No Dia Nacional da Saúde e Nutrição Aprenda a Cuidar da Saúde Mental

Até 2020, a depressão será a doença mais incapacitante do mundo, diz a (OMS)

Qual foi a última vez que você fez um check-up, foi ao nutricionista, ao psicólogo, ou tirou um tempo para cuidar de si? Nesta sexta-feira (31/03) é comemorado o Dia Nacional da Saúde, e segundo a (OMS) a Saúde é um estado de completo bem-estar que inclui três fatores, entre eles, o físico, o psicológico e o social. A psicóloga Miriam Pontes de Farias, explica que muitas pessoas vivenciam situações de origem emocional, que geram muitos sofrimentos e transtornos psicológicos. No ano passado, 75,3 mil trabalhadores precisaram se afastar do mercado por problemas psicológicos.

Segundo a especialista, o lado emocional nas questões de saúde vem aumentando significativamente. Suas causas e efeitos são preocupantes. Dados do Ministério do Trabalho, de 2009 a 2015, informam que 97 mil pessoas foram aposentadas por invalidez, por causa dos transtornos mentais e emocionais. A psicóloga Miriam Farias diz que é tão importante cuidar das emoções quanto cuidar da saúde do corpo.  “O estresse, ansiedade, depressão, fobias e o pânico, estão chegando a níveis alarmantes, e podem causar sintomas físicos como dores de estomago, úlceras, fortes dores de cabeça, cansaço excessivo, insônias, entre outros fatores que influenciam na saúde física e mental”.

Booking.com

É possível se prevenir e ser ajudado, a dica é: procure realizar atividades prazerosas, estar entre amigos, se possível, realizar atividade física, não assumir responsabilidades além do seu limite, evitar cobranças excessivas, valorize os momentos de lazer. Em alguns casos é indicada a ajuda de um psicólogo para investigar a origem do problema.

Vivemos uma época agitada, onde inquietudes, pressa, ânsias, desânimos, incertezas, indagações, dificuldades financeiras, etc., levam o indivíduo ao cansaço, a exaustão e ao sofrimento. “É importante que o individuo cuide de si, e não permita que os agentes sabotadores da boa saúde prejudiquem o seu bem estar. Visitar o médico regularmente para uma avaliação é importante. A saúde bucal também tem influência numa boa qualidade de vida, a atividade sexual não deve ser esquecida, ter uma boa alimentação, ingerindo alimentos saudáveis é fundamental. Tudo isso contribui não só para uma boa saúde física, como para uma boa autoestima. A autoestima é uma excelente defesa para a saúde física, mental e emocional. É importante lembrar que a saúde é o seu bem mais precioso, preserve-a e tenha uma vida mais feliz”.  finaliza.

A especialista:
Miriam Pontes de Farias, Psicóloga – CRP 05/25815 – Pós Graduada em Hipnose Clínica, Professora, Conferencista Internacional, Palestrante, Coordenadora e Supervisora de grupos há mais de uma década.

Criadora do curso de Memória e Técnicas de Estudos para provas e concursos, ministrados na Universidade Estácio de Sá e no Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR), a Dra. Miriam desenvolve um trabalho inovador com hipnose, preparando alunos para provas de vestibular, concursos públicos, provas orais e entrevistas.

Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hipnose (SBH) no período entre 2010 e 2012. Atualmente organiza e ministra aulas em cursos de Hipnose Clínica, Regressão de Memória e Auto-hipnose. Em maio de 2010 ministrou aula de Hipnose Médica para os alunos do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), como professora convidada na cadeira de Medicina Complementar e Integrativa.

Também participou como palestrante convidada em 2010, do 1º Congresso Sul Americano de Hipnose (HIPNOSUL) em Punta Del Este e do Workshop Regressão de Idade com Hipnose no Instituto Português de Hipnose e Peak Performance (IPHP) em junho de 2014. Ministrou palestra, com o tema Hipnose Ferramenta de Memorização em Provas e Concursos, abril 2015. De 22 a 24 de outubro de 2015, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, (UERJ), foi   realizada   a   primeira   Jornada   Brasileira   de   Hipnose, a psicóloga Miriam Pontes de Farias, palestrou sobre a “Hipnose em provas e concursos”.

Booking.com