22.3 C
New York
julho 23, 2019
Teatro & Dança

Musical AVESSO leva fortes emoções e conflitos de gerações ao Rio de Janeiro

Trilha de Thiago Gimenes com pegada de rap e rock, cenas de ação coreografadas por Cristiano Fortes, áudio de cinema, efeitos especiais e projeção mapeada são elementos da encenação.

Com texto forte e conflituoso, o espetáculo Avesso – O Musical chega ao Teatro Nathalia Timberg, no Rio de Janeiro, com apresentações nos dias 5, 6 e 7 de abril (sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h).

A montagém traz um novo olhar para os musicais, descontruindo formato clássico. O diretor Hudson Glauber também é idealizador do projeto, que tem texto assinado por Daniel Torrieri Baldi e Maria Elisa Berredo, com colaboração de Gustavo Amaral.

As apresentações integram a primeira edição da MOTE – Mostra de Teatro das Escolas – que reúne mais de 200 artistas em 10 espetáculos grátis, além de performances, oficinas e mesas de debates. Idealizada por Wolf Maya e Rogério Garcia, a mostra acontece entre os dias 5 e 28 de abril (de sexta a domingo), no Teatro Nathalia Timberg e Teatro Nathalinha –  salas do complexo Wolf Maya.

AVESSO tem caráter ousado, desconstrói o clássico formato para apresentar uma montagem jovem, densa e dinâmica. O enredo expõe os conflitos entre as gerações de um ponto de vista contemporâneo, a partir das reivindicações de um grupo de universitários, que sequestra um professor em busca de diálogo com o novo reitor da instituição.

Eles exigem melhores condições de ensino. Em princípio, as várias ideias, os debates e os pontos de vista são colocados em cena, mas os jovens acabam perdendo o controle da situação, seus ideais vão se confundindo com radicalismo e o sequestro toma rumos surpreendentes, atingindo proporções muito além do que eles poderiam imaginar. 

No elenco, destaque para a volta do ator e diretor Jair Assumpção, interpretando o antiquado professor, ao lado de Vanessa Goulartt (no papel da líder ‘empoderada’), André Pottes (vencedor do Prêmio Brasil Musical como Ator Revelação), Gabriel Vaccaro, Guh Rezende, Priscilla Sampaio e Igor Costa.

Enquanto tentam manter o plano do sequestro, os alunos acabam se envolvendo em discussões e embates que colocam em cheque os seus próprios princípios; dúvidas vão surgindo, difíceis de serem contornadas. As discussões também colocam na berlinda o ponto de vista do professor, conhecido por suas ideias rígidas e até antiquadas. “Estamos em um mundo onde ninguém mais entende ninguém, onde não se pratica a empatia, e as confusões se tornam grandes torres de babel. Meu personagem traz isso, ele não consegue sair do conflito, nem tão pouco apaziguar as coisas”, explica o ator Jair Assumpção.

Outro viés interessante da trama é o destaque para o poder feminino, tendo uma mulher radical como líder da ação, interpretada por Vanessa Goulartt. “Ela não só lidera como tem um grande poder de persuasão. O problema é que está voltada para os seus próprios interesses”, comenta a atriz. Cada personagem surge com um ideal revolucionário, mas, no decorrer da trama, ficam perceptíveis os interesses individuais – de todos. “Avesso retrata a nossa atual sociedade, onde as pessoas estão sempre lutando por algo, seja o bem comum ou individual”, pontua o diretor Hudson Glauber. “Criamos um microcosmo capaz de refletir os problemas da sociedade contemporânea. O musical é uma pancada no estômago.” Completa o autor Daniel Torrieri Baldi.

Avesso tem trilha sonora original, com músicas e letras criadas por Thiago Gimenes que compôs um clima musical jovem e contemporâneo, no qual são destaques ritmos como o rap e o rock, além de estilos como MPB e até valsa. A montagem também traz para o teatro a sofisticação do som de cinema, sendo realizado com áudio 5.1. As cenas de luta e ação foram coreografadas pelo dublê profissional Cristiano Fortes; e a direção de movimento é de André Capuano. A encenação conta ainda com efeitos especiais e projeção mapeada em todo o palco que amarram as cenas, ilustrando acontecimentos externos, paralelos ao sequestro, que influenciam na mudança de rumo da história encenada.

