Naitsu – Noites com Murakami

O monólogo coreográfico criado por Regina Miranda especialmente para Marina Salomon, zooms in nas horas noturnas em que os sonhos, medos e desejos se misturam e fazem explodir as fronteiras entre real e imaginário.

NAITSU recria em cena a atmosfera fantástica de Haruki Murakami, considerado o maior autor japonês da atualidade, cuja obra Regina pesquisa ha vários anos. Sem transpor diretamente qualquer de seus livros, NAITSU atravessa a obra de Murakami, faz convergir situações recorrentes em sua literatura e aglutina várias personagens em apenas uma, que percorre paisagens estranhas e, às vezes, pertencentes a um outro mundo.

O entrelaçamento de textos de obras diversas de Murakami com o texto corpo-verbal de Miranda mantém a noite viva e a pulsação emocional da personagem vibrante, enquanto ela atravessa insone as horas entre a meia-noite e o alvorecer.

“ NAITSU (noites em Japonês) convida a plateia para a experiência conjunta de uma noite em claro, com seus momentos de sonho, delírios, angústias e reflexões. O espetáculo cria um diálogo entre as várias noites descritas por Murakami e as noites que por vezes nos assaltam, aquelas onde os limites entre razão e insanidade se tornam mais tênues e a percepção da presença de instâncias fantásticas se torna mais aguçada.” – RM

Em um fazer teatral-coreográfico que ancora a palavra na intensa corporalidade da intérprete e nas complexas configurações corpo-espaciais das cenas, Miranda propõe trânsitos plásticos, emocionais, visuais e sonoros, entrelaçamentos entre dança e literatura, gesto e palavra, sugerindo meios-caminhos entre a cena e o que Freud chamou de “a outra cena”, bem como entre a atriz e a plateia, que se torna cúmplice destes percursos instáveis.  Já em 1995, a crítica de dança Helena Katz já identificava essas indagações no trabalho de Miranda: “Há um mesmo rumor subterrâneo em todas as obras. É seu pensamento evolutivo que constrói essa narrativa íntima, doada a nós nessas espécies de cartas de um diário imaginário”.

Marina Salomon – Sobre a criação de Naitsu com REGINA
Regina Miranda é mestra em transformar fronteiras em espaços compartilhados. Fronteiras aqui percebidas, não como divisões rígidas entre dois polos, mas como campos de passagem que, qual um caleidoscópio, possibilitam infinitos modos de sentir e perceber a realidade.

Quando conheci o trabalho de Regina, me apaixonei pelo modo como dança, teatro, literatura e música entravam em combustão e se transformavam em linguagem cênica. Explorar e “encorpar” relações entre gesto e palavra, movimento e silêncio, estados de presença, proximidade e distância, são questões presentes em nossa longa parceria artística.  

Ao me deparar com a obra de Haruki Murakami percebi que esses territórios fronteiriços eram, também, um tema constante em sua escrita, onde real e imaginário quase se confundem, em trocas contínuas de lugar e sentido.  Assim, o encontro entre Regina, Murakami e eu pareceu inevitável.

Naitsu, noites com Murakami nasce do entrelaçamento entre a obra desse fantástico escritor com nossas memórias e experiências de noites intermináveis. Surge também do desejo de falar da noite como zona de passagem, travessia delicada por realidades difusas onde desejos, medos e expectativas se intensificam e possibilitam experiências – que esperamos compartilhar –  de (re)conhecimento e transformação.

Marina Salomon

SERVIÇO

NAITSU: Noites com Murakami
criação e direção: Regina Miranda
intérprete: Marina Salomon
figurino: Luiza Marcier
ambientação: Regina Miranda
design Gráfico: Simone Grenier
fotos: Luis Cancel
mídIa Social:  Roberta Fernandes
produção: Denise Escudero

Local: Casa de Cultura Laura Alvim
Espaço Rogerio Cardoso (Porão)
Endereço: Av. Vieira Souto, 176
Horários: sexta e sábado as 20h30 e domingo as 19h30
Duração do espetáculo: 55 minutos

Preço do Ingresso:
inteira: R$ 40,00
meia: R$ 20,00

Classificação:Livre
Temporada: de 15 de junho a 8 de julho às sexta, sábados e domingos.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.