Paraty abre temporada do Festival Estações Musicais

A partir do dia 14 de abril, a cidade de Paraty dará início à temporada 2018 do festival Estações Musicais, que acontecerá ao longo do ano, a cada fim de semana, com atrações de música instrumental e de câmara. Até o dia 1º de dezembro, serão 33 apresentações, indo do clássico ao contemporâneo, passando pelo instrumental brasileiro e pelo jazz. 

A localização será outro atrativo do festival, que contará com sessões na Igreja Santa Rita, Igreja do Rosário, Casa da Cultura e no Forte Defensor Perpétuo, um dos mais belos cartões postais da cidade e que receberá o Concerto de Abertura, no dia 14, às 16h. 

Aos moradores e turistas que quiserem entrar no clima do festival antecipadamente, as praças da cidade irão receber, nesta sexta-feira (13), no início da tarde, performances do tipo flahsmob da Camerata Jovem do Rio, convidando os espectadores para o concerto de abertura, que acontecerá no sábado. 

De acordo com a secretária municipal de Cultural, Cristina Maseda, além da programação musical diversificada, o festival promove um intercâmbio cultural e educacional entre os músicos convidados e os que vivem em Paraty. 

“Para esta edição, iremos intensificar este intercâmbio com o projeto Estadias Musicais. Nele, o músico convidado permanece mais dias em Paraty para desenvolver um trabalho com alunos e músicos da cidade, apresentando-os em concerto. A ação também contará com workshops, ensaios e shows com artistas paratienses”, explica. 

Iniciado no segundo semestre de 2017, o festival Estações Musicais 2018 vai reunir nomes da música nacional e internacional, como o pianista Benjamim Taubkin, o acordeonista Oleg Fateev, a baterista e percussionista Simone Sou, o pianista e compositor Terry Riley, a violinista Ana de Oliveira, entre tantos outros que irão abrilhantar as noites de Paraty.  

“Apesar de recente, o festival já está consagrado em nosso calendário turístico cultural, atraindo moradores e turistas. No ano passado, aproximadamente 3 mil pessoas estiveram presentes nas sessões do Estações Musicais, impactando todo o receptivo turístico da cidade, que vai desde o transporte, passando pelo comércio, restaurantes e hotelaria”, comenta Hans Neus, diretor do Paraty Convention & Visitors Bureau.    

O festival Estações Musicais é uma iniciativa da Secretaria de Cultura, em parceria com a Casa da Cultura de Paraty, Secretaria de Turismo, Comtur, Pólo Gastronômico de Paraty e Paraty Convention & Visitors Bureau, com o apoio da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios e do Instituto Brasileiro de Museus. 

Informações e programação: www.prefeituradeparaty.com.br

Confira a programação de abril e maio  

ABRIL

 

13 sexta

19h/20h | Praças do Chafariz e Matriz
Camerata Jovem do Rio de Janeiro
Flashmob convidando para o concerto de abertura

14 sábado
16h | Forte Defensor Perpétuo
Série Fazendo Escola
Camerata Jovem do Rio de Janeiro
Concerto de abertura

20 | sexta

21h | Casa da Cultura
Série Feito em Casa
Diálogo de Guitarras
Java Carneiro, Lucas Dutra e convidados

25 a 28 | Casa da Cultura
Estadias musicais: Benjamim Taubkin
De 25 a 28, oficina com músicos de Paraty preparando
o concerto no sábado.

26 quinta

20h | Conversa com Marcos Caetano Ribas
O Núcleo Contemporâneo e o Teatro Espaço

27 | sexta

20h | Filmes:
Música na Serrinha
O piano que conversa

28 | sábado

21h
Benjamim Taubkin e músicos de Paraty

MAIO

5 sábado

21h | Casa da Cultura
Série Casa Instrumental
Fabio Gouvea, guitarra e baixo, e músicos de Paraty

11 sexta

21h | Casa da Cultura
Série Feito em Casa
Orquestra Popular de Paraty

12 sábado

16h | Forte Defensor Perpétuo
Série Feito em Casa
Grupo de Música de Câmara da Casa da Cultura

18 sexta

21h | Casa da Cultura
Série Fazendo Sala
Simone Sou e Oleg Fateev, bateria e acordeão:
entre as muitas músicas do Brasil e do mundo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.