3.2 C
New York
fevereiro 24, 2019
Cinema Featured

Nova tecnologia garante que deficientes visuais e auditivos possam ‘assistir e ouvir’ filmes no cinema

Projeto inédito foi inaugurado em sala de cinema de Curitiba e, em breve, chegará em São Paulo

A tecnologia ProAccess desenvolvida pelas empresas brasileiras Riole e ETC Filmes permite que deficientes visuais e auditivos consigam assistir aos filmes no cinema juntos com o público em geral, sem que um interfira no outro. Uma das salas de cinema da Cineplus, em Curitiba, é o piloto deste projeto inédito no Brasil, desde o final do mês passado e pretende incluir pessoas com deficiência neste tipo de lazer com suas famílias. A tecnologia está em fase de implantação no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca e, em breve, estará disponível para a população.

Confira >>> Rio Heroes | FOX Premium inicia gravações da segundo temporada da série

O acesso à tecnologia é individual e deve ser solicitado pelo cliente no momento da compra do ingresso na bilheteria do cinema. Para clientes com deficiência visual o equipamento vem com um fone de ouvido que narra tanto a fala quanto as expressões e cenários em tempo real, junto com um aparelho que regula o volume. Para clientes com deficiência auditiva, é fornecida uma pequena tela para ser encaixada no porta-copos da sala, em que aparece uma pessoa fazendo os sinais de libras, isso sem interferir na exibição aos demais espectadores.

ProAccess é a solução definitiva para acessibilidade nas salas de cinema do Brasil. Sua instalação dispensa alterações na infraestrutura do cinema e está totalmente adequada aos padrões da DCIDigital Cinema Initiatives, organização formada pelos grandes estúdios internacionais que garante as especificações de cinema digital pelo mundo. O sinal utilizado no ProAccess é em infravermelho e não há a necessidade de wi-fi ou qualquer outro tipo de conexão. Os conteúdos de Libras, Audiodescrição, Áudio assistência e Legendas descritivas são extraídos diretamente do DCPDigital Cinema Package – e o usuário não precisa fazer downloads, pois o sistema sincroniza automaticamente com o conteúdo que está sendo exibido na tela. Os equipamentos são de baixa luminosidade e o volume é ajustável para garantir que todos os espectadores assistam ao filme independentemente.

Com 35 anos atuando no Brasil, a Riole é empresa considerada referência mundial em equipamentos de tradução simultânea. Localizada em Colombo, região metropolitana de Curitiba, a empresa sempre apostou em inovação e ao longo de sua trajetória foi pioneira no seguimento de áudio profissional. A paulistana ETC Filmes atua há quase 15 anos no mercado audiovisual e tem em seu DNA a paixão pela sétima arte. É especializada em todos os serviços e recursos necessários para o filme chegar às salas de cinema e às TVs em todo o país.

Posts relacionados

O Parque dos Sonhos | Paramount divulga trailer oficial da animação

Alyson Fonseca

Festival Curta com Teatro apresenta curtas e peças no Forte de Copacabana

Redação

‘O Doutrinador’ invade o Palácio do Governo

Redação

Nando Reis faz grande show no Vivo Rio

Redação

Música Extemporânea Brasileira lança o clipe “Invisível” em show, dia 29 de agosto, no Teatro Ipanema

Redação

Degustação de cafés com a barista Keiko Sato no Farinha Pura Experiência

Redação

1 comentário

De Pernas Pro Ar 3 | Ingrid Guimarães volta aos cinemas - Sopa Cultural novembro 14, 2018 at 16:46

[…] Confira >>> Nova tecnologia garante que deficientes visuais e auditivos possam ‘assistir e ouvir’ filmes no … […]

Resposta

Deixe um comentário