30.9 C
New York
julho 22, 2019
Teatro & Dança

Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam Cia. Articulação em:   Firmino Trancoso – o valente do sertão

Foto: Bruno Leão
Foto: Bruno Leão

Inspirado na literatura de cordel, xilogravura, música nordestina e no movimento armorial, a Cia. Articulação traz para cena teatral espetáculo Firmino Trancoso – o valente do sertão. A peça busca difundir o teatro de bonecos e valorizar a cultura popular do nordeste com influência das obras de Suassuna. A confecção dos cenários, figurinos e bonecos tiveram como proposta o reaproveitamento de materiais. Os ritmos regionais e a sofisticação do movimento armorial, também foram pesquisados para criação da trilha sonora e músicas ao vivo.

“Um dos nossos maiores desafios foi trazer a brincadeira e a liberdade do mamulengo (boneco de luva) para a manipulação das marionetes (boneco de fio) e realizar essa fusão de conceitos e técnicas. A confecção dos cenários, figurinos e bonecos tiveram como proposta o reaproveitamento de materiais. Os ritmos regionais e a sofisticação do movimento armorial, também foram pesquisados para criação da trilha sonora e músicas ao vivo”, conta Michel Sousa, idealizador da Cia Articulação.

 

Em junho de 2018, por meio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura, com patrocínio da Vita Check-up Center, Firmino Trancoso marcou presença na Arena Jovelina Pérola Negra, Arena Carioca Abelardo Barbosa (Chacrinha) e Escola Municipal Professor Albert Einstein. Desta vez, o espetáculo ficará em temporada no Teatro Municipal Ziembinski aos domingos de outubro.

Aproveitamos para agradecer aos apoiadores desta temporada: Rede Qually HortifruttiD’ Bispo GourmetSonho Dourado Editora e Gráfica e Donna Natureza.

Cia. Articulação:
Fundada em 2008, a Articulação – Teatro de Animação surgiu do sonho de combinar o teatro de bonecos ao trabalho educacional, vinculado a pesquisa e prática do teatro de animação. Trazendo para o mundo contemporâneo técnicas e encantos dessa arte milenar, busca-se aprimorar e desenvolver métodos de construção e manipulação de bonecos.

Com uma rotina acelerada, a Articulação já teve seu nome estampado em diversos projetos e realizações, como: Uma Família Feliz – Cia Nós do Vento, O Milagre do Santinho Desconfiado – Cia Navegando, Museu da Vida – Fio Cruz, Mostra Centenário Nelson Rodrigues – Petrópolis, Natal de Luz de Petrópolis, Musical Os Três Porquinhos, Enquanto a Banda Passar – ONG Dançar a Vida, Do Rio ao Universo – Planetário de Santa Cruz, Flautista de Hamelin – Benevenuto Cia. Teatral, Galpão das Artes da Comlurb, dentre outros.

Possui em seu repertório a palestra Caixa Cênica, os espetáculos, Proserpina o Primeiro Feitiço, Malas Regionais – Lenda do Uirapuru, Raízes, Inspetores da Cidadania e Firmino Trancoso – o valente do sertão, espetáculo de marionetes, que em outubro de 2014 estreou na 8ª Mostra de Teatro de Bonecos – Mariana – MG; e as exposições, O Cotidiano do Imaginário, Mão na massa e Brasil de Histórias – Teatro de Bonecos na Educação.

Nos projetos educacionais, a Articulação tem forte atuação com jovens da rede pública de ensino, que nas Oficinas de Teatro de Bonecos entram em contato com todo o processo de criação e montagem de um espetáculo, até a apresentação final. Dessas oficinas resultaram espetáculos como: O Cotidiano no Imaginário, Tecendo Ideias, Banda S.O.S Planeta Terra, Chuchu e Jiló, Senhor dos Vales e muito mais. Com esse projeto ganhou o selo do Prêmio Rio Sociocultural 2013, e desde 2009 fortalece a educação inserindo os jovens na produção artística de nosso país.

Ficha Técnica

Direção, texto : Michel Sousa
Direção musical: Marco Aurêh
Trilha sonora: Michel Sousa e Marco Aurêh
Elenco: Cristiana Carvalho, Juliana Werneck, Thiago Alves e Rafael Bernardino
Colaboração dramatúrgica: Márcio Newlands, Catin Nardi, Juliana Werneck, Marco Aurêh, Rafael Bernardino, Thiago Alves e Felipe Cardoso
Preparação de ator: Mario Mendes
Iluminação: Márcio Newlands
Músicas: Eduardo Camenietzki, Michel Sousa, Marco Aurêh e Thiago Alves
Criação das marionetes: Michel Sousa e Juliana Werneck
Colaboração técnica das marionetes: Catin Nardi
Confecção das marionetes: Michel Sousa, Juliana Werneck e Diogo Fernandes
Cenografia e figurino: Juliana Werneck
Assistente de cenografia: Diogo Fernandes
Construção do carrinho: Humberto Silva
Confecção dos figurinos: Lourdes Martins
Bordados: Helen Maria

Identidade Visual: Rodrigo Bueno
Design gráfico: Alice Pavan
Mídias sociais: Camille Abramo
Imagens e edição: Diego Lima
Fotografia: Bruno Leão

Produção executiva: Juliana Werneck
Assistente de produção: Camille Abramo e Alice Pavan
Realização: Articulação Teatro de Animação

SERVIÇO

Teatro – Firmino Trancoso – O Valente do Sertão
Classificação: Livre
Duração: 55 minutos
Gênero: Comédia dramática
Data: 07, 14, 21 e 28 de outubro
Horário: 16 h
Local: Teatro municipal Ziembinski – Tijuca
Endereço: Rua Heitor Beltrão s/n (em frente ao metrô da São Francisco Xavier)- Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

Inclua seu nome na lista amiga e pague meia entrada. Enviar mensagem pelo messenger.

Posts relacionados

“Fran World Tour – Eu só preciso ser amada” utiliza a palhaçaria para abordar a liberdade criativa e a comicidade do corpo da mulher

Redação

‘Mercedez com Z’ em única apresentação no Teatro Riachuelo

Redação

Ivan Vellame estreia seu primeiro solo Pra chuva, com direção de Priscila Vidca, na Casa Rio

Redação

‘Mamãe voltou’ entra em reta final de temporada na Zona Norte

Redação

Coletivo Cosmogônico lança o seu quarto espetáculo, “eu quem eu somos”

Redação

“Os Desajustados” no Teatro Firjan SESI Centro

Redação

Deixe um comentário