Museu de Arte Sacra recebe Filhos de Deus

O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, exibe Filhos de Deus, de Daniel Taveira, composta por 22 registros fotográficos que buscam capturar uma história humana através do olhar e das lentes de seu autor, expostos na sala MAS Metrô Tiradentes. Com curadoria de Jorge Brandão, a mostra exibe o desejo do artista de “mostrar ao mundo que independentemente da sua raça, cultura, crença, orientação sexual, nível social ou cor, você é por natureza um filho ou uma filha de Deus”.

A partir do momento em que, na história da arte, a fotografia foi conquistando seu espaço como manifestação artística, ultrapassando os limites do enquadramento moderno e transformando-se na linguagem artística mais característica e presente da pós-modernidade, artistas como Daniel Taveira obtiveram meios de declarar suas verdades. “Sei, vejo, sinto e em uma fração de segundos o que de fato desejo eternizar nas histórias de cada uma desses personagens”, declara o artista, buscando registrar seus conceitos sobre diversidade. Segundo o curador Jorge Brandão, “a dedicação de Taveira expõe o limite entre o real e o imaginário aquilo que, de uma forma ou outra, nos toca e nos deixa ainda mais reflexivos”.

Sua técnica analítica e realista nos resultados pictóricos advém de estudos que resultaram no aperfeiçoamento de encontrar o instante preciso em que suas lentes capturam o momento único da imagem, com a luz, cor, forma expressão e emoção verdadeiras.

Registros de pessoas de nacionalidades diversas exibidas nos contornos das diferentes etnias, toda e qualquer idade ou classe social, apresentam-se como elemento agregador do conceito e desafio de Daniel Taveira que busca, por meio de suas imagens, confirmar que “somos todos filhos de Deus”.

“Vejo as pessoas como elas são, não como deveriam ser…”

Daniel Taveira

Exposição: Filhos de Deus”
Artista: Daniel Taveira
Curadoria: Jorge Brandão
Abertura: 25 de janeiro de 2017 – quarta – feira – 11h
Período: 26 de janeiro a 26 de março de 2017
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo www.museuartesacra.org.br
Sala MAS Metrô Tiradentes
Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo
Tel.: (11) 3326.5393 – agendamento/ educativo para visitas monitoradas
Horário: Terça a domingo, das 9h às 17h
Ingresso: grátis para usuários do Metrô
Número de obras: 22
Técnica: fotografia
Dimensão: 100×70 cm

Daniel Taveira
Daniel Taveira, 1983, natural dos cerrados do Brasil Central, nasceu em Tocantinópolis, Tocantins.

Sua descoberta e paixão pelas “luzes, linhas, cores, movimentos, pessoas, paisagens, vida…” fez com que abandonasse seu mestrado em Mercado Financeiro pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, onde atuou desde de sua formação. Depois de mudar-se para o México em 2010, conheceu e estudou com a grande fotógrafa Brooklin – NYC/México Nadine Markova. Como seu discípulo passou a buscar o momento decisivo, onde o diafragma de suas lentes busca descobrir o instante único, a expressão das imagens, luzes, cores, formas e emoções. Já expôs seu trabalho em diversas instituições internacionais, tendo como destaque a mostra no Museu de Arte Sacra de Queretaro, no México. 

MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO – MAS/SP

Presidente do Conselho de Administração – José Oswaldo de Paula Santos
Diretor Executivo – José Carlos Marçal de Barros
Diretor de Planejamento e Gestão – Luiz Henrique Marcon Neves
Diretora Técnica – Maria Inês Lopes Coutinho

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.