27 C
Rio de Janeiro
setembro 19, 2018
  • Home
  • Notícias
  • Movimento promove evento Manhã do Futuro em Niterói
Notícias

Movimento promove evento Manhã do Futuro em Niterói

Monique Evelle - foto: Dudu Assunção
Monique Evelle - foto: Dudu Assunção

O movimento #TamoJunto9ºano realiza nos dias 16 e 23 de agosto o evento Manhã do Futuro, das 9h às 12h, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói. O #TamoJunto9ºano é liderado pelo Instituto JCA e integrado pela Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói, Instituto Federal do Rio de Janeiro e Paiol Cultural. O evento reunirá 800 alunos, de 12 escolas públicas, e tem entrada gratuita.

“O #TamoJunto9ºano é uma agenda propositiva que articula organizações públicas e privadas de Niterói e São Gonçalo em prol da educação. A ideia é gerar oportunidades para o diálogo e a troca de informações sobre oportunidades em instituições de excelência no ensino médio. A partir do uso de diversas linguagens, os estudantes têm a oportunidade de avaliar todos os pontos envolvidos no processo de transição para o ensino médio”, explica Maysa Gil, coordenadora executiva do Instituto JCA.

Atrações
Entre as atrações confirmadas estão:

Monique Evelle
Idealizadora da plataforma Desabafo Social e considerada uma das 30 mulheres negras mais influentes do país. Monique é conhecida pelo envolvimento direto em ações nas áreas de educação, inovação e empreendedorismo.

Gabi de Pretas
Youtuber conhecida por abordar temas relacionados ao cotidiano da mulher negra em seus vídeos. O canal de Gabi no YouTube conta com mais de 300 mil seguidores.

Orquestra da Grota
Grupo que, há mais de 20 anos, oferece oportunidades de desenvolvimento, através da formação musical, a crianças e jovens da localidade conhecida como Grota do Surucucu, em Niterói.

PretaLab
Projeto que trata de inserção, valorização e divulgação de ações realizadas por mulheres negras e indígenas na área de tecnologia.

Coletivo Mundé
Grupo de São Gonçalo que reúne atores, músicos e artistas visuais

A programação inclui, ainda, oficinas de passinho com a Rede Funk Social; de robótica e informática com os professores do Instituto Federal do Rio de Janeiro, de Niterói; teatro, fotografia e apresentações de dança com a cia Arte de Dançar.

“Assim como o Tarde do Futuro, evento realizado em junho que reuniu 50% dos estudantes da rede pública municipal de São Gonçalo, o Manhã do Futuro conta com uma programação focada na criação de mecanismos eficazes de comunicação com os jovens e no destaque para a importância da continuidade dos estudos. Um dos objetivos é promover ações que ampliem oportunidades para os jovens em escolas públicas reconhecidas pela qualidade das práticas pedagógicas”, explica Maysa.

O Manhã do Futuro inclui o lançamento de um vídeo participativo produzido por jovens estudantes da rede pública, que integram o eixo de comunicação do movimento #TamoJunto9ºano e contará com as participações de estudantes das escolas Pedro II, IFRJ, Brasil-França e Brasil-China. Eles terão a oportunidade de contar detalhes de suas trajetórias e de debater as perspectivas para o futuro.

As organizações realizadoras do movimento #TamoJunto9ºano são o Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA), a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (SEMED -SG), Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói (SEMECT), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus São Gonçalo e Paiol Cultural. O evento conta com os apoios das empresas Viação Mauá, Auto Viação 1001 e Rio Ita para o deslocamento dos estudantes. A entrada é gratuita!

Serviço
Evento: Manhã do Futuro
Datas e horários: 16 e 23 de agosto (quintas-feiras), das 9h às 12h
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer (Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói)
Entrada gratuita!

Posts relacionados

Nego Álvaro no Rio Scenarium

Redação

School of Rock chega ao Rio de Janeiro

Redação

O Musical Mamonas | Teatro RioMar recebe turnê de despedida do espetáculo

Alyson Fonseca

Deixe um comentário