24.3 C
Rio de Janeiro
novembro 17, 2018
Notícias

Projeto FUNARJ Artes e Leitura leva shows, peças teatrais, oficinas e leituras, gratuitamente, à região metropolitana do Rio de Janeiro

A Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ) promove o Projeto FUNARJ Artes e Leitura, festival que reunirá criadores e pensadores do cenário cultural para fazer uma leitura criativa e acurada da vida contemporânea, por meio de diferentes tipos de linguagens artísticas. A lista de artistas convidados inclui a harpista Cristina Braga, o cantor Toni Garrido, o cantor Danilo Caymmi e muitos outros.

O festival será realizado no período de 05 de novembro a 02 de dezembro (datas a verificar), em diversos espaços da FUNARJ, simultaneamente, como a Casa de Cultura Laura Alvim, o Teatro Glaucio Gill, o Teatro João Caetano, o Teatro Armando Gonzaga e o Teatro Arthur Azevedo.  O projeto também será levado a algumas cidades da região metropolitana, entre elas São João de Meriti, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Seropédica e Paracambi.

A programação inclui mesas de debates, oficinas de criação em diferentes linguagens artísticas, apresentações de músicos, cantores e compositores, peças teatrais, leituras dramatizadas e contação de histórias.

Segundo o idealizador do projeto e presidente da FUNARJ, Nelson Freitas, “o projeto tem como principal objetivo contribuir com a formação humana e a qualificação de educadores”, que terão direito a certificados de participação nos eventos.  “É uma oportunidade única de celebrar e divulgar a cultura de nosso estado”, diz Nelson.

Serviço Eventos do dia 05/11:

10h – Biblioteca Parque de Manguinhos – Richard Righetti –  Bem Vindo – Bem Vindo é um espetáculo brincadeira de circo teatro de rua que tem como tema a saga dos refugiados, dos itinerantes e andarilhos, suas desventuras em chegar a um lugar desconhecido, ser aceito e criar uma presença amigável.

10h às 16H – Teatro Arthur Azevedo – Oficina Lucas Ciavatta – O Passo – O Passo trabalha para a construção de uma sólida base de ritmo e afinação. A partir d’O Passo você pode ir onde quiser ir. Nesta oficina, trabalhando com palmas e voz, haverá espaço

tanto para quem quer ter um primeiro contato com o método quanto para quem quer se aprofundar nele.

18h – Biblioteca Parque de Manguinhos – Música, literatura oral e debate – Toni Garrido- Encontro com a Arte e o Pensamento de Toni Garrido Ex vocalista do Cidade Negra e ex-apresentador do Fama, da Rede Globo, o músico, ator e diretor de cinema Toni Garrido apresenta sua obra numa conversa com o público.

19h Casa de Cultura Laura Alvim – Espaço Rogério Cardoso –  Teatro – Fábio Mateus, Felipe Villela e Johnny Rocha – Precisa-se de velhos palhaços – A peça retrata o reencontro de três palhaços, depois de trinta anos, numa sala onde aguardam uma entrevista de emprego.

20h Casa de Cultura Laura Alvim – Teatro –  Aderbal Freire Filho e grande elenco – Vianinha conta o último combate do homem comum – A peça de Oduvaldo Vianna Filho, escrita no início dos anos 1970, recebeu de Aderbal este novo título, que homenageia as lendárias montagens do Teatro de Arena, e destaca, como diz o Diretor, “a grandeza desse  personagem tão caro à dramaturgia da sua geração: o lutador anônimo, o homem comum.

Dia 06/11 – Manguinhos – Biblioteca de Manguinhos: 021 99893-3436 –

10:00 Musical Infantil – Ana Veloso Bossa Novinha – A festa do pijama – O musical leva o público infantil a uma viagem por esse gêneros da música popular brasileira. As imagens e a poesia sugeridas nas canções é que inspiram as cenas e a utilização do recurso de manipulação de bonecos e objetos amplia o sentido de “brincadeira” com os elementos extraídos das letras das músicas.

15:00 Teatro – Aderbal Freire Filho e grande elenco –Vianinha conta o último

combate do homem comum. A peça de Oduvaldo Vianna Filho, escrita no início dos anos 1970, recebeu de Aderbal este novo título, que homenageia as lendárias montagens do Teatro de Arena, e destaca, como diz o Diretor, “a grandeza desse personagem tão caro à dramaturgia da sua geração: o lutador anônimo, o homem comum.

Dia 07/11 – Biblioteca Parque de Manguinhos

10h às 16 h – Oficina Richard Righetti – Oficina de Palhaço – A arte da palhaçaria ministrada pelo fundador e diretor da Escola Livre de Palhaços – Eslipa

18:00 Musica Danilo Caymmi – Viva Caymmi -O espetáculo é uma homenagem ao grande Dorival Caymmi nos 10 anos de sua morte. A montagem, mais que

levar as canções do músico baiano para o palco, conta as suas histórias

Dia 08/11 – Biblioteca Parque de Manguinhos

10 às 16 Oficina Lucas Ciavatta – O Passo -O Passo trabalha para a construção de uma sólida base de ritmo e afinação. A partir d’O Passo você pode ir onde quiser ir. Nesta oficina, trabalhando com palmas e voz, haverá espaço tanto para quem quer ter um primeiro contato com o método quanto para quem quer se aprofundar nele

18:00 Música, literatura oral e debate Rodrigo Santos -Encontro com a Arte e

o Pensamento de Toni Garrido – O cantor-compositor Rodrigo Santos é ex baixista do

Barão Vermelho, banda que foi integrante por 23 anos. É um dos músicos que mais fazem palestras para escolas do segundo grau, por ter sido dependente químico por muitos anos.

Dia 09/11 – Biblioteca Parque de Manguinhos

10h –  Mímica Jiddu Saldanha  – Por detrás do silêncio – Espetáculo solo de mímica teatral inspirado em clássicos da mímica tradicional e contemporânea. Reflexões sobre vida cotidiana, profissões e relacionamento humano

13:00 Oficina Jiddu Saldanha – Oficina de Mímica – uma viagem pelo universo artístico e técnico de mímica. Temas como a “Caracterização Artística”, a “Decupagem

Corporal” e a “Pantomima Clássica”

Posts relacionados

Dinos Experience prorroga temporada no Via Parque Shopping

Redação

Mês de cardápio e atividades infantis na Tasca Filho d’Mãe

Redação

1º Festival PontaPé Musical na Arena Chacrinha

Redação

Deixe um comentário