25 C
Rio de Janeiro
dezembro 17, 2018
Teatro & Dança

Os Saltimbancos

Elenco (foto: Sanny Soares)
Elenco (foto: Sanny Soares)

Ela não tem apoio nem muito menos patrocínio. O dinheiro, então, é curtinho, curtinho, mas a vontade enorme de produzir e levar cultura para os baixinhos da Cidade Maravilhosa, da Zona Oeste a Zona Sul, supera qualquer dificuldade. Assim, a produtora e diretora Ayala Rossana consegue chegar à quarta temporada da peça Os Saltimbancos, de Chico Buarque com a Original “Musicanti”, de Sérgio Bardotti e Luiz Enrique Bacalov  nos teatros do Rio de Janeiro, com muita garra, determinação e um elenco de primeira que a acompanha nessa linda caminhada  por amor à arte. No elenco Isa Di Morais, Stephanie Pereira – Rollo – Ayala Rossana e Mateus Pitanga

 Nesta temporada, no Teatro Glaucio Gill, em Copacabana, ela produz, dirige e ainda vira a dona Galinha da peça infantil assistida por milhares de crianças. Se depender do desejo dessa escorpiana, nascida no Dia das Bruxas (31 de outubro), mais baixinhos estarão em sua plateia. Em todas as temporadas são disponibilizados ingressos gratuitos para escolas da Rede Pública e para Ongs.

“Quero que todos tenham acesso à cultura em nosso país. O teatro é diversão e magia, mas também é uma forma de dar ao cidadão uma ferramenta para fazê-lo pensar. Nossas crianças precisam de educação, cultura e arte”, diz Ayala Rossana, que já nasceu com nome de artista e quer sempre boas experiências em sua vida. No mês passado ela fez uma participação na novela Orgulho e Paixão, da Rede Globo, e se transportou a uma época mais glamourosa.

A exemplo das outras temporadas nessa também serão distribuídos livros doados gentilmente por amigos da produtora. “A meta é chegarmos a fazer a libertação de 300 livros durante as oito apresentações’’.  E na estreia e na última apresentação haverá intérprete de libras.

Sucesso total
Depois de lotar os teatros Glauce Rocha e Serrador, ambos no Centro da Cidade, e Ziembinski, na Tijuca, a bicharada está solta novamente. Dessa vez em palcos da Zona Sul, mais precisamente no Teatro Glaucio Gill, espaço da Secretaria de Estado de Cultura/FUNARJ, em Copacabana. O espetáculo poderá ser visto até 12 de agosto sempre aos sábados e domingos, às 17h.

Com uma montagem diferente levando o público infantil e o adulto a lidar com a cultura brasileira, a peça tem 50 minutos de duração e, além de atrair os olhares dos pequeninos, tem por objetivo abordar a importância da solidariedade entre as pessoas e a história. ‘’Tratamos a problemática da época com os nossos tempos na indumentária do espetáculo, na construção dos personagens fazendo uma ligação com a história do povo, suas lutas, seus ideais e suas aflições. Com uma linguagem diferente e criativa trabalharemos com material alternativo como; alguns instrumentos e adereços musicais criados com material reciclado’’, diz a diretora e produtora Ayala Rossana, acrescentando que o texto continua muito atual.

  ‘’Cada personagem é análogo à opressão sofrida pelas classes na época onde não se permitia a liberdade de expressão. Cada frase ou cena se materializa em uma crítica inteligente a determinados momentos que passamos que ainda estamos vivendo ou que ainda precisa ser mudado; seja na problemática trabalhista, racial e social da época da criação até os dias de hoje’’, finaliza Ayala.

SERVIÇO

Temporada: 21 de julho a 12 de agosto
Dias: Sábados e domingos
Horário: 17h
Ingressos: R$ 40 (inteira) – R$  20 (meia)
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
Local: Teatro Glaucio Gill
Endereço: Praça Cardeal Arcoverde, S/N – Copacabana
Bem ao lado do Metrô
Telefone do Teatro:  2332-7904.  

FICHA TÉCNICA

Os Saltimbancos -de Luiz Henrique Bacalov e Sérgio Bardotti
Tradução e adaptação de Chico Buarque
Elenco: Isa Di Morais – Stephanie Pereira – Rollo – Ayala Rossana e Mateus Pitanga
Concepção, Direção e Figurinos: Rosirene Visitação e Ayala Rossana
Assistente de Direção: Eduardo Piovesan
Arranjos: Lucio Mariano
Preparação Vocal: Rollo
Coreografia: Geandro Pascarelli
Caracterização e Maquiagem: Fátima Araujo
Iluminação: David Israel
Assistente de Iluminação e Produção: Patrícia Nantes
Design: Rollo
Produção Temporada: Ayala Rossana

 

 

Posts relacionados

Renato Albani no Teatro Bradesco Rio

Redação

Festa Internacional de Teatro de Angra apresenta Gustavo Mendes, Marcos Caruso, Flavio Migliaccio, entre outras atrações no próximo fim de semana

Redação

“O Caos Reina” estreia nova temporada no Teatro Cândido Mendes

Redação

Deixe um comentário