Paco e o Tempo: teatro infantil em sessão solidária

Grupo GESTOPATAS abraça campanha de ONG e reverte bilheteria da peça para construção de um muro

O espetáculo para infância e juventude “Paco e o Tempo”, que está em cartaz no Teatro Serrador, fará sessão especial no próximo sábado (21), revertendo 50% da bilheteria para a campanha “Meu Muro Minha Vida”, da ONG Semente do Amanhã, de Bangu.

O que move um grupo de pessoas a transformar em teatro a sua visão de mundo? O que move uma ex-moradora de rua a criar um trabalho social para atender crianças em um bairro periférico de uma grande cidade? A necessidade de tocar as pessoas, cada um do seu modo. E como ninguém realiza nada sozinho, os ideais se unem. Foi assim que o Grupo Gestopatas e a ONG Semente do Amanhã uniram sinergicamente suas forças em prol de um ideal: levar a poesia às pessoas e arrecadar verba para a construção de um muro que proteja as crianças das balas dos tiroteios em volta da sede da ONG.

A ideia surgiu quando a ONG levou um grupo de crianças para assistir ao espetáculo através do Programa Eu Faço Cultura (que destina ingressos gratuitos a instituições e paga o valor referente ao grupo que executa), e o produtor André Roman apresentou a Semente do Amanhã para a equipe do espetáculo que se sensibilizou com a história da instituição, resolvendo então apoiar a causa oferecendo o próprio trabalho como veículo.

ONG Semente do Amanhã
Fundada por Selma Nascimento (ex-moradora de rua conhecida como Tia Selminha), há 30 anos vem impactando vidas e formando cidadãos através de oficinas de teatro, balé, dança folclórica, oficinas lúdicas, judô, coral, banda marcial, reforço escolar, e cidadania. Todas as atividades são oferecidas gratuitamente para a comunidade.

Devido aos confrontos constantes na rua e em frente à instituição, a ONG (situada em Nova Aliança – Bangu) está toda furada de balas. Por isso está em andamento a campanha Meu Muro Minha Vida, que visa arrecadar fundos para a construção do muro que irá proteger as crianças de toda essa violência. Além dos recursos para a construção do muro, a ONG necessita constantemente de recursos para o lanche para as crianças, aquisição de uniformes, material de limpeza, e itens de cesta básica.

Saiba mais: www.sementedoamanha.org

“Paco e o Tempo”
Voltado prioritariamente para a infância e juventude, está em cartaz ATÉ O DIA 28/04 e aborda as aventuras de um menino de 8 anos que resolve sair a procura do Tempo devido à angústia de estar sempre atrasado e de seu pai nunca ter tempo para ele. A ingenuidade da criança desperta profundas reflexões nos adultos, em uma aventura poética e cheia de surpresas.

O espetáculo foi indicado ao III Prêmio CBTIJ na categoria “Melhor Trabalho de Formas Animadas”; recebeu ainda o Prêmios Jovens Dramaturgos Escola Sesc 2013 e foi premiado como Melhor espetáculo Infantil, Melhor Texto, e indicações à Melhor Direção, Melhor Iluminação, Melhor Atriz e Melhor Ator no 45º FENATA/PR (2017).

Grupo Gestopatas
O grupo surgiu em meados de 2014, quando três atores da Companhia do Gesto decidiram formar um grupo de estudos regular sobre a gestualidade em cena e suas transversalidades. Desde então, a pesquisa vem ganhando diversas frentes de trabalho, originando projetos que envolvem espetáculos de teatro-dança, intervenção com máscaras teatrais, oficinas de teatro gestual, confecção e utilização de bonecos e formas animadas, entre outros. O Grupo tem atualmente dois espetáculos em seu repertório: “Pareidolia – Depois do fim” e “Paco e o Tempo” – espetáculo que rendeu ao grupo o prêmio especial de Júri pela pesquisa em Teatro de Formas Animadas no 45º FENATA (Festival Nacional de Teatro/ Ponta Grossa-PR).

Conheça mais: https://www.facebook.com/Gestopatas

SERVIÇO

Paco e o Tempo
Texto e Direção: Cecília Ripoll
Com: Tania Gollnick e Ademir de Souza
Duração: 50 Minutos
Onde: Teatro Municipal Serrador – Rua Senador Dantas, n°13 – Centro / Tel 2220 5033
Quando: 21/04, sábado, às 16h – Sessão solidária
Temporada: até 28/04
Valor do Ingresso: R$20 Inteira/R$10 Meia
Classificação Etária: Livre
Capacidade Teatro: 276 lugares

Contato Grupo GESTOPATAS:
André Roman 21 99757 4422 – andreroman.producoes@gmail.com

Links

Teaser do espetáculo: https://www.youtube.com/watch?v=4taQix9nyvk

Facebook Gestopatas: https://www.facebook.com/Gestopatas%20/

Crítica Botequim Cultural: http://botequimcultural.com.br/critica-rj-paco-e-o-tempo/

Campanha Meu Muro, Minha Vida:  http://www.sementedoamanha.org/doacao/inicio.htm

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.