– A apresentação, na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, terá transmissão ao vivo pelo YouTube do cantor e vai exibir o clipe da música, que teve a participação de várias personalidades pretas, como Martn’ália, Tony Tornado, Serjão Loroza, Zezé Motta e Lilian Valeska. Single estará disponível em todas as plataformas digitais de música neste dia 27
– Com composição de Mombaça, música relembra última frase dita por George Floyd e faz parte do Movimento Cultural e Artístico Vem Vencer Contra o Racismo.
Para fechar o Mês da Consciência Negra, o cantor e compositor Mombaça, ativista cultural da causa negra, faz show de lançamento do single e clipe ‘Vidas Negras Importam – Eu Também Não Consigo Respirar’, nesta sexta, dia 27 de novembro, às 19h, na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna. A apresentação, com 1h30 de duração, será transmitida ao vivo pelo canal de YouTube /mombacasterOficial. O artista será acompanhado por uma banda com contrabaixo elétrico, bateria, guitarra e violão, teclados e vocal. A cantora Lilian Valeska faz participação especial.
No repertório, estão canções autorais solo e compostas em parceria com Gilberto Gil, Ana Carolina, Mart’nália, entre outros, como “Chega” (Mombaça /Mart’nália), “Tava por aí” (Mombaça /Mart’nália) e “Torpedo” (Mombaça / Gilberto Gil / Ana Carolina), além do samba inédito, “Com Tenda” (Mombaça), composta durante a pandemia provocada pela Covid. E, é claro, a nova “Vidas negras importam – Eu também não consigo respirar”, com exibição do clipe no telão.
Mombaça reuniu artistas e personalidades pretas para a gravação do clipe-colagem do single “Vidas negras importam – Eu também não consigo respirar”. Com letra e música de sua autoria, o clipe foi lançado no canal de YouTube do músico em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e nesta sexta 27, o single estará disponível em todas as plataformas de streaming de música. A cantora e compositora Mart’nália, parceira de Mombaça em composições de sucesso como “Pretinhosidade”, “Chega” e “Tava por aí”, encabeça a lista dos artistas, ao lado de Serjão Loroza, Lica Oliveira, Zezé Motta, Maria Ceiça, Wilson Rabelo, Lilian Valeska, Tony Tornado, Lincoln Tornado, Robson Caetano, Izzy Bey e a atriz senegalesa Mariama Bah, que emprestaram que emprestaram seus rostos, corpos e vozes ao projeto.
“A ideia de lançar esse clipe no mês da consciência negra soa como uma reação [um tanto tardia] ao assassinato de George Floyd nos Estados Unidos, que acabou por provocar manifestações de repúdio até mesmo em países europeus notadamente brancos. Enquanto trabalhávamos na edição final do clipe (20/11, Dia Nacional da Consciência Negra) mais uma vida negra, de João Alberto Freitas, era ceifada numa loja do supermercado Carrefour de Porto Alegre. Até quando?! O Brasil, como o maior país de população negra do mundo fora do continente africano, ainda não deu uma resposta à altura da sua importância e representatividade”, conta Mombaça.
O clipe “Vidas negras importam – Eu também não consigo respirar” faz parte do projeto do Movimento Cultural e Artístico Vem Vencer Contra o Racismo, que também tem a campanha para promover, em novembro de 2021, a 1ª Conferência Mundial Vem Vencer Contra o Racismo.
Em 2014, incomodado com a onda de racismo no futebol que culminou com o ex-jogador do Barcelona, Daniel Alves, comendo uma banana jogada por um torcedor, Mombaça reuniu 28 artistas brasileiros, além da diva da música africana Angèlique Kdjo, em torno do clipe e single “Vem vencer” (Mombaça / MuChebabi) que acabou sendo estrelado por Gilberto Gil, Chico Buarque, Elza Soares, Camila Pitanga, Zezé Motta, Isabel Fillardis, Marica Ceiça, IzakDaHora, Jéssica Ellen.
Serviço:
Show: Mombaça e banda
Mombaça faz show de lançamento do single e clipe ‘Vidas negras importam – Eu também não consigo respirar’. No repertório, outras canções autorais solos e parcerias com Mart’nália, Gilberto Gil, entre outros. A cantora Lilian Valeska faz participação especial.
Arena Carioca Jovelina Pérola Negra: Praça Ênio, s/n – Pavuna – 2886-3889.
Sexta (27/11), às 19h. Grátis. Transmissão on-line (YouTube/mombacasterOficial).
A MÚSICA
Vidas negras importam – Eu também não consigo respirar (letra e música: Mombaça)
Se você renega o Seu Zumbi / Lava tua boca rota / Procure saber o que rolou lá na Serra da Barriga / Se você renega até o tambor, o balafon e a macumba / Saiba que Palmares quem fundou foi o nosso rei Ganga Zumba
Irmão, Vidas negras importam / Eu também não consigo respirar
Irmão, Vidas negras importam / Eu também não consigo respirar
Se você insiste em renegar sua matriz africana / Pergunte à rainha de Sabá quem é que manda em Wakanda
Se por fim renegas o teu gongá / a cor da pele e a cultura / não vais conseguir desquilombar a nossa felaKutura
Irmão, Vidas negras importam / Eu também não consigo respirar
Irmã vidas negras importam / Eu também não consigo / Não consigo respirar
Se não te alimentas Orixá / Teu patuá não pactua / Oxalá, Deus queira sarava, Salaam Aleikum, aleluia
Brother, black lives matter / I can’t breathe, i can’t breathe too /”Não consigo respirar
Sister, black lives matter / I can’t breathe, i can’t breathe too / Não consigo respirar
Irmão, Vidas negras importam / Eu também não consigo respirar
Não consigo respirar (várias vezes: até
acabar)
FICHA TÉCNICA
Produção executiva: Sarau Preto Produções Artísiticas
Direção geral e musical: Mombaça
Produção musical: Halsey Mendes
Engenheiro de som (mixagem e masterização): Leo Alcântara
Edição de imagens: Renato Gomes
Foto still: George Cambeiro
Figurino: Eliana Rosa
Assessoria internacional: Mariama Bah
BANDA
Intérprete: Mombaça Feat
Violões de base (aço e nylon): Mombaça
Contrabaixo elétrico: Halsey Mendes
Teclados e Sample: Leo Alcântara
Guitarras e violões de aço e nylon: Rico Farias
Coro: Lillian Waleska, Rico Farias, Key Farias e Mombaça
Arranjo de base: Mombaça
Arranjo vocal: Mombaça