Home Música A espiritualidade e a ancestralidade são a inspiração para o novo EP do rapper O Limce ‘Outra Dimensão’, uma parceria com DKetu

A espiritualidade e a ancestralidade são a inspiração para o novo EP do rapper O Limce ‘Outra Dimensão’, uma parceria com DKetu

por Redação

Uma amizade que nasceu num grupo de WhatsApp e que, agora, virou disco. O rapper O Limce lança nesta terça-feira, 9 de junho, em todas as plataformas digitais, o EP OUTRA DIMENSÃO, que reúne cinco músicas gravadas em parceria com DKetu. O Limce e DKetu se conheceram em 2015 pelo Facebook. Estreitaram laços, trocaram ideia, e algum tempo depois, gravaram a primeira parceria, a música “Eu resisti”. A sintonia foi tanta que, em seguida, vieram mais cinco músicas, agora, reunidas no EP e que trazem como tema um assunto não muito comum no meio do rap: a espiritualidade. 

Junto com o disco, também chega ao YouTube o clipe de “3.ª e 4.ª D”, faixa de trabalho do álbum. Gravado antes da pandemia de covid-19, no início de 2020, na província do Quebec, no Canadá. O vídeo traz imagens da gélida cidade de Gatineau, ressaltando os enigmáticos versos da música, que tratam de outras dimensões e de projeção e elevação espiritual.

OUTRA DIMENSÃO nasceu do encontro de DKetu, que, assim como O Limce, é um profundo interessado na energia e nos estudos da consciência. A cumplicidade da dupla trouxe inspirações para O Limce compor todas as letras do disco, que, além de profundas, abordam o ser, a consciência humana, o autoconhecimento, o amor, a religião, dimensões, etc.

VAQUINHA SOLIDÁRIA PARA RECONSTRUIR A CASA DO DKETU
Aproveitando a ocasião do lançamento do EP, o rapper DKetu dá início, também no dia 9/6, à vaquinha virtual para a reconstrução da sua casa. Na segunda quinzena de maio, o rapper, morador de Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, teve parte de sua residência destruída após um curto circuito elétrico, causado provavelmente por uma sobrecarga na sua geladeira, que provocou um incêndio de grandes proporções e muitas perdas materiais.

DKetu e sua família não se feriram, mas perderam móveis, eletrodomésticos, e parte da casa vai precisar de uma grande reforma. Aos poucos, o rapper está reconstruindo sua vida, e faz um apelo solidário a quem quiser e puder colaborar. Basta acessar o link da vaquinha virtual até 15 de julho.

OUTRA DIMENSÃO: FAIXA A FAIXA
O primeiro single, que chega com o clipe, “3.ª e 4.ª D”, fala sobre transcender, sobre a possibilidade de cruzar dimensões. O início da música é um relato pessoal do rapper DKetu, que, desde criança, vive intensas experiências espirituais:

“Desconectado da matéria // Longe de toda a referência daquilo que eu conheço como tempo // Visitei um lugar que em meu consciente julgava desconhecido”.

“DKetu e eu nos tornamos amigos muito rapidamente e quando ele sugeriu a ideia de gravar músicas sobre espiritualidade, eu já tinha alguns escritos e fui trazendo outros durante o processo. Apesar de não nos conhecermos profundamente na época, a energia fluiu muito bem, e em pouco tempo, já estávamos com cinco músicas prontas e uma amizade de eras”, explica O Limce.

O rapper conta ainda que em OUTRA DIMENSÃO, há diversas vertentes do tema espiritualidade. “Normalmente, a espiritualidade é ensinada pela religião. Então, há uma confusão sobre isso. Mas espiritualidade não tem nada a ver com religião, e sim com o próprio ser, com o espírito”.

Na canção “Anseio”, o amor é o tema de destaque. Já em “Muros e Pontes”, O Limce se inspirou na vida diária e no cotidiano dos trabalhadores para trazer versos como:

“Alimento para alma é aquele que ansiamos, por isso nos apetece. // Mesmo que a morte te afronte, mande um recado à Caronte. // Eu procuro vida em abundância, eu mesmo fiz o caminho, vou construindo a minha ponte. // Quem vai à luta, quer vencer, e procura a nascente matando direto nela a sua sede e fome”.

Já em “Casa Pequena”, os atabaques e as referências a religiões de matrizes africanas trazem a bagagem religiosa do rapper, também presente no álbum. “Essa é a música que traz o lado religioso do disco, me inspirei na minha avó e na herança africana da nossa família, na fé, e no lugar de onde eu vim”, diz.

Completa o EP a intensa “Corre”, que traz versos sobre olhar para dentro:

“No íntimo do coração é onde a vida inteira começa. // É o lugar mais terrível ou o lugar mais belo e claro da terra. // O que procura, tá bem dentro de você. // O amor próprio e mais profundo que ainda não pode entender. // Esteja atento a si mesmo e permaneça alerta. // Liberte-se da prisão, porque a porta sempre esteve aberta”.

Envolvido com estudos da consciência há muitos anos, o rapper DKetu comenta sobre o feliz encontro musical com o parceiro O Limce, que rendeu outro disco, lançado no início desse ano, e que também trouxe muitos esclarecimentos sobre questionamentos espirituais.

“Na vida, a gente se esbarra e a gente se encontra. O meu encontro com O Limce trouxe muitas coisas boas. Aprendi com a bagagem poética dele e achei uma forma de externar tudo o que eu sempre me questionei e quis colocar sobre espiritualidade, um tema que me acompanha desde criança”, conta.

Sobre o tema espiritualidade não estar comumente relacionado ao rap, O Limce acredita que é preciso pensá-lo a partir de outro viés. “O rap saiu dos guetos. E, de alguma forma, o que vemos nas letras, esse incômodo, essa preocupação de salvar um amigo perdido, eu vejo como espiritualidade. Essas ações, para mim, são humanitárias e espirituais”, conclui.

OUÇA AGORA ‘OUTRA DIMENSÃO’ NAS PLATAFORMAS DIGITAIS:
Acesse aqui:  https://bit.ly/EPOutraDimensao  

FICHA TÉCNICA – ÁLBUM:
Composições: O Limce
Vocais: O Limce, DKetu e Tiago Vaz
Produção musical: O Limce e Tiago Vaz
Mixagem/masterização: Valdo Silva
Produção e Comunicação: Tainá Porfírio e Mario Camelo
Selo: Ninho Produções

FICHA TÉCNICA – VIDEOCLIPE:
Direção: Daniel Ferreira
Captação e direção artística: Daniel Ferreira
Edição: O Limce
Design Gráfico: Nathalia Moraes
Produção e Comunicação: Tainá Porfírio e Mario Camelo
Selo: Ninho Produções

SIGA ‘O LIMCE’:
Instagram: https://www.instagram.com/olimce/
Facebook: https://www.facebook.com/olimcerapper
YouTube: http://bit.ly/OLimceYouTube  
Spotify: https://bit.ly/olimce

Matérias relacionadas

Deixe um comentário