Oásis Xamântico

Spa Serra Morena, em Petrópolis, elabora programa completo de alimentação, terapias, exercícios físicos e meditação para aqueles que desejam iniciar o Ano Novo com o corpo e a mente renovados

Hambúrguer de peixe com chios de batata doce, baroa, beterraba, couve e cenoura (foto: Maria Mattos)
Hambúrguer de peixe com chios de batata doce, baroa, beterraba, couve e cenoura (foto: Maria Mattos)

Fim de ano é época de renovação, de fazer balanços das conquistas alcançadas e, por que não, começar a planejar novas metas a atingir para o ano seguinte. Nesse ponto, muitas delas podem estar relacionadas a dedicar mais atenção para os cuidados com o corpo e a mente ou, simplesmente, o desejo de fechar o ciclo de 2016 fazendo uma boa desintoxicação do organismo, relaxando, cuidando da saúde e, também, do lado emocional. 

Por conta disso, o Spa Serra Morena, que fica em Petrópolis, localizado em meio a uma exuberante mata atlântica, totalmente integrado ao clima ameno da natureza, preparou um programa especial de quatro dias para este fim de ano, que envolve um cardápio detox equilibrado e muito saboroso, terapias de relaxamento, exercícios físicos, além de sessões de meditação para harmonizar com o corpo e a mente.  Tudo isso integrado à excelente infraestrutura do Spa, composta por piscina externa e aquecida, academia, sauna, centro de estética e terapias, restaurante e uma área fenomenal de 14 mil metros quadrados de tranquilidade, paz e puro verde. 

Booking.com

O passeio pelo programa começa no dia 29 de dezembro, com ênfase em atividades físicas aquáticas, na piscina aquecida e na piscina para hidrocaminhada, que possuem vista para a mata atlântica.  Se exercitar olhando para o verde e respirando o ar puro será um prazer à parte. Em seguida, os hóspedes poderão experimentar todo o relaxamento e cuidados de beleza da Apple Spa, terapia que envolve quatro etapas em sequência: esfoliação corporal, que prepara a pele para a aplicação da máscara de argila detox com chá de maçã, e uma sessão de Photon Dome, um aparelho que utiliza calor e raios infravermelhos para eliminação de líquidos, amenização de dores musculares e combate ao estresse. Por último, é feita uma drenagem linfática corporal, que elimina o excesso de líquidos e ativa o sistema linfático.

Kibe vegetariano (foto: Maria Mattos)
Kibe vegetariano (foto: Maria Mattos)

Já no dia 30, os clientes terão à disposição um programa de atividades físicas completo, mas com ênfase em duas caminhadas que serão oferecidas. Uma pela manhã e outra no início da tarde. Serão realizadas próximas ao spa, em uma linda área muito arborizada. No final do dia, a terapia sugerida será o banho purificante, com aromaterapia de hortelã e capim limão, com direito a cromoterapia, que adiciona efeito terapêutico ao banho. Uma delícia…

E no dia 31, a grande preparação para a noite da virada será com uma meditação guiada em grupo, às 22h, para preparar o astral para a chegada de 2017. O tema dessa meditação será a Abundância e o grupo de participantes poderá incluir seus pedidos para o Ano Novo. A meditação ocorrerá na sala de convivências da sede, em uma ampla varanda com vista para o verde. Neste dia, a terapia sugerida é a massagem terapêutica com gemo terapia, feita com pedras semipreciosas. Essa massagem utiliza óleos vegetais puros e aromatizados e utiliza as propriedades purificadoras dos cristais.

De acordo com Maria Elisa Duarte, sócia do Spa e que possui larga experiência em massoterapia e watsuterapia, com formação pelo Harbin Institute of Shiatsu&Massage, nos Estados Unidos, o programa de meditação é baseado na filosofia do Xamantismo. Muito antigo e ancestral, o ritual visa o reencontro do homem com seu próprio mundo interior, com sua sabedoria e autoconsciência através dos ensinamentos e fluxo da natureza. A filosofia promove a harmonização plena do ser, dos ambientes e ativa as habilidades de coragem, força e sabedoria para lidar com as questões pessoais do dia a dia, curas, prevenção de distúrbios e doenças. A proposta com a Jornada Xamânica será, principalmente, propiciar uma outra forma de pensar a vida, resgatar o “Sagrado” que habita em todos os seres e a ligação com as forças da natureza. Será de experienciar a abundância contida ao redor e dentro de cada um. Ativar memórias e registros relacionados ao xamantismo, bem como a sabedoria de alma. Também tem o objetivo de possibilitar que cada pessoa encontre seu espaço sagrado, sua hora de poder e sinta essa conexão. “Teremos contato com os quatro elementos primordiais, agregaremos a energia através da dança, da meditação, das ervas, do tambor e das cerimônias sagradas do Temazcal. E, assim, desenvolveremos um maravilhoso despertar de nossa consciência, auto-cura e sabedoria de alma. Tudo em meio à tranquilidade e vitalidade que a natureza oferece.” – destaca.

