Olá Olá \o/
 
Sou Soraya Pamplona, pequena andarilha das letras e apaixonada por livros e, a partir de hoje, serei a correspondente da Bienal do Livro do Rio de Janeiro para o Sopa Cultural, na coluna De livro em livro!!! 
 
A Bienal do Livro é um evento muito aguardado pelos amantes dos livros, da literatura e da cultura, onde podem saciar sua sede de cultura e nossa fome de livros, estar em contato com os escritores, com os ilustradores e saber mais sobre os livros que desejam.
 
Contando com três pavilhões: laranja, azul e verde, a Bienal conta com um pavilhão da tecnologia, com stands de treinamento, publicações digitais e stands de autopublicação e com uma programação muito boa de eventos e vivências literárias.  
 
Para os profissionais do ensino, temos ainda o stand da WAK (azul K01), com títulos para se atualizar nas dinâmicas sobre dificuldades de aprendizado, como Dislexia, TDAH, Discalculia, além de Autismo e Down.
 
Para os universitários, temos os stands com preços especiais nos livros técnicos e científicos, as publicações feitas em co-produção com as universidades, como a ABEU, Instituto Cervantes, Fundação Alexandre Gusmão, JusBrasil, Livraria Francesa, Cooperbook, Pinakotheke, FGV, além de stands de sebo e distribuidoras de livros, como a Promolivros, Livro muito Barato, Louco por Leitura, Emergir, Book Outlet e Catalivros. 
 
Para os amantes dos livros religiosos, temos o stand da Livraria Leitor Gospel, Madras, Paulus, FEB, Malê, Adeler, Vozes e Paulinas.
 
Para as crianças, há lançamentos nos stands da Ciranda Cultural, Girassol, Zit, Melhoramentos, Bambolê, Moderna, Martins Fontes, Globo, Panini, Marsupial, RJR, Legião Nerd, Rocco, Companhia das letras, Record, Cortez, Chiado, Autêntica, Intrínseca, Abril, Leya, Casa da palavra e muitas outras.  
 
Para os profissionais do ramo editorial, temos o Café Literário, espaço para debates e discussões literárias bem atuais, além de stands internacionais como o China National Publications, o China International Publishing, Harper Collins e IRH Press.
Para quem quiser levar uma lembrança, se presentear ou felicitar um amigo, como stands de souvenirs, temos a Tertúlia (azul E06), a The Gift Box (verde CL04), o stand da Poeme-se (azul-H22), o I love Rio (laranja AI18).
 
Como incentivo à leitura, temos o stand da Imprensa Oficial, com livros bem acessíveis e em todos os stands têm promoções de livros a valores abaixo do usual, preço promocional para a feira da Bienal. O stand da Eu Leio Brasil apoia escritores brasileiros.  
 
Quem tem o desejo de publicar seu primeiro livro, contamos também com os stands da Per-Se, Book Express, Edebe, Saraiva e Amazon para orientar os novos escritores a publicar sua primeira tiragem.
 
Dentro da programação principal, há contações de histórias, lançamentos de livros com escritores e performances de ilustradores e arenas de debate, como o stand do FNDE, do SME – Secretaria Municipal de Cultura, da Arena #semfiltro e do espaço Entreletras.
 
Para as crianças e jovens, temos o espaço EntreLetras, no pavilhão verde, uma área gramadinha de ambientação lúdica e confortável, o espaço Geek & Quadrinhos, além do espaço Encontro com autores, onde você pode ter a oportunidade de estar num contato mais próximo com o seu autor favorito. Alguns eventos possuem senhas de quantidade limitada, então é bom assim que chegar, pegar senha para os eventos e sessões de autógrafos.  
 
Para se divertir, os stands estão muito bem ambientados e há painéis para fotos e espaços para interação com os leitores, para postar aquela selfie bonita e curtir com os amigos nas redes sociais. 
 
Sobre alimentação, em cada pavilhão você tem barraquinhas e stands de comidinha, além da praça central de alimentação, com foodtrucks. Há valores para todos os bolsos. A praça de alimentação conta com uma área fechada e outra ao ar livre, que você pode apreciar a vista, com lindos ipês e dividir a companhia com quero-queros. 
 
Os pavilhões possuem acessibilidade, além de posto de atendimento e ambulância para qualquer emergência médica.
 
Para a ida e a volta, você pode ir de carro e deixar no estacionamento, ir de ônibus ou BRT + metrô, estação Riocentro. Maiores informações, acesse o site da Bienal http://www.bienaldolivro.com.br/como-chegar.php 
 

Minhas dicas de andarilha:

Leve um benjamin para carregar o celular na tomada e dividir com mais alguém. Há tomadas perto dos banheiros =)

Sinal de celular é melhor entre os pavilhões. 

Leve uma garrafinha de água na bolsa ou na mochila. Existem bebedouros perto dos banheiros, mas nunca é demais se hidratar!

Leve um casaco para a volta, pois na Barra é mais frio à noite.  

Vá de sapato confortável. Sério… Você não imagina o quanto você anda. Tem muita coisa para apreciar!!!

No primeiro dia que fui, Sábado, andei nos pavilhões laranja e azul. Não consegui chegar no verde. 

No segundo dia, Domingo, fiquei só no verde e não vi tudo!!!

Corre que a próxima Bienal no RJ será só em 2019!!!! 

#sopaculturalnabienalrj