O artista espanhol Alejandro Sanz é escolhido como a Personalidade do Ano de 2017 do Grammy Latino

A homenagem acontece em um concerto de gala beneficente com renda revertida para  Fundação Cultural Latin GRAMMY® 

Alejandro Sanz
Alejandro Sanz

MIAMI – A Academia Latina da Gravação® anunciou que o cantor, compositor e músico espanhol Alejandro Sanz será homenageado como a Personalidade do Ano de 2017 da Academia Latina da Gravação. A homenagem acontecerá em um espetáculo de gala que acontecerá na quarta-feira, 15 de novembro de 2017, no Mandalay Bay Convention Center, em Las Vegas. 

Ganhador de 18 Latin GRAMMYs® e 3 GRAMMYs, Alejandro Sanz será homenageado por trajetória artística e suas significativas contribuições filantrópicas para organizações como Médicos sem Fronteiras, Save the Children e Greenpeace, entre outras. 

O prêmio de Personalidade do Ano é concedido a músicos como reconhecimento pelas realizações artísticas na indústria da música latina e pelo compromisso com a filantropia. Já foram homenageados com essa premiação grandes nomes como Roberto Carlos, Caetano Veloso, Gilberto Gil,  Ricky Martin, Carlos Santana, Miguel Bosé, Shakira, Plácido Domingo, Gloria Estefan, Juan Luis Guerra e Julio Iglesias, entre outros.

“Alejandro Sanz apareceu pela primeira vez no cenário musical com um violão nos ombros, uma paixão profunda pela música e um talento maravilhoso”, disse Gabriel Abaroa, presidente/CEO da Academia Latina da Gravação. “Após alguns anos, com a ajuda de canções irresistíveis,  seu trabalho tornou-se parte essencial da trilha sonora das nossas vidas. Seu trabalho filantrópico, sua liderança, além de suas músicas inspiradoras, dizem muito sobre as inúmeras contribuições à comunidade latina ao longo dos anos, e por esse motivo estamos muito empolgados com essa homenagem.” 

“Estou honrado em receber esse reconhecimento da Academia Latina da Gravação”, disse Alejandro Sanz. “Estou feliz e empolgado em poder vivenciar essa noite, que certamente será fascinante, na companhia de amigos e colegas. Já participei de alguns desse bailes de gala como convidado, e este é um evento muito especial que faz parte das celebrações de Entrega dos Latin GRAMMYS. Sou muito grato e não vejo a hora de descobrir todas as surpresas que me aguardam.” 

O espetáculo de gala deste ano contará com a participação de muitos astros, com apresentações que celebram os muitos sucessos da carreira de Sanz. O evento antecede a 18ª Entrega Anual do Latin GRAMMY®, que acontece dia 16 de novembro. no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas (Estados Unidos). A renda líquida do baile de gala será destinada às obras de caridade da Fundação Cultural Latin GRAMMY®, cuja missão é aumentar a conscientização e o reconhecimento internacionais das significativas contribuições da música latina e de seus produtores à cultura mundial por meio de bolsas de estudo, bolsas de pesquisas, subsídios e programas educativos. 

Sobre Alejandro Sanz

Desde sua estreia em 1991 com Viviendo Deprisa até seu álbum de estúdio mais recente, Sirope, de 2015, Sanz estabeleceu-se como um dos artistas mais renomados e influentes do mundo, com mais de 25 milhões de discos vendidos. Os 16 álbuns lançados receberam o prêmio Multiplatina na Espanha, na América Latina e nos Estados Unidos. 

Em sua carreira, Sanz formou parcerias com diversos artistas famosos de todo o mundo, incluindo as brasileiríssimas Ivete Sangalo, Roberta Sá e Paula Toller. Grandes astros da música como Alicia Keys, Shakira, Destiny’s Child, Laura Pausini, the Corrs, Juanes, Juan Luis Guerra, e Tony Bennett também promoveram parcerias com o espanhol. O primeiro single“Un zombie a la intemperie”, do álbum Sirope (produzido por Sanz e pelo aclamado produtor Sebastian Krys), chegou à 1ª posição no iTunes na Espanha, na América Latina e nos Estados Unidos.

Em 2013, ele recebeu o título Honoris Causa do prestigioso Berklee College of Music, em Boston, EUA, em reconhecimento às suas contribuições para a música e cultura internacionais. Em 2017, Sanz foi agraciado com a Medalha de Ouro da Comunidade de Madri por seu talento, seu apoio às causas humanitárias e sua capacidade de superar obstáculos. Sanz também recebeu a Medalha de Ouro ao Mérito em Belas Artes concedida pelo ministro da cultura espanhol e o Vision Award conferido pela Casa Branca por meio da Hispanic Heritage Foundation, em reconhecimento às suas notáveis contribuições para a música latina. 

Após um ano de preparações, Sanz começou o ano de 2017 revelando o Más Es Más, o projeto que comemora um ano muito especial em sua carreira artística e a maneira pela qual ele deseja expressar sua gratidão a todos os seus fãs. Quando Sanz anunciou o Más Es Más, a notícia teve mais de um milhão de visualizações no Facebook nas primeiras 24 horas e, em 3 de fevereiro, as vendas antecipadas travaram o site de vendas. Com isso, tornou-se o único artista a esgotar todos os ingressos para uma apresentação no  estádio Vicente Calderón  em apenas 30 minutos.

Atualmente, Sanz tem o maior número de seguidores no Twitter (mais de 16 milhões) dentre os artistas espanhóis. Além disso, ele tem mais de 6 milhões de seguidores no Facebook e 2 milhões no Instagram. 

Para obter informações sobre a compra de ingressos para a 18ª Entrega Anual do Latin GRAMMY ou de mesas para o baile de gala de Personalidade do Ano da Academia Latina da Gravação deste ano, entre em contato com a central de ingressos da Academia Latina da Gravação pelo telefone 310-314-8281 ou pelo e-mail ticketing@grammy.com

# # #

SOBRE A ACADEMIA LATINA DA GRAVAÇÃO:
A Academia Latina da Gravação é uma organização internacional baseada em afiliações e formada por cantores, músicos, compositores, produtores e outros profissionais criativos e técnicos da gravação de língua espanhola e portuguesa. A organização se dedica a aprimorar a qualidade de vida e as condições culturais da música latina e seus criadores. Além de produzir a Entrega Anual do Latin GRAMMY para prestar reconhecimento à excelência no âmbito das artes e ciências da gravação, a Academia Latina da Gravação oferece programas educativos e de apoio à comunidade musical latina, quer diretamente ou por meio da Fundação Cultural Latin GRAMMY®. Para obter mais informações sobre a Academia Latina da Gravação, visite LatinGRAMMY.com.