Por fim, já no dia 01 de janeiro, o spasiano poderá aproveitar o hidro alongamento, feito na piscina aquecida. Também poderá aproveitar a deliciosa sauna à vapor ou a violeta, que é energizada com belos cristais de ametista. A sauna é oferecida a todos os clientes, sem custo adicional. Um luxo, não?

Seguindo o roteiro, outro atrativo deste maravilhoso programa de fim de ano será no quesito gastronomia, com um excelente cardápio detox. Supervisionado pela nutrichef exclusiva do Spa, Michele Martins, o programa alimentar com cardápio detox visa diminuir os processos inflamatórios do corpo, assim como seu estresse oxidativo.  “Essa dieta procura explorar alimentos mais naturais, sem nenhum uso de alimento em conserva, com corantes e diminuindo – e evitando em alguns dias – alimentos de origem animal. Toda essa visão tem o objetivo de viabilizar e acelerar a detoxificação do organismo, ou seja, são alimentos coadjuvantes na melhor ação de funcionamento do fígado, um órgão muito necessário para manter nosso metabolismo em ordem e, também, responsável por armazenar muitas vitaminas e minerais necessários para processos vitais.” – destaca. 

De acordo com a nutricionista, o programa inicia com dietas de 1000 Kcal, divididas em seis refeições diárias,  com o objetivo de prezar pelo bom funcionamento do metabolismo. São deliciosas opções como salmão com legumes grelhados, hambúrguer de peixe com chips de vegetais, quibe vegetariano e salada com ingredientes fresquinhos da serra. Hum… imperdível! 

Nos últimos dois dias, passa-se para a dieta com baixas calorias, em média, cerca de 700 kcal a 800 kcal. “É uma dieta ótima e rica em vitaminas e minerais com poder de desintoxicar, mas é restrita em calorias e deve-se fazer com cautela. Damos preferências a alimentos da época e orgânicos e evitamos o leite, derivados e alimentos que contenham glúten. Tiramos a carne vermelha e diminuímos o consumo de proteína animal” – ressalta. 

Ao longo do dia, entre as refeições, também será oferecido aos hóspedes chás gelados de hibiscos com cavalinha e hortelã para diminuir o inchaço, melhorar a circulação e digestão. À noite, para ajudar  no sono, poderão saborear um delicioso leite de capim cidreira feito com água de coco ou chá de maracujá com erva doce. 

Com um verdadeiro oásis de relaxamento e saúde como esse, uma única certeza é de que os hóspedes vão começar muito bem 2017, com o pé direito.  

A fundadora do Spa 
Maria Elisa Duarte é massoterapeuta e watsuterapeuta. Ela é formada pelo Harbin Institute of Shiatsu&Massage, nos Estados Unidos. Possui mais de 800 horas de experiência em massagem e terapias de relaxamento e beleza. Morou por oito anos na Califórnia, dos quais, quatro deles em São Francisco e quatro em Napa Valley, região conhecida pela sua produção vínica e por suas águas termais. De volta ao Brasil, resolveu adaptar sua experiência no exterior para a realidade brasileira e investiu, em Petrópolis, no seu próprio Spa – o Spa Serra Morena. 

SERVIÇO:

Spa Serra Morena

Programa Oásis Xamântico – Fim de Ano
Duração: 4 dias
Valores do Programa : Entre R$ 150,00 e R$ 350,00 cada programação.

Mais informações: Rua A, Loteamento Serra Morena 161 – Pedro do Rio, Petrópolis – RJ
Telefone(24) 2223-9909
www.spaserramorena.com.br

Booking.com