Nélio Torres lança seu 7º CD Autoral “O Banxhurna” Com as participações especiais de Roberta Nistra e Cavalo Marinho Estrela da Paraíba no Centro Cultural Othelo, no Centro

O cantor e compositor Nélio Torres, que é um dos defensores do folguedo do ‘Cavalo Marinho’, faz show de Lançamento de seu 7º disco autoral, O Banxhurna, com as participações Especiais de Roberta Nistra e Cavalo Marinho Estrela da Paraíba, no Centro Cultural Othelo ( R Morais e Vale, 15, Centro), no dia 06 de abril/2018, (sexta feira)  as 20h, com ingressos a R$ 15,00.                                                                                             

O Novo Trabalho
Nélio Torres se destaca no novo trabalho com belas canções e belas letras, como a música de trabalho do CD, “Evolução”, em que o compositor canta e pede em tom de oração por “evolução, Terra”!

Nélio esclarece que o nome curioso do CD, BANXHURNA, “significa a flor vermelha do cume da montanha, uma flor endêmica da região da Basilicata, na Itália”. Isso traduz bem a atmosfera do disco, raro em beleza, sutilezas e originalidade.

Não podemos deixar de destacar que o compositor também é mestre de Cavalo Marinho, uma das mais importantes e mais antigas atividades de bois do Brasil, classificado por Oswald de Andrade como sendo a primeira. Isso esclarece o porquê da indumentária da capa do CD, que tem Nélio com as vestes de Mestre do Cavalo Marinho Estrela da Paraíba.

O CD foi gravado em João Pessoa, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, entre os anos de 2015 e 2017, e contou com as participações especiais de Socorro Lira (SP), na música “Rosário da Partida”, em parceria com a poetisa Valéria Pisauro (SP); Roberta Nistra (RJ) na música “Cheirando à Jasmim”; Henrique Cazes (RJ) na música “Paraiso Vagabundo”, que conta com arranjos de Giba Nascimento (RJ).

Outras parcerias do CD: “Quero Tão Pouco Dessa Vida” e “O Que eu Mais Gosto em Você”, com o poeta e jornalista mineiro Petrônio Gonçalves (BH), arranjos Victor Lustosa; “Passarinho Cantadô” em parceria com Étti Paganucci (ES), “Banxhurna” em parceria com Túlio Pizzol (ES), e “Morte e Ressurreição do Boi” com o Cavalo Marinho Estrela da Paraíba.

O CD conta ainda com as participações de Rayssa Melo (Violino) (PB) e Mayra Ferreira (Cellos) (PB), na música ‘Evolução”, que é o  Single do CD Banxhurna, pelo Selo TRATORE.

Sobre as gravações, Nélio lembra que “fizemos tudo de forma bem coletiva, participativa, tendo sempre a intuição dos experimentos musicais, sempre buscando o novo, como o harmônio e Mridangan (instrumentos indiano), Casaca (instrumento Capixaba), Rabeca (Cavalo Marinho), Xilofone de vidro (artezanal), e outros, isso tudo pode ser percebido na maioria das canções”, completa orgulhoso com o resultado final Nélio Torres.

Quem é o Nélio Torres?
Compositor, pesquisador, poeta e produtor. Natural de João Pessoa, PB, morou 20 anos no Rio de Janeiro, cidade de sua maior produção musical e cultural, e em Vitória, ES, onde recebeu o Título de Cidadão Espírito-Santense, em 2014, da ALES (Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo), pelo conjunto da sua obra artística. Retornou à Paraíba, em 2015, para coordenar o ‘Cavalo Marinho Estrela da Paraíba’, onde é o mestre. É também o fundador do ‘Boi dos Cajueiros’ ( de Maricá, RJ – “Prêmio Culturas Populares 2007 – MinC” ), e Prêmio Culturas Populares 2017 com o Cavalo Marinho Estrela da Paraíba.  Gravou 06 CD´s autorais independentes, sendo eles: ‘Tambaú’, em 1990, ‘Canto Novo’, de 2000, ‘Em Busca da Infância Encantada’, também 2000,  ‘Jardim das Canções’ de 2004; ‘Boi dos Cajueiros’, de 2005 e ‘Zumbidos’, de 2014 e 03 DVD`s ( incluindo “Dança do Toré”, dos Potiguara-PB). É um dos Secretários da IOV Brasil ( Órgão Internacional de Folclore e Arte Popular, UNESCO).

Para quem quiser ouvir um pouco do CD e só acessar o  endereço:  http://www.tratore.com.br/um_ cd.php?id=10750

Show de Lançamento do CD Banxhurna de Nélio Torres
Dia 06/04 – Sexta Feira – 20h
Participações Especiais: Roberta Nistra e Cavalo Marinho Estrela da Paraíba
Centro Cultural Othelo
R Morais e Vale, 15
Preço dos Ingressos: R$15,00.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.