O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna

Ariano Suassuna para criança - Indicado em três categorias do Prêmio CBTIJ

Depois do sucesso no Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea, o espetáculo reestreia no sábado 24 de fevereiro, ás 16h, na Casa de Cultura Laura Alvim.

O espetáculo está indicado nas categorias: ator coadjuvante; direção musical e coreografia, conforme link http://cbtij.org.br/premio- 2017-cbtij-de-teatro-para-criancas/

A França tem Moliére. A Itália tem Goldoni. O Brasil felizmente tem Ariano Suassuna, autor de várias obras com destaque para o “O Auto da Compadecida” joia rara da dramaturgia popular brasileira. Apesar de sua grande e principal inspiração ser o genuíno homem brasileiro, encontra-se na obra deste mestre a influência do universo das comédias francesas e do gênero italiano da comédia dell’arte. Todas estas são artes que souberam retratar com lente de aumento as principais características do comportamento humano.

Levar crianças e adultos a vivenciar a rica cultura popular brasileira. O espetáculo é uma mescla da literatura de cordel e de ritmos como a ciranda, o bumba-meu-boi, o cavalo-marinho, o frevo e etc. A comédia “O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna” interage com o público de forma leve, lúdica, colorida e alegre levando-o a cantar, dançar e identificar-se com a sensibilidade e a esperteza dos personagens de Ariano Suassuna.

A trilha sonora do espetáculo é executada ao vivo.

Sinopse
O protagonista é o poeta e cantador Joaquim Simão, pobre e preguiçoso, que vive com sua mulher e mais 10 filhos num casebre. Por mais que sua esposa peça, Simão nega-se a trabalhar, convencendo-a com suas desculpas. Num belo dia, um vaqueiro penalizado pela situação da mulher, presenteia o casal com uma vaca. Joaquim Simão, que detesta o presente, troca a vaca por um burro, o burro por uma cabra, a cabra por um galo e o galo por um pão francês. Um homem rico que presencia as trocas, aposta dinheiro com Joaquim, dizendo que sua esposa não vai gostar do resultado das trocas. Joaquim , que bem conhece sua mulher, aceita a aposta e sai vitorioso levando o dinheiro do rico. Finalmente, a partir de uma ironia do destino e da aposta, Joaquim Simão torna-se um homem próspero, dono de uma fazenda chamada Fazenda Homem da Vaca.

Ficha Técnica
Texto: Ariano Suassuna
Concepção e Direção: Henrique Kaladan

Elenco:
Pedro Lontra
Barbara Pfeiffer
Gabriel Lopes
Mario Cardona
Nathalia Fabris
Luciano Veneu
Leonardo Villar

Músicos:
Alexandre Bittencourt (Flauta e Pifano)
Bruno Reis (Viola de 10 cordas)
Éber de Freitas – (Percussão)

Cabeças e Adereços: Kaladan
Visagismo: Nathalia Araújo
Figurinos: Henrique Kaladan
Confecção dos Figurinos: Anastasia Mytko
Cenografia: Ericeira Junior
Coreografias: Mario Cardona
Direção musical: Alexandre Bittencourt
Programação Visual e Fotografias: Zele Comunicação
Produção executiva e Assessoria de Imprensa: Júlio Luz
Preparação corporal: NatássiaVello
Direção de Produção: AH DE ANDRADE PRODUCOES ARTISTICAS
Apoio Cultural: ZELE Comunicação e Produção Cultural Ltda.

Serviço
Casa de Cultura Laura Alvim – Teatro Laura Alvim
Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema
Informações: (21) 23322015
Sábados e Domingos – 16h
Classificação Etária: Livre
Duração: 60 minutos
Capacidade: 186 lugares
Ingresso: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia)
Temporada 24 de fevereiro a 18 de março de 2018.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.