O psicanalista Leopold Nosek faz palestra no Rio no dia 15 de junho

Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de SP, Nosek fala sobre um dos temas do livro que lançará no dia 29/6 na livraria Travessa Leblon/RJ

O Centro de Estudos da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) promove um encontro com o psicanalista Leopold Nosek, no dia 15 de junho, às 17h. Ele fará palestra sobre o tema de “Desaparecidos, Uma História de Dor”, um dos artigos do livro “A Disposição Para o Assombro”, que será lançado no dia 29, na Livraria da Travessa, no Leblon.

“Retomando na Ilíada as lutas pelo corpo do herói morto, abordarei a necessidade da presença do corpo para o trabalho do luto. Lembro que são as cerimônias fúnebres que estão na origem dos jogos olímpicos e de tantas criações civilizatórias entre os gregos. O trabalho de luto na teoria freudiana é mecanismo essencial da construção do caráter. Discutirei como questões relativas à verdade no período da ditadura militar impediram o luto. Nem a melancolia pode se estabelecer. Desse ‘buraco negro’, desses desaparecimentos, se originam muitas das distopias sociais e políticas que fazemos face hoje e de espectros que não cessam de nos assombrar. Freud é essencial como uma das abordagens da criação da cultura”, comenta o psicanalista.

Nascido na Polônia em 1947, Nosek chegou ao Brasil no final de 1950. É analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e, entre outras participações institucionais, presidiu a SBPSP, a Federação Brasileira de Psicanálise e a Federação Psicanalítica da América Latina. Também integrou o board da International Psychanalitical Association (IPA) e foi chair do Comitê de Psicanálise e Cultura da instituição.

A palestra será na seda de da SBPRJ (rua David Campista, 80, Humaitá, RJ) e é aberta ao público, com inscrições pelo e-mail sbprj@sbprj.org.br ou pelos telefones (21) 2537-1333 e 2537-1115. Será cobrada taxa de R$ 20,00 para não membros da SBPRJ.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.