Olhares latino-americanos sobre Winnicott

A Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) promove no próximo sábado, 17 de março, evento de lançamento do livro ‘Winnicott – Integração e Diversidade – Integración y Diversidad’, com duas mesas de debates, das 9h45 às 13h30, em sua sede. Organizada por Anna Melgaço, Andrea Seixas Magalhães, Rodrigo Rojas, Cleon Cerezer, Nadia Gonçalves e Wania Maria Cidade, a obra é dividida em cinco seções compostas por 36 trabalhos de analistas estudiosos da teoria do psicanalista inglês Donald Woods Winnicott (1896 – 1971).

Cada seção do livro, publicado pela editora Prospectiva, apresenta artigos relacionados a um tema de estudo do psicanalista inglês. Os trabalhos presentes na primeira parte estabelecem articulações teóricas entre Winnicott e seus interlocutores. A segunda aborda a clínica analítica contemporânea. A terceira trata de questões sobre psicanálise e cultura. Integração psicossomática e parentalidade e conjugalidade são os temas da quarta e da quinta seções. A edição apresenta textos em português e em espanhol, de acordo com a nacionalidade dos autores – brasileiros e de outros países latino-americanos.

No lançamento, o livro será apresentado, entre 9h45 e 10h, por Anna Melgaço, Ana Sabrosa, e Wania Cidade, respectivamente membro efetivo, diretora científica e presidente da SBPRJ. Das 10h às 11h30 e das 12h às 13h30, serão realizados os debates, com alguns dos autores de artigos do livro. O primeiro terá participações de Bernard Miodownik (SBPRJ), José de Matos (SPRJ), Rachel Sztajnberg (SPCRJ), Carla Penna (CPRJ), Rosa Albé (APERJ-Rio 4) e coordenação de Ana Sabrosa. Os participantes do segundo são Joaquim Alberto Jorge (Uberaba), Cleon Cerezer (Porto Alegre), Sandra Baccara (Brasília), Hang-Ly de Ikegami Rochel e Yoshiaki Ohki (ambos de São Paulo) e a coordenação é de Anna Melgaço. O intervalo entre 11h30 e 12h será para café e autógrafos.

No prefácio, Anna Melgaço ressalta que teve o privilégio de organizar, em 1991, com Julio de Mello Filho e outros colegas, o primeiro evento aberto sobre Winnicott, no Rio de Janeiro. Os trabalhos apresentados na ocasião deram origem ao livro ‘Winnicott 24 anos depois’, organizado por ela e por Julio. Passadas algumas décadas e vários encontros dedicados ao tema, inclusive o XXIV Encontro Latino-americano sobre o pensamento de Donald Winnicott, em 2015, no Rio de Janeiro, organizado por ela, com a participação de representantes da SBPRJ e de outras sociedades psicanalíticas do Rio, e foi a origem deste novo livro. “Espero que o leitor possa desfrutar dessa leitura, assim como nós desfrutamos da organização do livro”, destaca.

O livro tem 364 páginas e será vendido por R$ 60,00 no lançamento. A SBPRJ fica na Rua David Campista, 80, no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita e pede-se inscrição prévia na secretaria da SBPRJ, por email (sbprj@sbprj.org.br) ou telefone (21 2537-1115).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.