23.2 C
Rio de Janeiro
outubro 18, 2018
Notícias

Projeto Turista Cidadão fará uma viagem pelas ruas de Copacabana e do Leme

O tour virtual será uma grande aventura no tempo e no espaço 

Assim como a novela “O Tempo Não Para”, da TV Globo, os cariocas e os visitantes da nossa cidade terão uma grande oportunidade de viajar até o passado e, depois, poderão comparar as paisagens / as construções com o tempo presente. É que no dia 9 de setembro, a partir das 9h30, será realizado mais uma edição do Projeto Turista Cidadão, promovido pelo curso de Turismo da Estácio. Este tour virtual e físico percorrerá a pé as ruas da região do Lido e do Leme prestando uma homenagem ao passado glorioso de Copacabana com centro gerador de um estilo de vida que foi exportado para o mundo, e que incluía elegância, arquitetura, hotéis de praia, vida noturna e Bossa Nova.  

Imagen do livro " De pai para filho - Imigrantes portugueses no Rio de Janeiro " - Outdoor - Chapéu Mangueira - Foto Divulgação
Imagen do livro ” De pai para filho – Imigrantes portugueses no Rio de Janeiro ” – Outdoor – Chapéu Mangueira – Foto Divulgação

No dia do evento, que é completamente gratuito (porém, os organizadores aceitarão doações de alimentos não-perecíveis) os participantes vão acessar a página do Facebook TURISTA CIDADÃO RJ e, por meio dele, será possível baixar um aplicativo digital com fotos e ilustrações de época, trazendo informações sobre ruas, edifícios, fatos históricos, personalidades marcantes e a vida cotidiana de Copacabana desde o século XIX até os nossos dias. O ponto de encontro do grupo será em frente ao Copacabana Palace.  

Elis Regina e Dom Salvador na boate- 1964
Elis Regina e Dom Salvador na boate- 1964

Segundo o guia de turismo Carlos Eduardo Guimarães – mais conhecido como Kadu – idealizador e coordenador do Projeto Turista Cidadão e do curso de Turismo da Estácio – a atração é uma grande oportunidade dos cariocas conhecerem a própria cidade. “O tour virtual fará com que os cidadãos visualizem paisagens do Rio Antigo em contraste com os mesmos locais hoje em dia, tipo uma experiência de realidade aumentada. O Lido, por exemplo, é um grande centro de Art Decó com grandes acervos arquitetônicos”, comenta Kadu Guimarães.

Copacabana  - início anos 30 - Postal
Copacabana – início anos 30 – Postal

Durante a “viagem”, os participantes também vão conhecer locais onde moraram grandes artistas como Nelson Rodrigues, Clarice Lispector, Ary Barroso dentre outros e também palcos onde se apresentaram Elis Regina, Simonal e a nata da Bossa Nova. O circuito, com duração de 3 a 4 horas, começará pelo Hotel Copacabana Palace, passando pelo Beco das Garrafas e vai terminar no alto do Forte Duque de Caxias, no Leme, de onde se poderá ter uma vista absolutamente linda e original do Rio.

“Apoiamos o Projeto Turista Cidadão porque ele faz parte dos nossos pilares de Cidadania e Responsabilidade Social e acreditamos que a Cultura tem o poder de transformar a sociedade”, opina Claudia Romano, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Estácio.

SERVIÇO:

Evento – Projeto Turista Cidadão Rio de Janeiro

GRATUITO (Os organizadores aceitarão um 1 Kg de alimentos não-perecíveis)

Data – 9 de setembro – domingo

Horário – a partir das 9h30

Local – Ponto de encontro – Praça Cardeal Arcoverde (ao lado da estação de metrô)

Posts relacionados

Deezer celebra Centenário de Nelson Mandela com playlist de tributo de Sipho ‘Hotstix’ Mabuse

Redação

Grand Hyatt Rio de Janeiro promove jantar beneficente em parceria com Reffetorio Gastromotiva e o festival Rio International Cello Encounter

Redação

Inteligência Artificial: Vantagens e desafios para automatizar a indústria hoteleira

Redação

Deixe um comentário