximo ao seu local de trabalho na UERJ.
Uma característica marcante na produção de Marcelo Oliveira é o fato de a palavra ser um alicerce fundamental para sua construção gráfica/pictórica. Foi justamente por meio dessa relação intima com o textual que ele se viu instigado pelas frases “Quem dorme sonha.” “Quem trabalha conquista.” impressas e grampeadas, pelos vendedores, nos saquinhos plásticos utilizados para embalar seus produtos. Marcelo procura devolver seu estranhamento através do acréscimo de interrogações ao final destas sentenças. Sua intenção é a de agregar as palavras junto aos sinais à sua grafia visual. E, com isso, extrair uma centelha de dúvida dessas duras afirmações, reverberando (quem sabe?) outros rumos.  
 
O ARTISTA  
Marcelo Oliveira nasceu em Pilar, Duque de Caxias na Baixada Fluminense no ano de 1971. Atualmente vive e trabalha no Rio de Janeiro. Sua trajetória artística passa por cursos e oficinas no Parque Lage, na UERJ e no ateliê de gravura do SESC Tijuca. Foi finalista revelação da Feira Artigo em 2013 e, um dos dez selecionados do 7° Salão dos artistas Sem Galeria. Essa é a terceira individual do artista que também participou de diversas coletivas nacionais e internacionais, sendo “Achados e Perdidos” com curadoria de Marcelo Campos na Galeria Gustavo Schnoor na UERJ e “Flutantes” no Paço Imperial suas exposições mais recentes.  
 
A CURADORIA 
Gabriela Dottori formou-se em Psicologia pela UFRJ é psicanalista, participou como aluna em diversos cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e atua como curadora e crítica independente.
 
O PROJETO  
O Projeto Passagem tem o intuito de promover exposições mensais de arte contemporânea no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, mais especificamente no local conhecido como Galeria Túnel. A proposta consiste em convidar artistas a fim de consolidar uma ocupação ética e estética do espaço provocando sua ativação. Trata-se de ampliar as plataformas expositivas não tradicionais pelo desejo de despertar contatos, conexões e afetos através do trânsito poético feito por esta passagem.
 
SERVIÇO  
 
Projeto Passagem – 5ª edição
Exposição individual: Quem dorme sonha? Quem trabalha conquista?
Artista: Marcelo Oliveira
Curadoria: Gabriela Dottori
Abertura: 07 de abril, sábado, das 15h às 18h
Período expositivo: 08 de abril até 06 de maio de 2018, de terças à domingos de 10h as 18h
Local: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ, 20241-050
Visitação gratuita

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.