Prefeitura do Rio apoia trilha ecológica LGBT

A Secretaria de Conservação e Meio Ambiente( Seconserma), e a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual( CEDS Rio), vão promover a  primeira trilha ecológica LGBT+ que vai acontecer neste sábado, dia 24 de Junho, às 14h, no Morro Dois Irmãos, no Vidigal, Zona Sul carioca.  A iniciativa é do coletivo “Comunidiversidade”, que visa  inclusão da comunidade LGBT+ e negra,  nas favelas do Rio de Janeiro, através de atividades ligadas ao esporte e o meio ambiente.

O evento no Facebook já contabiliza 406 pessoas interessadas e 216 pessoas confirmaram presença até o momento.  Ao final da caminhada na trilha, os organizadores vão abrir espaço para uma roda de conversa entre os participantes, e irão exibir o filme Favela Gay, que retrata a homossexualidade dentro das favelas cariocas. Temas como homofobia, preconceito, trabalho e aceitação da família, a partir da perspectiva de gays e lésbicas, que contam seus cotidianos dentro da comunidade. Um retrato de como, apesar das adversidades, essas pessoas constroem suas próprias histórias através da educação, da arte e da política.

 A travesti  Wescla Vasconcelos, uma das organizadoras da trilha, ressalta a importância de ocupar esses ambientes com apoio do poder público.  “ O coletivo LGBT se propõe a trabalhar o esporte, os diretos à cidadania e vulnerabilidade social.  O poder público tem que apoiar e incentivar os projetos sociais, valorizando a diversidade, em ações como esta, estimulando e fortalecendo as  minorias em forma de projetos e programas, efetivando as políticas publicas”.

O Coordenador da Diversidade Sexual, Nélio Geogini, explica que todos tem o direito de ocupar os mesmos espaços, sem distinção. O Secretário Municipal de Conservação e Meio Ambiente, Rubens Teixeira, afirma que a cidade do Rio de Janeiro é conhecida por sua pluralidade.  “ A  Seconserma, também estuda viabilizar a inserção de transexuais que vivem abaixo de linha de pobreza em um curso de reciclagem que já é aplicado pela secretaria”  conta Teixeira.

Os participantes da trilha vão hastear as bandeiras que representam as letras da diversidade: Lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, intersexuais e queers no alto do percurso.  

link do evento criado no Facebook:  https://www.facebook.com/events/210552686105384/?ti=cl

Serviço:
Local: Morro do Vidigal
Ponto de Encontro: Pracinha do Vidigal
Data: 24 de Junho de 2017 ( sábado)
Horário de concentração: 13h:30
Subida para a trilha: 14h:00
Roda de Conversa e exibição de Filme: 17h:00