28.3 C
Rio de Janeiro
novembro 14, 2018
Livros

Os fatos mais importantes que marcaram toda a sociedade

Finalmente! Após 11 obras da série História Concisa das Nações, que integra relatos de países como Itália, Grécia, Espanha, México, França, EUA, Portugal, Rússia, Índia Moderna, Grã-Bretanha e Japão, chega às livrarias a História Concisa do Mundo, publicada pela Editora Edipro em parceria com a Universidade de Cambridge.

Editora chefe da célebre coletânea e renomada historiadora social e cultural, Merry E. Wiesner-Hanks conta nesta nova obra a história do mundo desde as tradições mais antigas até os momentos mais atuais. Examina a evolução de forma global, percorrendo temáticas como famílias e grupos familiares, hierarquias na sociedade e de gênero, sexualidade, raça e etnia, trabalho, religião, consumo, materialismo e a interação entre comunidades.

Como não é impossível compilar e ler todas as histórias de todas as populações em apenas um livro ou mesmo em uma vida, a autora se atentou nas histórias dos seres humanos como produtores e reprodutores, compreendendo esses termos em um sentido cultural, social e material. E, também, destaca as mais marcantes mudanças e interações entre sociedades durante os milhares de anos da humanidade. Porém, os movimentos políticos e militares não foram ignorados, mas sim repassados sob a perspectiva de como foram moldados pelos fatores humanísticos.

Nos capítulos, os aficionados e curiosos pelos acontecimentos do planeta Terra poderão encontrar os temas família coletoras e agricultoras (até 3.000 a.C.), cidades e sociedades clássicas (3.000 a.C. a 500 d.C.), expansão das redes de interação (500 d.C. a 1.500 d.C.), um novo mundo de conexões (1.500 d.C. a 1.800 d.C.) e industrialização, imperialismo e desigualdade (1.800 d.C. a 2.015 d.C.).

Os pontos fortes da história englobam episódios como: caminhos da urbanização, vida na cidade, intercâmbio de costumes e religioso, cultura cortesã, colonização, império, comércios, propagação de doenças, guerras, drogas, comercialização do lazer, comércio do açúcar, tráfico de escravos, expansão e transformação da indústria, movimentos sociais, novo imperialismo, pós-industrialização, pobreza e a sociedade que caminha para o terceiro milênio.

Ainda, aborda a criação de uma rede mundial de comércio, incorporando coletores, agricultores e operários, bem como xamãs, escribas e secretários.

Esta incrível obra apresenta comparações e generalizações, além de notas às diversidades e particularidades, pois examina as questões sociais e culturais que estão no centro das grandes questões da atual história do mundo.

Ficha técnica:
Editora:
 Edipro
Gênero: História
Preço: R$ 79,00
ISBN: 9788552100263
Edição: 1ª edição, 2018
Tamanho: 19×23 cm
Número de páginas: 416

O autor: Merry E. Wiesner-Hanks é professora com distinção e presidente do Departamento de História da Universidade de Wisconsin-Milwaukee. Ela é autora ou editora de vinte livros, dentre eles, os diversos volumes do The Cambridge World History (2015), do qual é editora-chefe, Early Modern Europe 1450-1789 (Cambridge, 2. ed. 2013), Women and Gender in Early Modern Europe (Cambridge, 3. ed. 2008), Christianity and Sexuality in the Early Modern World: Regulating Desire e Reforming Practice and Gender in History: Global Perspectives. Ela também escreveu uma série de livros didáticos inovadores para uso em sala de aula, incluindo Discovering the Global Past: a Look at the Evidence, um livro para jovens adultos, An Age of Voyages, 1350-1600, e um livro para os leitores em geral, The Marvelous Hairy Girls: The Gonzales Sisters and their Worlds.

Posts relacionados

Celebre o Dia do Bacon com sanduíches especiais

Redação

A arte de compreender

Redação

Silvana Gontijo lança o livro “Como Tudo Começou” na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo

Redação

Deixe um comentário