Musical Bem Sertanejo (foto: Bruno Fioravante)
Musical Bem Sertanejo (foto: Bruno Fioravante)

Apresentada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à cultura, e Circuito Cultural Bradesco Seguros, com patrocínio da Alelo e Raízen, apoio da Algar Telecom, Firestone, Comgás, Momenta e Lojas Havan, além de contar com a Avianca como transportadora oficial e a Volkswagen Caminhões e ônibus como caminhão oficial, a montagem mostra a força e história da cultura sertaneja. Michel Teló faz sua estreia como ator. Primeiro fim de semana, em São Paulo, teve ingressos esgotados.

Inspiradas pelo sucesso de “SamBRA – 100 anos de samba”, musical que levou 60 mil pessoas ao teatro e foi visto por milhares no reveillon de Copacabana, e da série “Bem Sertanejo”, comandada por Michel Teló na TV, a Musickeria e a Aventura Entretenimento se uniram para a realização de um projeto inédito. Apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e pelo Circuito Cultural Bradesco Seguros, “Bem Sertanejo, O Musical” conta a história do gênero desde as suas origens no campo, na década de 1920, até os últimos hits que vem rompendo barreiras e emplacando sucessos até mesmo fora do Brasil. No repertório, cerca de 56 sucessos de nomes consagrados, como Tonico e Tinoco, Sérgio Reis, Almir Sater, Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo, Zezé Di Camargo e Luciano e Gustavo Lima. Com ingressos esgotados no fim de semana estreia, de 21 a 23 de abril no Tom Brasil, em São Paulo, a montagem vai passar por  outras 6 cidades de estados que têm uma forte relação com a cultura sertaneja, como São Paulo, Minas Gerais e Paraná, encerrando em dos mais importantes polos do mercado sertanejo, em Ribeirão Preto (SP). No Rio de Janeiro, de 10 a 12 de maio, “Bem Sertanejo, O Musical” fará história ao ser montado no Theatro Municipal, casa conhecida pela agenda de ballets, concertos, óperas e que, em toda sua história, nunca recebeu um espetáculo do gênero. A empreitada também conta com outras grandes empresas parceiras como os patrocinadores Alelo e Raízen, apoio da Algar Telecom, Firestone, Comgás, Momenta e Lojas Havan. A Avianca é a transportadora oficial e a Volkswagen Caminhões e ônibus participa com o caminhão oficial da turnê. O portal Vírgula, Elemídía, PagSeguros do UOL são mídias oficiais e a promoção é da TV Globo.

Michel Teló
Michel Teló

O espetáculo-show traz Teló pela primeira vez em cena como ator, dirigido por Gustavo Gasparani, que também assina o texto. Os cenários são assinados por Gringo Cardia, que se inspirou nas telas de Tarsila do Amaral, artista que retratou como poucos a vida no campo. A produção ainda conta com a participação de outros grandes talentos das artes, como Maneco Quinderé (iluminação), Marcelo Olinto (figurinos), Renato Vieira (coreografias), Marcelo Neves (direção musical), Mauricio Detoni (arranjos e preparação vocal) e André Piunti (pesquisador musical).

“A música sertaneja veio quebrando barreiras. Historicamente, desde quando ela nasceu, desde quando teve a primeira gravação, o primeiro LP gravado com Cornélio Pires – que juntou uma caravana para gravar música caipira, o estilo já começou a fazer sucesso. É a raiz do povo. A maioria das pessoas do nosso país, a origem do brasileiro, veio do campo. De alguma maneira, toca o coração das pessoas. Da mesma maneira que o mundo foi evoluindo, foi migrando para o urbano, a música sertaneja foi evoluindo junto. Antigamente, se falava da vida no sertão e, hoje, se fala da vida dessa galera nova, da cidade. E as pessoas se identificam”, explica Michel Teló.

O projeto coproduzido pela Musickeria e Aventura Entretenimento é pensado de forma multiplataforma e conta com site, redes sociais (links abaixo) e uma forte penetração em mídia paga e espontânea. Com a aproximação da estreia, o trabalho editorial está focado no engajamento junto às rádios, artistas do segmento, críticos e imprensa, com ações para gerar buzz entre os fãs e profissionais do universo sertanejo. A estratégia de comunicação segue o modelo do bem-sucedido “SamBRA”, espetáculo que atraiu milhares de pessoas para os teatros de todo o país e fez história ao ser o primeiro musical apresentado no Réveillon de Copacabana, para 2 milhões de espectadores. Em junho, o case foi finalista do festival Cannes Lions na categoria Música. A produção conta com a expertise da maior realizadora de musicais do país, por traz de espetáculos como “A Noviça Rebelde”, “O Mágico de Oz”, “Elis, a musical” e “Chacrinha, o musical”, que se une a um dos escritórios mais bem-sucedidos do show bizz sertanejo, Brothers, gerenciado pela família Teló.

“Ter sua marca associada a espetáculos como “Bem Sertanejo – O Musical”, que trazem à tona as mais diversas e ricas vertentes culturais do Brasil, é uma diretriz que o Grupo Bradesco Seguros vem adotando e da qual nos orgulhamos” – afirma o Diretor do Grupo Bradesco Seguros, Alexandre Nogueira. 

“Tenho um mantra que tento repetido sempre: se não fossem essas empresas, seria impossível que a Aventura Entretenimento e a Musickeria conseguissem colocar espetáculos como esse de pé. São empresas que acreditam na arte e na cultura desse país como forma de mobilização e transformação. Sem eles seria impossível trazer uma história tão rica, poderosa e poética como Bem Sertanejo para os palcos brasileiros” – compartilhou Luiz Calainho, sócio da Musickeria e Aventura Entretenimento.

Site: www.bemsertanejoomusical.com.br
Redes Sociais: Facebook: https://www.facebook.com/Bem-Sertanejo-O-Musical
Instagram: @bemsertanejoomusical
Twitter: https://twitter.com/BemSertanejoMus