35.7 C
New York
julho 21, 2019
Notícias

Palestra gratuita com a antropóloga Thais Mantovanelli aborda vida e guerra na região do Xingu e Belo Monte

Evento faz parte do processo de criação da obra multimídia “Aliendígena 2042” vestimenta technoxamânica criada por coletivo liderado pela atriz Gabriela Carneiro Cunha que visa aproximar o público da vida em torno do Rio Xingu 

A antropóloga irá se debruçar, especialmente, sobre a grande questão de 2019 para aqueles que continuam na luta contra Belo Monte: o chamado Hidrograma de Consenso, a definição do volume de água que será permitido passar pela região da volta grande do Xingu 

Bate papo no LabSônica Oi Futuro Flamengo tem entrada gratuita e interessados precisam se inscrever pelo e-mail contato@artsonica.com.br

Nesta segunda, dia 02 de fevereiro, às 19h, o Artsonica – Residência Artística apresenta o PapoSonica com a antropóloga Thais Mantovanelli, sobre a vida e os desafios de quem vive às margens do Rio Xingu, no município de Altamira (Pará). A antropóloga irá se debruçar, especialmente, sobre a grande questão de 2019 para aqueles que continuam na luta contra a Usina Hidrelétrica de Belo Monte: o chamado Hidrograma de Consenso, a definição do volume de água que será permitido passar pela região da volta grande do Xingu. A palestra faz parte do processo criativo da obra multimídia“Aliendígena 2042”, da atriz Gabriela Carneiro Cunha e do diretor, roteirista, produtor Eryk Rocha.O evento acontecerá no LabSônica, laboratório de tecnologia que funciona no 5º andar do prédio do Oi Futuro (Rua Dois de Dezembro, 107), no Flamengo. Com entrada gratuita e vagas limitadas, os interessados precisam se inscrever pelo e-mail contato@artsonica.com.br

Nesse PapoSonica, a antropóloga Thais Mantovanelli vai falar sobre as divergências de opiniões em torno do Xingu: no local alguns dizem que o rio está morto, outros dizem que ele está dando seus últimos suspiros, outros ainda dizem que ele é maior do que tudo isso e que a hora que quiser derruba o paredão da barragem, mas que só não faria isso porque ele sabe que levaria muita gente com ele.

Saiba mais sobre o Rio Xingu e o tema deste PapoSonica – https://www.youtube.com/watch?v=muMv-PMhAw0

Durante o evento, Gabriela também estará disponível para conversar com os participantes sobre a obra de arte multimídia “Aliendígena 2042”, que mostra através da arte e da tecnologia a criação de uma vestimenta technoxamânica que visa aproximar o público da vida em torno do rio Xingu. A videoinstalação vai ficar exposta no Centro Cultural Oi Futuro – Flamengo a partir do segundo semestre deste ano e une performance, as artes visuais e o cinema documentário. A proposta foi uma das dez selecionadas dentro de um grupo de 378 empresas brasileiras de produção cultural para participar do Artsonica – Residência Artística.

O ArtSonica – Residência Artística é um projeto idealizado e dirigido pela Zucca Produções e tem patrocínio da Oi, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e apoio do Oi Futuro e do LabSonica. O objetivo é avançar sobre a missão do Oi Futuro, que é fomentar a inovação, promover experiências criativas de todas as áreas e estimular conexões para potencializar o desenvolvimento coletivo e pessoal. 

Thais Mantovanelli 

A antropóloga Thais Mantovanelli é parceira e convidada do projeto de arte “Aliendígena 2042” e da residência ArtSonica. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, com a tese chamada “Os Xikrin do Bacajá e a Usina Hidrelétrica de Belo Monte: uma crítica indígena à política dos brancos”, sob orientação de Clarice Cohn e com financiamento de pesquisa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado, intitulada “Narrativas de impacto: os Mẽbengôkre-Xikrin da Terra Indígena Trincheira-Bacajá e os Juruna Yudjá da Volta Grande do Xingu contra os efeitos da usina hidrelétrica de Belo Monte”, pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos.

Desde 2017 atua profissionalmente e desenvolve pesquisa em parceria com o ISA – Instituto Sócio ambiental de Altamira – com questões relacionadas aos impactos sócio ambientais provocados pela construção e instalação da Barragem de Belo Monte, especialmente aqueles relacionados aos povos Mebengokre- Xikrin e Juruna (Yudjá) da Volta Grande do Xingu.

Serviço

PapoSonica Aliendígena 2042 – Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 107, Labsonica (5º andar) – Flamengo. Data: 04 de fevereiro (segunda). Horário: 19h. O evento é gratuito – com duração de 60 minutos – e tem vagas limitadas, portanto, os interessados devem fazer inscrição por pelo e-mail contato@artsonica.com.br.

 

Acompanhe o ArtSonica nas redes sociais

Site: http://artsonica.com.br/

Facebook – https://web.facebook.com/souartsonica/

Instagram – https://www.instagram.com/souartsonica/

Twitter – https://twitter.com/souartsonica

Google+ – https://plus.google.com/u/0/112064595914091750022

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCv3bvhuJF0lroTHSxzQOJ7Q

Posts relacionados

Workshop sábado no Recreio com grandes mestres do sapateado

Redação

Tree House Community Brasil promove curso de marcenaria para mulheres

Redação

Museu de Arte do Rio tem entrada gratuita até 25 de junho

Redação

FOX amplia as possibilidades de assinatura do FOX Sports

Alyson Fonseca

Uma noite para dançar muito

Redação

1º Festival PontaPé Musical na Arena Chacrinha

Redação

Deixe um comentário