25.4 C
New York
junho 27, 2019
Notícias

Projeto visa internacionalização de artistas brasileiros

A frente da OMA Galeria Thomaz Pacheco é convidado para palestra nos EUA, em evento paralelo a Arte Basel

Thomaz Pacheco, galerista da OMA Galeria
Thomaz Pacheco, galerista da OMA Galeria

Atualmente o Brasil figura entre os principais países de fomento da arte contemporânea no mundo, tendo a cidade de São Paulo como uma das grandes referencias culturais da América Latina, tal fato se deve para além do poder financeiro da metrópole, já que intensas atividades ocorrem de janeiro a janeiro na capital paulista e sua região metropolitana, a exemplo da SP-ARTE, Bienal de São Paulo, e recentemente a badalada mostra do artista chinês Ai Weiwei na Oca – Parque do Ibirapuera.

Sendo assim é notório a importância da cidade frente ao cenário internacional, que ainda conta com ações promovidas por galerias, museus, centros culturais, ateliês e feiras de arte, consolidando assim um circuito artístico que atrai pessoas de vários locais do mundo, com intuito de apreciar ou viver de arte, tais fatores corroboraram para que outros pequenos núcleos surjam, dentre eles: ateliês, coletivos, saraus e grupos de pesquisa da área de artes visuais e afins.

Dessa forma o país se tornou formador, berço e morada de importantes nomes que se tornaram referencias internacionais, tendo em vista que suas obras são exibidas nos principais museus, atingindo cifras milionários no tão badalado mercado de arte. No entanto, a internacionalização ainda é um fator um tanto quanto restrito no cenário nacional, pois as oportunidades e apoios não suprem a alta demanda de artistas, mas existe alguns projetos que observam o novo, se voltando aos jovens que apresentam um trabalho consistente, por exemplo o The55Project que tem como objetivo promover artistas brasileiros nos EUA, mais especificamente em Miami e Nova Iorque.

Em seu segundo ano o projeto que visa o intercambio de artistas brasileiros, promove exposições, falas, cursos, visitas e residências artísticas, e para o ano de 2019 um dos embaixadores do projeto é o galerista Thomaz Pacheco cujo o convide é fruto do grande destaque da OMA Galeria em âmbito nacional, que em seus 5 anos de existência alcançou o status de ser um dos principais espaços privados emergentes do país.

Pacheco menciona, “fiquei muito feliz e surpreso com esse convite, principalmente pelo fato do The55Project ter reconhecido o nosso trabalho com jovens artistas, pois uma das medidas adotada pela OMA, é obter essa verticalização entre artistas, curadores e público”. A frente da eminente projeção da galeria e agora como um dos divulgadores do projeto, Thomaz foi convidado para realizar uma palestra em Miami, realizada nas dependências da Galeria Arte Fundamental, para falar sobre suas experiências quanto galerista, sobre práticas do colecionismo de arte, formação de novos colecionadores e métodos de trabalho como gestor da carreira de jovens artistas. A fala que ocorrerá no dia 28 de novembro ocorrerá em paralelo a Arte Basel, este que é um dos principais eventos de arte do mundo, movimentando todos os olhares da imprensa, galerias, artistas, curadores, colecionadores e apreciadores para a cidade Norte Americana.

Redes sociais / site:

Facebook: www.facebook.com/omagaleria

Instagram: @omagaleria

Site: www.omagaleria.com

Serviço:

OMA Galeria
Horário de Funcionamento: Ter. á Sex. 12h ás 18h / Sáb. 10h ás 15h.
Endereço: Rua Carlos Gomes, 69. Centro. SBC. SP. CEP 09715-130
Telefone: +55 (11) 971 533 107 / +55 (11) 981 790 588

E-mail: comunicacao@omagaleria.com / contato@omagaleria.com

Posts relacionados

Maior revista de música eletrônica do mundo chega ao Brasil

Redação

Clube Manouche recebe o Festival Biscoito Fino – Moacyr Luz, Qinho, Leila Maria, Joyce Moreno e Fabiana Cozza

Redação

Alexandre Britto cria técnica inovadora de atuação e colhe frutos com seu LAB, na Barra da Tijuca

Redação

Biquini Cavadão em Uberlândia

Redação

Novidades na Vindima da Vinícola Góes 2019

Redação

Gabriel Santana é eleito bartender do Brasil pelo World Class Competition 2019

Redação

1 comentário

Wilson Rodrigues dezembro 3, 2018 at 22:35

Ótima matéria!!!!

O jovem galerista e colecionador Thomas Pacheco acreditou e apostou numa ideia que parecia improvável. Com sua jovem galeria (OMA Galeria) conquistou e está conquistando um espaço disputado no mercado e mais do que isso, está tendo seu trabalho reconhecido por todos.

Parabéns!!!!!

Resposta

Deixe um comentário