FICHA TÉCNICA – Idealização e direção: Hudson Glauber. Texto: Daniel Torrieri Baldi e Maria Elisa Berredo; colaboração de Gustavo Amaral. Direção musical / letras e músicas: Thiago Gimenes. Direção de movimento: André Capuano. Elenco: Jair Assumpção, Vanessa Goulartt, André Pottes, Gabriel Vaccaro, Guh Rezende, Priscilla Sampaio e Igor Costa. Cenário: Chico Spinosa e Kimiko Kashiwaya. Figurino e visagismo: Lígia Breternitz. Design de luz:Rodrigo Alves ‘Salsicha’. Design de som: Eric Ribeiro Christani. Engenheiro e operação de som: Alessandro Aoyama. Técnico/projeção mapeada: Clézio Campos. Coreografias de ação: Cristiano Fortes. Percussão: Beto Sodré. Trilha original e sonoplastia: Fábio Sá. Captação/edição de imagens: Vinícius de Araújo. Captação de áudio: Daniel de Castro Lopes. Edição/áudio: Matheus Gonçalves. Músicos: Tiago Saul e Jhonny Mantelato. Assistência de direção musical: Daniel Medeiros. Direção de palco: Beto Martins. Assistência de direção: Felipe Caiafa, Sávio Gabriel e Vitória Mori. Assistência de palco: Isadora de Almeida e Thais do Nascimento. Pichação: Mico, LDP e Cegos. Cenotécnica: Armazém Cenográfico. Montagem cênica: Tiago Nunes. Voz OFF: Juçara Moraes, Leandro Tadeu, Lígia Breternitz. Administração: Fernando Rossilho. Auxiliares de administração: Renata Miranda e Márcia Okimura. Compras: Fábio Brazão. Técnico TI: Michael Banzatto. Design gráfico: Francisco Júnior. Assessoria de imprensa: Heloísa Corrêa e Verbena Comunicação. Direção de produção: Daniel Torrieri Baldi. Produção executiva: Maristela Bueno e Rodrigo Trevisan. Assistência de produção: Renato Campagnoli.

Serviço – AVESSO

Espetáculo: Avesso – O Musical
Apresentações: dias 5, 6 e 7 de abril
Horários: Sexta e sábado (às 21h) e domingo (às 19h)
Duração: 60 min. Classificação: 16 anos. Gênero: Drama musical
Ingressos: Grátis 

Teatro Nathalia Timberg
Avenida das Américas, 2.000, Shopping Freeway Center. RJ/RJ
Tel: (21) 2442-5188 

MOTE – Programação

Semana 1 – dias 5, 6 e 7 de abril

Sexta – 5/4
20h30: Avesso – Escola de Atores Wolf Maya (unidade SP) – Teatro Nathalia Timberg
22h: Festa de lançamento (MOTE)

Sábado – 6/4
19h: Sem A e Ê – Esquete de Liz Magini e Hugo Lobo – Escola de Atores Wolf Maya – Foyer do teatro
19h30: Nossas Bocas Não Foram Feitas Só Para Sorrir – Escola Martins Pena – Teatro Nathalinha
20h30: Avesso – Escola de Atores Wolf Maya (unidade SP) – Teatro Nathalia Timberg

Domingo – 7/4
19h: Sem A e Ê – Equete de Liz Magini e Hugo Lobo – Escola de Atores Wolf Maya – Foyer do teatro
20h30: Avesso – Escola de Atores Wolf Maya (unidade SP) – Teatro Nathalia Timberg

Semana 2 – dias 12, 13 e 14 de abril

Sexta – 12/4
19h30: Fabrica-Tablado – Teatro Nathalinha
20h30: Cabaret Sade – UNIRIO – Teatro Nathalia Timberg                       

Sabado – 13/4
15h30: Mesa “Artista em Formação” – Teatro Nathalia Timberg
19h30: Fabrica-Tablado – Teatro Nathalinha
20h30: Cabaret Sade – UNIRIO – Teatro Nathalia Timberg

Domingo – 14/4
16h: Oficina – com o diretor Alexandre Mello
19h30: Fabrica-Tablado – Teatro Nathalinha
20h30: Cabaret Sade – UNIRIO – Teatro Nathalia Timberg

Semana 3 – dias 19, 20 e 21 de abril

Sexta – 19/4
16h: Oficina A Luz e o Corpo – com Aurélio de Simões – Teatro Nathalia Timberg (Sala de Espelhos Superior)
19h: Sem A e Ê – Equete de Liz Magini e Hugo Lobo – Escola de Atores Wolf Maya – Foyer do teatro
19h30: Runners 2 – UNIRIO – Teatro Nathalinha
20h30: Quanto Você Calça? – Teatro Nathalia Timberg

Sábado – 20/4
16h: Oficina A Luz e o Corpo – com Aurélio de Simões – Teatro Nathalia Timberg (Sala de Espelhos Superior)
19h30: Runners 2 – UNIRIO – Teatro Nathalinha
20h30: Quanto Você Calça? – Teatro Nathalia Timberg

Semana 4 – dias 26, 27 e 28 de abril

Sexta – 26/4
20h30: O Resgate – Escola de Atores Wolf Maya – Teatro Nathalia Timberg

Sábado – 27/4
16h00: Mesa O Ator e o Mercado de Trabalho – Teatro Nathalia Timberg
20h30: O Resgate – Escola de Atores Wolf Maya – Teatro Nathalia Timberg

Domingo – 28/4
20h30: O Resgate – Escola de Atores Wolf Maya – Teatro Nathalia Timberg

Posts relacionados

“Joãozinho da Goméia – De filho do tempo a Rei do Candomblé” estreia em fevereiro no Rio

Redação

Anjos do Picadeiro recebe o Grupo Cultural Pé de Cerrado representando a cultura regional de diversas regiões do Brasil

Redação

‘Para Onde vão os Corações Partidos’ no Teatro Ipanema

Redação

Prêmio FITA de Teatro 2018 acontece no Arte Sesc Flamengo

Redação

“Malala, a menina que queria ir para a escola”

Redação

“O espectador condenado à morte” estreia no Teatro Maria Clara Machado

Redação

Deixe um comentário