Primavera Literária da Light promove debates e troca solidária de livros

Centro Cultural da Light recebe escritores dia 6 de outubro

O Centro Cultural da Light vai promover, no dia 6 de outubro, a Primavera Light de Literatura. O evento vai reunir autores populares do cenário carioca de literatura. A partir de 13h30, as mesas de debates vão convidar o público a mergulhar no universo dos quadrinhos, discutir o papel dos sebos diante das novas ferramentas de leitura e abordar os desafios da prática literária para os novos escritores.

Além da programação, o público poderá levar livros para trocar por outros, de forma solidária. O Centro Cultural da Light fica na Avenida Marechal Floriano, 168, no Centro do Rio. O evento é gratuito e a classificação é livre.

Programação Completa:

Teatro Lamartine Babo

13h30 às 15hSebos e Livreiros: Um olhar sobre a vida literária na cidade
A proposta da primeira mesa de discussão do evento é discutir o papel dos sebos, como espaços de sociabilidade e de promoção da cultura, apontando o papel do livreiro como facilitador e abordando as novas práticas de leitura e ferramentas, frente à venda de títulos pela internet.

Participantes: Maurício Gouveia (Baratos da Ribeiro Livraria) Ivan Costa (Livreiro Errante), Ronaldo Dias (Sabias Palavras Livros e Discos).

15h às 16h30Quadrinhos Brasileiros: independentes e/ou alternativos?
O bate papo sobre o cenário da produção independente dos quadrinistas brasileiros vai falar sobre as dificuldades e possibilidades na criação, produção e distribuição dessa modalidade de conteúdo. O quadrinho brasileiro é, por sua essência, independente ou alternativo?

Participantes: Rapha Pinheiro (HQ O Salto), Tiago Elcerdo (Revista Beleléu), João Carpalhau (Capa Comics), Carlos Patati (HQ Couro de Gato).

16h30 às 18hVivenciando a prática literária, ampliando espaços
A partir da experiência dos convidados, a mesa vai levantar quais são as barreiras e os desafios enfrentados pelos novos autores dentro da carreira da escrita literária.

Participantes: Gustavo Coelho (Deixa os garotos brincar), Kauã Vasconcelos (Distópico “021”), Thaís Araújo (Shine Moon: o Livro dos Segredos), Carol Dias (Clichê).