22.5 C
Rio de Janeiro
novembro 17, 2018
Notícias

Quarteto Brasil de Tuhu e atriz Maria Ceiça fazem primeiro concerto aberto ao público no Teatro Dulcina

Quarteto Brasil de Tuhu
Quarteto Brasil de Tuhu

O programa de educação musical Brasil de Tuhu está comemorando a sua décima edição ao longo do ano. Liderado pela violinista venezuelana Carla Rincón, diretora pedagógica do programa, o Quarteto Brasilde Tuhu, formado também pelos jovens Chiara Pinnola no segundo violino, Gabriel Vailant na viola e Matias Roque no violoncelo, promoverá, a convite da Rádio MEC e com patrocínio da Wilson Sons, uma apresentação única, aberta e gratuita do Concerto Didático. Será no dia 15 de outubro, às 11h30, no Teatro Dulcina, Centro do Rio.

Nestes 10 anos, este Concerto já foi visto por aproximadamente 39 mil alunos e professores de mais de 270 escolas públicas, distribuídas por 40 municípios de 13 estados brasileiros – Piauí, Acre, Mato Grosso, Ceará, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Pará. “O nosso objetivo é ampliar o acesso à educação musical no país eaproximar as crianças do universo da música brasileira de concerto, estética que, muitas vezes, está distante dos seus cotidianos”, explica Paula Sued, sócia e diretora de produção da Baluarte Cultura, empresa realizadora do Brasil de Tuhu.

Costurado pelo compositor, arranjador e autor teatral Tim Rescala (responsável, entre outras, pelas trilhas sonoras das minisséries Hoje é Dia de Maria, Capitu e Sítio do Picapau Amarelo), o roteiro do Concerto Didático – adaptado para transmissão na rádio – foi desenvolvido especialmente para crianças de 6 a 12 anos, mas também encantador para todas as idades.

Baseado no antológico ‘Guia Prático’ (1932) de Heitor Villa-Lobos, o espetáculo ganha ainda mais interatividade com a participação da atriz e cantora Maria Ceiça e do boneco Tuhu que, de forma lúdica e divertida, ensinam noções básicas dos elementos da música (ritmo, melodia e harmonia) e apresentam os instrumentos que compõem um quarteto de cordas.

“A música de Heitor Villa-Lobos é uma referência para nós, músicos brasileiros. Não só pela sua riqueza, beleza e força expressiva, mas também pela sua inerente e natural brasilidade. Nada melhor do que a música de Villa para iniciar as crianças na música de concerto. Neste espetáculo, leve e lúdico por natureza, felizmente conseguimos isso, aliando música e teatro. O resultado é um concerto apaixonante!”, conta Tim.

Realizado pela Baluarte Cultura em parceria e com direção pedagógica de Carla Rincón, o Brasil de Tuhu é mantido pela Wilson Sons e pelo Governo Federal, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Rouanet), patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, copatrocínio da Schlumberger e apoio da Westerngeco, Casa do Futuro, Gitec, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS).

Brasil de Tuhu
Com a realização de diversas ações presencias e digitais com o intuito de contribuir para a ampliação da educação musical no país, o programa proporciona além dos Concertos Didáticos, a Vivência Musical para educadores, o aplicativo Tuhu Musical com jogos educativos para crianças de 2 a 6 anos, o CD Brasil de Tuhu – vol. 1, a Rádio Tuhu com podcasts temáticos, as videoaulas com grandes instrumentistas, a RevistaTuhu onde debatemos importantes aspectos da educação musical, a guia didática Brincando de Música com Tuhu – uma ferramenta de apoio a educadores com referências de exercícios para a prática de musicalização em sala de aula e o mapeamento nacional com um compilado de dados sobre o panorama da educação musical brasileira e promoção do intercâmbio de iniciativas.

Serviço
BRASIL DE TUHU
QUANDO: 15 de outubro, das 11h30 às 13h
ONDE: Teatro Dulcina – Rua Alcindo Guanabara, 17, Centro do Rio (tel infos: 2240-4879)
QUANTO: Entrada franca
CLASSIFICAÇÃO: livre

Posts relacionados

Game XP 2018 apresenta a PES 2019 Experience da KONAMI

Redação

Rio na Rua recebe Banda Dizcoé  na Praça Mauá

Redação

Paquetá Experimenta 2

Redação

Deixe um comentário