1.7 C
New York
dezembro 18, 2018
Cinema Featured

Nova tecnologia garante que deficientes visuais e auditivos possam ‘assistir e ouvir’ filmes no cinema

Projeto inédito foi inaugurado em sala de cinema de Curitiba e, em breve, chegará em São Paulo

A tecnologia ProAccess desenvolvida pelas empresas brasileiras Riole e ETC Filmes permite que deficientes visuais e auditivos consigam assistir aos filmes no cinema juntos com o público em geral, sem que um interfira no outro. Uma das salas de cinema da Cineplus, em Curitiba, é o piloto deste projeto inédito no Brasil, desde o final do mês passado e pretende incluir pessoas com deficiência neste tipo de lazer com suas famílias. A tecnologia está em fase de implantação no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca e, em breve, estará disponível para a população.

Confira >>> Rio Heroes | FOX Premium inicia gravações da segundo temporada da série

O acesso à tecnologia é individual e deve ser solicitado pelo cliente no momento da compra do ingresso na bilheteria do cinema. Para clientes com deficiência visual o equipamento vem com um fone de ouvido que narra tanto a fala quanto as expressões e cenários em tempo real, junto com um aparelho que regula o volume. Para clientes com deficiência auditiva, é fornecida uma pequena tela para ser encaixada no porta-copos da sala, em que aparece uma pessoa fazendo os sinais de libras, isso sem interferir na exibição aos demais espectadores.

ProAccess é a solução definitiva para acessibilidade nas salas de cinema do Brasil. Sua instalação dispensa alterações na infraestrutura do cinema e está totalmente adequada aos padrões da DCIDigital Cinema Initiatives, organização formada pelos grandes estúdios internacionais que garante as especificações de cinema digital pelo mundo. O sinal utilizado no ProAccess é em infravermelho e não há a necessidade de wi-fi ou qualquer outro tipo de conexão. Os conteúdos de Libras, Audiodescrição, Áudio assistência e Legendas descritivas são extraídos diretamente do DCPDigital Cinema Package – e o usuário não precisa fazer downloads, pois o sistema sincroniza automaticamente com o conteúdo que está sendo exibido na tela. Os equipamentos são de baixa luminosidade e o volume é ajustável para garantir que todos os espectadores assistam ao filme independentemente.

Com 35 anos atuando no Brasil, a Riole é empresa considerada referência mundial em equipamentos de tradução simultânea. Localizada em Colombo, região metropolitana de Curitiba, a empresa sempre apostou em inovação e ao longo de sua trajetória foi pioneira no seguimento de áudio profissional. A paulistana ETC Filmes atua há quase 15 anos no mercado audiovisual e tem em seu DNA a paixão pela sétima arte. É especializada em todos os serviços e recursos necessários para o filme chegar às salas de cinema e às TVs em todo o país.

Posts relacionados

Pedro Luís canta Luiz Melodia no show Pérolas Negras no Teatro Riachuelo

Redação

‘Viagem ao CEntro da Terra’ se apresenta na Caixa Cultural Rio

Redação

Bose’s Most Iconic Headphones Are On Flash Sale

Jorge Rodrigues

Mostra de Cinema reúne obras fantásticas na Caixa Cultural Rio

Redação

Peça-game para crianças sobre diferença e aceitação comemora um ano de circulação com temporada no Teatro Municipal Ziembinski

Redação

Show da Virada 2018 | Especial da TV Globo ganha gravação em Recife

Alyson Fonseca

1 comentário

De Pernas Pro Ar 3 | Ingrid Guimarães volta aos cinemas - Sopa Cultural novembro 14, 2018 at 16:46

[…] Confira >>> Nova tecnologia garante que deficientes visuais e auditivos possam ‘assistir e ouvir’ filmes no … […]

Resposta

Deixe um comentário