16.7 C
New York
maio 22, 2019
Turismo & Lazer

Plana promove primeira vivência no Quilombo Ivaporunduva, em Eldorado (SP)

Ivaporunduva - Plana - Divulgação
Ivaporunduva - Plana - Divulgação

O novo destino, localizado no povoado mais antigo do Vale do Ribeira, é a oportunidade ideal para conhecer de perto a história e a cultura de uma comunidade quilombola

No mês que completa dois anos de atividades, a Plana Turismo de Experiência anuncia um novo destino. A próxima vivência, marcada para os dias 24 a 26 de maio, será realizada no Quilombo Ivaporunduva, no município de Eldorado (SP), na região do Vale do Ribeira.

Esta será a décima viagem organizada pela empresa. Depois de consolidar as vivências no Quilombo da Fazenda, em Ubatuba (SP), no qual já foram realizados nove encontros com mais de 50 pessoas, a agência com foco em turismo de experiência preparou uma vivência especial para os viajantes conhecerem de perto a história e a cultura da comunidade mais antiga do Vale do Ribeira.

Os moradores do Quilombo Ivaporunduva preservam os saberes e as tradições de seus ancestrais africanos, e vivem uma trajetória de muita luta e resistência, desde sua formação, no século XVII. O objetivo da vivência é contribuir para a valorização e a preservação da cultura local, além de promover o desenvolvimento de uma atividade econômica sustentável para a comunidade, proporcionando também aos viajantes a rica experiência de se conectar com novas pessoas, lugares e culturas.

Para a empreendedora social e sócia da Plana Turismo de Experiência, Liliane Jacintho, a viagem é a oportunidade de vivenciar o dia a dia de uma comunidade que pulsa tradição, resistência, sabores e memórias de um passado muito presente.  “Será uma viagem de muitas conexões, repleta de história, cultura, ancestralidade e natureza. Convidamos a todos para embarcar conosco nessa imersão cultural e viver essa experiência única”, disse.

A Plana já promoveu uma série de vivências, rodas de conversa e debates sobre a importância da preservação e da valorização das comunidades tradicionais. O turista do século XXI deseja “viajar para destinos onde mais do que visitar e contemplar seja possível também sentir, viver, emocionar-se e ser personagem de sua própria viagem”, segundo Organização Mundial do Turismo (OMT).  

“Os viajantes estarão imersos numa atmosfera cultural muito rica e em uma natureza exuberante”, destaca a sócia da Plana e empreendedora social Samanta Mazzolini, em alusão a fama do Vale do Ribeira de “a Amazônia Paulista”. Localizada entre o sul do Estado de São Paulo e o norte do Paraná, a região é a que concentra o maior número de comunidades remanescentes de quilombos de todo o estado de São Paulo – são 57, segundo a Fundação Palmares -, além de ter a maior área de Mata Atlântica preservada no Brasil.

  Programação

  • Roda de Conversa:momento de conhecer a história da formação do quilombo, as lutas, conquistas e resistência da comunidade, contados por uma das lideranças do Quilombo.
  • Oficina de Artesanato:os viajantes aprenderão a confeccionar artesanato de fibra de bananeira desde a retirada da fibra no caule da bananeira, até a tecelagem no tear.
  • Oficina Garimpo do Ouro: o objetivo é conhecer como os escravizados faziam o garimpo e mineração do ouro de aluvião, em um momento de entender a história de colonização do Vale do Ribeira.
  • Oficina de Gastronomia:uma atividade completa, para entender os processos do plantio e colheita até o preparo do alimento. O almoço de domingo será fruto dessa atividade.
  • Noite cultural: uma apresentação de violeiros para os viajantes se conectarem com as músicas raízes da comunidade.

Além das atividades programadas, haverá espaços livres para conhecer o Quilombo, interagir com as pessoas, criar conexões com o ambiente e com o próprio grupo e compartilhar os momentos das refeições.

As atividades ocorrerão nos dias 25 e 26/05, a chegada é prevista para a noite de sexta, 24/05, com um jantarzinho e acomodação na pousada, assim é possível otimizar o tempo e aproveitar melhor o final de semana. As crianças são bem-vindas e aquelas com até 5 anos de idade não pagam.

A vivência inclui no valor

  • Transporte saindo de São Paulo
  • Hospedagem na pousada do Quilombo (quarto coletivo com banheiro)
  • Refeições (café-da-manhã, almoço e jantar)
  • Atividades previstas na programação acompanhadas por monitores locais
  • Assessoria da equipe da Plana

História do Quilombo Ivaporunduva

Comunidade mais antiga do Vale do Ribeira, surgida como um povoado no século XVII antes mesmo da fundação de Xiririca, antigo nome de Eldorado, Ivaporunduva é marcada pela hospitalidade, alegria e espírito de luta de seu povo.  

A origem do quilombo remonta ao século XVI, quando a proprietária de terras e escravos dona Maria Joana retornou a Portugal (ou, como em outros relatos, faleceu sem deixar herdeiros), deixando a terra a seus escravos.

Ladeada pelo caudaloso rio Ribeira de Iguape, que banha os estados do Paraná e de São Paulo com suas águas em tons café com leite, o povoado é composto por 400 habitantes e 110 famílias.

Localizada a 55 quilômetros de Eldorado, a comunidade vive do plantio da banana (sobretudo orgânica), do turismo cultural e do artesanato.   

Plana
Fundada em 2017 pelas empreendedoras sociais Liliane Jacintho e Samanta Mazzolini, a Plana é uma agência com foco em turismo de experiência. O objetivo é fomentar a valorização cultural e a geração de renda nas comunidades tradicionais por meio de vivências culturais. As vivências são cocriadas junto com os moradores, respeitando a cultura e as particularidades de cada comunidade.

Serviço

Vivência no Quilombo Ivaporunduva, em Eldorado (SP) 

Data: 24 a 26 de maio de 2019
Local: Quilombo Ivaporunduva, Eldorado/SP
Investimento: R$ 750,00
Reservas mediante preenchimento do formulário https://forms.gle/icjNbTxcWB11FrKDA

Posts relacionados

Recanto Cataratas Resort oferece hospedagem romântica para a Lua de Mel

Redação

Rio Zoo e Iphan promovem o evento “Mestre e Roda de Capoeira – Patrimônios Culturais”

Redação

Soft Inn Maceió Ponta Verde completa primeiro ano de operação na capital alagoana

Redação

Roda-gigante volta para a temporada de férias no Marco das 3 Fronteiras

Redação

Réveillon no Soho Rio

Pen News

BASE e Detox da Alma se unem para evento em saudação à Lua, em Santa Teresa

Redação

Deixe um comentário