Museu do Amanhã terá festival internacional de performances e tecnologias interativas

Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

Nos dias 9, 10, 11 e 12 de maio, mais de 20 artistas apresentarão e desenvolverão instalações e performances para explorar “Transensorialidades” – o tema central da 7ª edição do encontro internacional de arte e tecnologia do NANO (Núcleo de Arte e Novos Organismos, da UFRJ), o Hiperorgânicos. O evento acontecerá no Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA), espaço apresentado pelo Santander, e estará aberto ao público visitante do Museu do Amanhã.

As obras expostas no primeiro andar do LAA durante o evento exploram elementos como água, luz, som, imagens e espaços, bem como plantas e o próprio corpo dos artistas e do público, provocando os sentidos dos presentes.

No segundo andar do espaço, artistas, cientistas e pesquisadores convidados participarão do laboratório aberto, uma série de encontros intensivos com trocas e processos, explorando e conectando as obras a servidores com dados recolhidos pelo mundo todo. 

No último dia do evento, o Hiperorgânicos abre a discussão ao público, enriquecida com a prática do laboratório aberto nos dias anteriores, por meio de um simpósio, onde a temática “Transensorialidades” será discutida sob a perspectiva da ciência, da tecnologia e da arte. Haverão três mesas com participações de artistas, cientistas, biólogos e arquitetos, divididas em três subtemas: Sistemas Verdes, Ambientes Sensíveis e Transensorial. O evento também é gratuito e as inscrições estarão abertas no site do Museu do Amanhã.

Serviço

Hiperorgânicos – 7º Encontro Internacional de Pesquisa em Arte, Hibridação, Biotelemática e Transculturalidades

Laboratório aberto (Open Lab)
Data: 9, 10 e 11 de maio de 2017
Horário: 10h às 18h
Local: LAA – Laboratório de Atividades do Amanhã, Museu do Amanhã.

Simpósio Hiperorgânicos
Data: 12 de maio de 2017
Horário: 14h às 18h
Local: Auditório, Museu do Amanhã.

*Evento proibido para menores de 18 anos.