Projeto Cinemão apresenta a 3ª Mostra Anima Cinemão 

Mostra exibe curtas de forma de animação de gratuita em espaços populares

Terra cuide dessa bola
Terra cuide dessa bola

O projeto Cinemão, que leva longas e curtas metragens a diversos espaços públicos na cidade, realiza em junho e em julho a 3ª Mostra Anima Cinemão. A terceira edição exibirá curtas de animação produzidos no Brasil, de forma gratuita, em diversos pontos na cidade. O evento inicia sua jornada na Cidade das Crianças, em Santa Cruz, nos dias 27 e 28 de junho, e em Curicica, no dia 29. Depois, a mostra seguirá em itinerância no mês de julho, percorrendo bairros da Zona Oeste, Norte e Centro do Rio.

O Cinemão
O Cinemão é uma rede exibidora popular. É uma sala de cinema móvel. Trata-se de uma carro aparelhado para exibição de filmes, equipado com projetor de alta performance, super telão inflável, sistema de som, cadeiras e pipoqueira. 

O projeto está em atividade desde 2010 e já realizou mais de sessenta ações em comunidades e equipamentos culturais da cidade, se tornando o projeto que protagoniza o maior número de intervenções cinematográficas em espaços públicos no Rio de Janeiro. 

O objetivo principal é ocupar espaços públicos e populares promovendo o cinema brasileiro de forma prática, gratuita e eficiente. O projeto exibe uma produção nacional (curtas e longas de todos os gêneros) de forma democrática e acessível, atendendo a toda e qualquer população. Também faz parte deste projeto a realização de oficinas de audiovisual para crianças e adolescentes.

A partir de acordos com distribuidores nacionais, o Cinemão funciona como uma importante janela para democratização do cinema brasileiro. 

Também realiza oficinas de audiovisual e usa tecnologia própria por meio do Aplicativo “Cinemão” para o estímulo de construção de narrativas populares. 

Com o intuito de difundir ainda mais as realizações propostas e atuar no processo de formação de plateias para o cinema nacional, tanto a exibição dos filmes e as oficinas possuem entrada franca em todas as suas atividades.

Para Cid César Augusto, idealizador e diretor do Cinemão, essa é a maior mostra itinerante de filmes de animação realizada no Rio de Janeiro: 

“A Mostra Cinemão de filmes animação já é calendário na cidade do Rio de Janeiro. É sucesso de público. Os filmes de animação funcionam com todas as faixas etárias. E o Cinemão é uma excelente janela para democratizar essa intensa e vibrante produção nacional”, afirma Cid César.

Programação 3ª Mostra Anima Cinemão:
– O Robo e a Maçã (11min), de Fernando Nisio;
-Cartas (4min 49 s), de David Mussel;
-De ontem (2 min 21s), de Marcelo Tannure;
-Quebra Cabeça (19min), Maria Leite;
-O Semeador de Planetas (12min 32s),  de Marcelo Tannure;
– O Primeiro João (6m40s),  de André Castelão;
-Tênnis da Hora (11m33s),  de Thomate;
-Até a China (15 min), de Marão;
-Estrela (2 min), de David Mussel;
-Fluxos (3 min), de Diego Akel;
-Guida (12 min), de Rosana Urbes;
-Menina Chuva (7 min), de Rosaria;
-Rugas (6 min), de Ludmila Curi;
– Peleja no Sertão (14m33s), de Fabio Miranda;
– Você quer ver algo realmente assustador (11m), de Marcelo Tannure;
– Out Off the Bubble (2m21s), de Lucas M Sepulveda.

Além dos novos curtas haverá, também, a retrospectiva dos curtas que foram exibidos na primeira e na segunda edição da mostra e que serão exibidos esse ano:

 -A gota e o ralo;
Sinopse: A história de uma gota que não quer cair no ralo.

-A ilha;
Sinopse: Em tempos de aquecimento global, o que poderia acontecer a dois habitantes de uma ilha paradisíaca se, de repente, o nível dos mares subisse?

– Awara Nane Putane;
Sinopse: Uma história do cipó é um curta-metragem em animação que conta o mito de origem do uso tradicional da ayahuasca, na versão da etnia yawanawa, que vive no coração da floresta amazônica, nas margens do Rio Gregório, no Estado do Acre. O curta é todo falado em idioma yawanawa, povo que pertence ao tronco linguístico Pano.

-Eu queria ser um monstro;
Sinopse: Cotidiano de uma criança com bronquite.

-Eram os Deuses Extraterrestres;
Sinopse: Um garoto de apenas 7 anos que vive na garagem de sua casa fazendo experimentos para dominar o mundo e resolve fazer uma nave espacial.

-Julieta de Bicicleta;
Sinopse: Julieta é uma menina certinha, que gosta de tudo no seu devido lugar, meticulosamente calculado. O único medo de Julieta é o inesperado. No dia de seu aniversário, Julieta ganha uma bicicleta e sai para passear pelo parque. Mas o inesperado está logo à frente virando a esquina. Baseado no livro homônimo de Liana Leão.

-O Anão que virou gigante;
Sinopse: A improvável, todavia autêntica, história do anão que virou gigante.

-O Cangaceiro;
Sinopse: O Cangaceiro, filme realizado pelos alunos de Design da UFPE, conta a história de Lampião, personagem histórico da Região Nordeste. Baseado em literatura de cordel, os versos narram seus infortúnios e seus amores, seu triunfo e seu declínio, e até seus acordos com o capeta. A animação mostra um pouco dos mitos e da fantasia que envolve o imaginário acerca do personagem.

-Ogro;

– O Macaco e o Rabo;
Sinopse: O macaco perde o rabo e parte em uma busca para recuperá-lo. A cada personagem em que ele encontra, sua situação se complica mais. Uma adaptação de um conto folclórico nordestino.

-O menino que sabia voar;
Sinopse: Um menino de apenas sete anos de idade está em coma. Apesar da tristeza de sua situação, a natureza de seu espírito infantil não é afetada e ele voa livre e vive  grandes aventuras!

-Rio (te)amam(se);
Sinopse: Um casal se ama no Rio de Janeiro e quando se amam eles amam o Rio (eles são o Rio).

-Terra, Cuide Dessa Bola
Sinopse: Os desenhos e pinturas rupestres foram as primeiras tentativas dos humanos preservarem e contarem suas histórias. Um pesquisador que encontra um trabalho desses encontra um tesouro. Mas, e se não foram feitos por humanos?

-Estrela (2 min), de David Mussel;
-Fluxos (3 min), de Diego Akel;
-Guida (12 min), de Rosana Urbes;

A 3ªMostra Anima Cinemão tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Contax Mobitel, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. Apoio da RioFilme, Epson, Thyssenkrupp CSA,  Usina Social CSA, Cidade das Crianças, Unic-Rio.

Produção: Cinemão

O projeto também possui uma extensa lista de simpatizantes, como o cineasta Walter Salles, o apresentador Danilo Gentili /ex-CQC, os atores Bruno Gagliasso e Matheus Nachtergaele, entre outros.

Serviço: 3ª Mostra Anima Cinemão
Local: Cidade das Crianças: Avenida João XXIII, Santa Cruz.
Data: dias 27 e 28 de junho, às 10h e às 14h (duas sessões por dia).
Loca: Conjunto César Maia. Curicica.
Data: 29/6 (quinta), às 10h e às 14h (duas sessões por dia).
Entrada gratuita.
Classificação livre.