Mutirão LivMundi na Escola Camilo foi um sucesso

Foto: Sergio Satierf
Foto: Sergio Satierf

O Mutirão LivMundi na Camilo aconteceu na manhã do último sábado, 02 de dezembro, na Escola Municipal Camilo Castelo Branco, no Horto. O evento reuniu cerca de 80 pessoas entre alunos, ex-alunos, professores, pais e comunidade local, todos para realizar trabalhos voluntários, com os principais objetivos:

– pintar a quadra poliesportiva da escola.
– limpar as áreas verdes e plantar novas mudas.
– revitalizar o portão com uma oficina de graffiti para os alunos.

Por trás das ações, a intenção era mostrar o potencial da comunidade reunida para promover benfeitorias e transformar a cidade de baixo para cima. Os voluntários de todas as idades se revezaram entre as tarefas, todos muito dispostos a colocar a mão na massa, aprender e ensinar.

A Renata Carijó, da CARPE, que cultiva a horta junto com os alunos da Camilo e ensina Educação Ambiental na escola, orientou a todos que trabalharam nos canteiros. Pais que trabalham com jardinagem, e professores lideraram os cuidados com os jardins. Cerca de 120 novas mudas foram plantadas na escola, para serem cultivadas pelos próximos anos.

Os artistas Rike e Wark Rocinha ofereceram aos alunos uma oficina de graffiti, que resultou na entrada da escola mais colorida e revitalizada. Outro espaço que também recebeu cuidados e cor foi a quadra da escola, uma das áreas favoritas dos alunos para praticarem esportes.

As professoras de Artes e alunos também se mobilizaram para decorar o prédio e fazer uma recepção calorosa para os voluntários. Mais de 50 livros foram doados e trocados no Espaço da Leitura e o Café da Manhã Coletivo contou com a colaboração de todos.

As ações foram muito bem recebidas pelos alunos, que se divertiram e ampliaram a integração entre escola e comunidade local. Outras atrações que fizeram sucesso com o público foram o mosaico na sala de aula ao ar livre criado com o Coletivo Cola Caco, que segue em parceria com a Camilo e o LivMundi, e também a banda que tocou e encantou a todos durante toda a manhã. Francisco Glauber Silva, flautista e ex-aluno da Camilo e seus amigos prestigiaram o evento garantindo a trilha sonora animada.

Todo o evento foi financiado coletivamente por meio da plataforma Benfeitoria, onde foram arrecadados R$4.605 para a realização do Mutirão, com apoio de diversos parceiros do LivMundi.