20.6 C
Rio de Janeiro
novembro 20, 2018
Notícias

Projeto Turista Cidadão fará uma viagem no tempo por Laranjeiras

Estádio das Laranjeiras 1919 (final Copa América Brasil x Uruguai)
Estádio das Laranjeiras 1919 (final Copa América Brasil x Uruguai)

Participantes conhecerão histórias curiosas do bairro, que recebeu o primeiro jogo da Seleção Brasileira, no Estádio das Laranjeiras 

No próximo domingo, dia 11, cariocas e visitantes da nossa cidade terão uma grande oportunidade de conhecer melhor um dos bairros mais tradicionais do Rio: Laranjeiras. O projeto Turista Cidadão, promovido pelo curso de Turismo da Estácio e coordenado pelo professor e guia de turismo Kadu Guimarães, levará os participantes a uma viagem no tempo, para conhecer como o bairro era e comparar com as paisagens e construções do presente. O passeio, que terá início às 9h30, é gratuito, feito a pé, com ponto de encontro na praça Jardim Laranjeiras, na rua General Glicério. Os interessados devem confirmar presença pelo email turismo.rjcentro1@gmail.com, para receberem a versão virtual do tour.   

Segundo o responsável pelo projeto Kadu Guimarães, esses passeios a pé são uma grande oportunidade para os cariocas conhecerem a história da própria cidade. “O tour virtual fará com que os cidadãos visualizem antigas paisagens naturais, chácaras, fábricas, vilas operárias, palacetes, sobrados, ruas e praças em contraste com os mesmos locais hoje em dia, tipo uma experiência de realidade aumentada. No caso de Laranjeiras, vamos mostrar como a paisagem encantadora do bairro foi mudando ao longo do tempo mas sem nunca perder o seu charme”, comenta.

Citado por Cassia Eller em sua música “All Star”, Laranjeiras já foi repleta de chácaras por onde descia o Rio Carioca, além de moradia de personagens históricos e ilustres, como a própria cantora, que era apaixonada pelo bairro. Hoje, abriga o Palácio Guanabara, ex-residência da Princesa Isabel, o histórico estádio das Laranjeiras, na sede do Fluminense e que foi palco de jogos marcantes da Seleção Brasileira, e uma das mais belas vistas para o Cristo Redentor. O tour visitará ainda locais como as Casas Casadas, o convento Nossa Senhora do Retiro do Cenáculo e a Imperial Sociedade Amante da Instrução, sempre com muitas histórias marcantes e interessantes sobre todos os lugares e personagens.

SERVIÇO:

Evento – Projeto Turista Cidadão Rio de Janeiro – walking tour por Laranjeiras
GRATUITO (Os organizadores aceitarão um 1 Kg de alimentos não-perecíveis). 

Data – 11 de novembro – domingo

Horário – Início às 9:30h

Local – Ponto de Encontro: Rua General Glicério, na pracinha Jardim Laranjeiras que fica na parte central da rua.

Esta rua é uma das mais conhecidas do bairro. Basta saltar na estação de metrô do Largo do Machado e pegar o ônibus integração em direção ao Cosme Velho ou então pegar qualquer ônibus que passe pelo Cosme Velho.

Posts relacionados

Jonathan Costa é o segundo entrevistado de Fernando Medeiros em novo quadro de entrevistas no canal ‘2 Para o Mundo’

Redação

Bar 55, agora aberto 24h, apresenta dois drinques para saborear na primavera

Redação

Nilze Carvalho no Teatro Rival Petrobras

Redação

Deixe um comentário