11.6 C
New York
abril 26, 2019
Notícias

Movimento promove evento Manhã do Futuro em Niterói

Monique Evelle - foto: Dudu Assunção
Monique Evelle - foto: Dudu Assunção

O movimento #TamoJunto9ºano realiza nos dias 16 e 23 de agosto o evento Manhã do Futuro, das 9h às 12h, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói. O #TamoJunto9ºano é liderado pelo Instituto JCA e integrado pela Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói, Instituto Federal do Rio de Janeiro e Paiol Cultural. O evento reunirá 800 alunos, de 12 escolas públicas, e tem entrada gratuita.

“O #TamoJunto9ºano é uma agenda propositiva que articula organizações públicas e privadas de Niterói e São Gonçalo em prol da educação. A ideia é gerar oportunidades para o diálogo e a troca de informações sobre oportunidades em instituições de excelência no ensino médio. A partir do uso de diversas linguagens, os estudantes têm a oportunidade de avaliar todos os pontos envolvidos no processo de transição para o ensino médio”, explica Maysa Gil, coordenadora executiva do Instituto JCA.

Atrações
Entre as atrações confirmadas estão:

Monique Evelle
Idealizadora da plataforma Desabafo Social e considerada uma das 30 mulheres negras mais influentes do país. Monique é conhecida pelo envolvimento direto em ações nas áreas de educação, inovação e empreendedorismo.

Gabi de Pretas
Youtuber conhecida por abordar temas relacionados ao cotidiano da mulher negra em seus vídeos. O canal de Gabi no YouTube conta com mais de 300 mil seguidores.

Orquestra da Grota
Grupo que, há mais de 20 anos, oferece oportunidades de desenvolvimento, através da formação musical, a crianças e jovens da localidade conhecida como Grota do Surucucu, em Niterói.

PretaLab
Projeto que trata de inserção, valorização e divulgação de ações realizadas por mulheres negras e indígenas na área de tecnologia.

Coletivo Mundé
Grupo de São Gonçalo que reúne atores, músicos e artistas visuais

Leia também  Yela apresenta a sua cerveja artesanal leve e surpreendente

A programação inclui, ainda, oficinas de passinho com a Rede Funk Social; de robótica e informática com os professores do Instituto Federal do Rio de Janeiro, de Niterói; teatro, fotografia e apresentações de dança com a cia Arte de Dançar.

“Assim como o Tarde do Futuro, evento realizado em junho que reuniu 50% dos estudantes da rede pública municipal de São Gonçalo, o Manhã do Futuro conta com uma programação focada na criação de mecanismos eficazes de comunicação com os jovens e no destaque para a importância da continuidade dos estudos. Um dos objetivos é promover ações que ampliem oportunidades para os jovens em escolas públicas reconhecidas pela qualidade das práticas pedagógicas”, explica Maysa.

O Manhã do Futuro inclui o lançamento de um vídeo participativo produzido por jovens estudantes da rede pública, que integram o eixo de comunicação do movimento #TamoJunto9ºano e contará com as participações de estudantes das escolas Pedro II, IFRJ, Brasil-França e Brasil-China. Eles terão a oportunidade de contar detalhes de suas trajetórias e de debater as perspectivas para o futuro.

As organizações realizadoras do movimento #TamoJunto9ºano são o Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA), a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (SEMED -SG), Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói (SEMECT), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus São Gonçalo e Paiol Cultural. O evento conta com os apoios das empresas Viação Mauá, Auto Viação 1001 e Rio Ita para o deslocamento dos estudantes. A entrada é gratuita!

Serviço
Evento: Manhã do Futuro
Datas e horários: 16 e 23 de agosto (quintas-feiras), das 9h às 12h
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer (Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói)
Entrada gratuita!

Posts relacionados

AquaRio premia surfistas pelo resgate de filhote de baleia Franca

Redação

Festival “Os Sons do Rio”, parceria Deezer com Secretaria de Cultura do Estado, traz música para o ITB Feira de Moda 

Redação

Nosso Camarote terá Luan Santana, Iza, Ludmilla entre outras atracões

Redação

Dia Mundial da Gentileza | “Extraordinário” é o filme perfeito para assistir nesse dia especial

Alyson Fonseca

Elephant Parade chega às ruas do Rio, a partir de 1º de novembro

Redação

A conexão entre a alimentação e o funcionamento cerebral

Redação

Deixe um comentário