Cerca de 200 pessoas lotaram o auditório do Hotel Promenade Angra, nesta 3 feira (5/12), para a 1ª edição do Fórum Gastronômico Sebrae na Mesa. Com o tema Sustentabilidade –  pensando a cadeia produtiva do alimentoo evento reuniu representantes do Poder Público e de entidades da região Costa Verde, além de empresários e produtores locais em uma intensa programação de palestras e oficinas, Feira Orgânica, orientação empresarial com analistas do Sebrae, estandes com Ceramistas, Cachaças e Cervejas Artesanais de Paraty, Food Bike e um estande da Associação de Maricultores da Baia da Ilha Grande (AMBIG). O evento continua nesta 4ª feira (6/12), a partir das 9h, com oficinas e palestras, além da exposição de produtores e encontro de negócios. Os interessados ainda podem ser inscrever via internet (http://bit.ly/Fórum_Gastronômico_Angra) ou na recepção do evento.

Na abertura do evento, a presidente do Conselho deliberativo do Sebrae/RJ, Carla Pinheiro, destacou a importância do Programa Sebrae na Mesa na região e agradeceu as parcerias locais que foram fundamentais para a realização deste evento. “O Sebrae/Rj tem um grande orgulho de atuar nesta região e este evento só mostra a importância do turismo e da gastronomia locais. Estamos contribuindo para que a região se torne referência não só para o estado do Rio, como para o país. O Sebrae/RJ está de portas abertas aqui em Angra com uma equipe especializada em ajudar os empresários de toda a região a fazer bons negócios. É muito difícil empreender em um país e em um estado em crise, então vocês aqui são as grandes estrelas deste evento”, afirmou.

José Carlos Rabelo, secretário de Desenvolvimento Econômico de Angra dos Reis, destacou a importância da parceria do Sebrae na cidade e a profissionalização dos empresários da região. “Muito mais do que bons restaurantes e hotéis, que são  muito importantes, também temos que ter boa gestão e o Sebrae é o especialista que tem nos ajudado muito nesta área”, acrescentou. O secretário de Turismo de Parati, José Ramos Costa, também comemorou o bom momento da gastronomia na região, especialmente de Parati, que recentemente recebeu o prêmio de Cidade Criativa para Gastronomia, concedido pela Unesco, e ainda tem grande potencial a ser explorado.

Duas importantes ações do Sebrae/RJ, que estão hoje em plena atividade, foi o apoio para a criação dos Polos Angra Gastronômica, lançado em 2015, e Gastronômico de Paraty, que atua desde 2013. Através do Sebrae na Mesa, o Sebrae/RJ desenvolveu consultorias em associativismo e cooperação empresarial, e de capacitações na área de gestão administrativa da empresa (gestão empresarial e financeira, planejamento estratégico, liderança, desenvolvimento de equipes, tributação) e de prática na cozinha para as empresas integrantes dos Polos, que trabalham em prol da valorização da culinária local.

Segundo o presidente do Polo em Angra, Juarez Braz, 17 empresas do segmento de alimentação fora do lar fazem parte da iniciativa. “Nossa intenção é sermos reconhecidos pela criatividade para que possamos cada vez mais fidelizar nossos clientes”, afirmou. No Polo de Paraty, 25 empresas estão envolvidas e, segundo a vice-presidente do Polo, Luciana Delgado, os empresários têm por objetivo fazer da gastronomia uma aliada do turismo, reforçando a identidade gastronômica da região, fazendo parceria com os produtores locais e valorizando os ingredientes regionais . “Já estamos preparando um calendário repleto de atividades para 2018, com interação com a agenda de eventos da cidade”, adiantou.

Show na cozinha
O chef Claude Troisgros, e seu fiel escudeiro Batista, abriu a programação na parte da tarde. Apresentador de programas culinários no Canal GNT, entre eles o “Que Marravilha!”, Claude deu show de simpatia e fez uma palestra sobre a história da gastronomia na sua família, abordando a questão da produção local e da importância dos restaurantes comprarem produtos frescos próximos de onde são produzidos. Mas a expectativa era o prato que o chef iria preparar. Claude e Batista cozinharam peixe, o bijupirá, e vieira fornecidos pelos maricultores de Angra e também hortaliças e legumes frescos e orgânicos, fornecico pelos produtores rurais certificados do município. O prato foi degustado por alguns privilegiados, selecionados na plateia.

A programação seguiu com a Oficina Gastronômica  Valorização da Identidade Gastronômica de Angra dos Reis, com Dayse Cristina (Lendas do Sabor) e Carla Barbosa ( Conversa Fiada) e a Palestra: As Linhas de recursos financeiros para inovação e serviços tecnológicos – Alimentos e Bebidas, realizada pela Firjan.

Na Mesa
O Fórum Sustentabilidade – pensando a cadeia produtiva do alimento é resultado da atuação do Sebrae na área de alimentos e bebidas, especificamente do Programa Sebrae na Mesa, voltado ao desenvolvimento de soluções empresariais para o segmento com foco no aprimoramento da capacidade produtiva, comercial e promocional das empresas. O Sebrae/RJ já apoiou a formação de 32 polos no estado, sendo 21 no interior. Estima-se que o mercado de alimentos e bebidas movimente cerca de R$ 410 bilhões no Brasil e o estado do RJ conta com mais de 70 mil micro e pequenas empresas do segmento de alimentação fora do lar, de acordo com o Sebrae/RJ.

Serviço

Fórum Sustentabilidade –  pensando a cadeia produtiva do alimento
Data: 6 de dezembro
Local: Hotel Promenade Angra – Rodovia Rio Santos Km 492 – Rua Angra Azul s/n Pontal.
Horário: a partir das 9h30.
Outras informações e inscrições no site http://bit.ly/Fórum_Gastronômico_Angra ou pelos tels: 24 – 3365-6129 / 3365-2799 / 0800 570 0800

Programação

Dia 06/12
9h30: Credenciamento

Sala 1:
10h:  Palestra e aula show com Ana Bueno “Eu sou do peixe, da banana e da farinha”.

11h – Oficina Gastronômica 

Do quintal para ti – Chefs: Lu Delgado – Frida e Diego (Taqueria Mexicana), Gi Gomes – Maria Fulô (Bistrô Natural e Tapiocaria),  Romany de Souza Guedes 

Da Cidade (Restaurante e Pizzaria) e Luciana Marinho – (Bistrô Alquimia dos Sabores) – Polo Gastronômico de Paraty

Almoço

14h: Palestra – Cervejas Especiais e Harmonização – Ronaldo Rossi

15h: Oficina Gastronômica com produtos regionais – chef  – Monica Rangel (Restaurante Gosto com Gosto)

16h30:  Oficina Gastronômica – risoto cremoso com cevada – Décio Luiz (Sebrae/RJ)

Sala 2:

10h: Encontro de Negócios – Pequena exposição de fornecedores com a presença de consultores mediadores para possíveis negociações.

18h: Encerramento