Motores convencionais para aviação é destaque em livro do autor Marcelo da Costa Azeredo

Por Giuliano de Méroe

Marcelo da Costa Azeredo, 54 anos, casado, tem formação profissional com início nos desenhos técnicos, cursos de mecânica automotiva, computação gráfica (Auto Cad 3D) e finalmente na aviação. Após o curso de mecânica de aviação, trabalhou com aviões grandes, pequenos e helicópteros. A insatisfação com os métodos de ensino o levou a buscar suas próprias fontes de aprendizagem e repassar os conhecimentos adquiridos a outras pessoas. Assim, tornou-se instrutor em cursos de mecânicos e pilotos em escolas privadas e aeroclubes de duas cidades Goiânia (GO) e Recife (PE).

Azeredo conseguiu seu espaço como instrutor, e eternizar suas aulas era um grande sonho. Conseguiu fazer isso por meio do livro, onde descreve os componentes valendo-se de textos e ilustrações, como se fosse uma simples aula.

“Imagine um piloto vivendo sua rotina diária de voos em que diversas situações vão lembrá-lo das aulas cujos procedimentos foram exaustivamente explicados e debatidos. Gosto muito de fazer parte disso.”

Boa Leitura!

Marcelo da costa Azeredo
Marcelo da costa Azeredo

Escritor Marcelo da Costa Azeredo, é um prazer para nós contar com a sua participação na Revista Divulga Escritor. Qual foi sua motivação maior para escrever um livro sobre aviação?

Marcelo Azeredo – Concluí meu curso homologado para mecânico de manutenção em 1999. A minha pouca experiência profissional me fez pensar que o referido curso havia me qualificado para o mercado de trabalho. Um curto período de estágio com manutenção em helicópteros foi suficiente para me convencer de que havia muito a aprender. Descobri que os quase dois anos de escola foram apenas uma breve introdução ao que eu realmente iria encontrar. Fui instruído por professores com uma longa carreira profissional na área de manutenção, porém a didática utilizada não alcançava todos os estudantes da mesma forma. A vontade de aprender me levou a buscar várias fontes de consulta, e eu ficava sempre imaginando como teria sido mais fácil se meus instrutores fossem mais objetivos. Com o tempo acumulei conhecimentos que passaram a ser utilizados em minhas aulas, e o desejo de eternizar esse trabalho surgiu na forma deste livro.

O que o ensino, como instrutor de pilotos e mecânicos, significa para você?

Marcelo Azeredo – Para mim, ensinar é a mais digna das atividades dentro de uma sociedade. Fazer parte da vida de outras pessoas contribuindo na formação profissional é algo que fica para a vida toda. Imagine um piloto vivendo sua rotina diária de voos em que diversas situações vão lembrá-lo das aulas cujos procedimentos foram exaustivamente explicados e debatidos. Gosto muito de fazer parte disso.

Poderia nos explicar melhor um ponto? O seu livro “Motores convencionais para aviação” é essencialmente técnico?

Marcelo Azeredo – Olhando de modo geral este é, sim, um livro técnico, pois trata da descrição de um tipo de máquina e dos fatores que contribuem para o seu satisfatório desempenho. Mesmo assim, pensei tanto no leitor sem conhecimento prévio, como no mecânico experiente. Faço questão de mostrar que componentes complexos são sempre a evolução de máquinas mais simples.

O seu papel como instrutor em escolas privadas é o mesmo que nos aeroclubes?

Marcelo Azeredo – Sim. Todas as escolas de pilotos seguem o mesmo programa de curso determinado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Pode nos falar sobre as inspirações que tornaram possível a feitura deste livro?

Marcelo Azeredo – Organizar textos e desenhos no formato de um livro me parecia, a princípio, uma ideia distante e inviável. Meus alunos, por muitas vezes, me cobravam a elaboração de apostilas para complementar o material didático disponibilizado pelas escolas, e com o passar dos anos a vontade de manter meu trabalho “vivo” se intensificava. Com o apoio de meus familiares – esposa, pai e mãe –, esse sonho passou a ser realidade. Um trabalho ao longo de quase dez anos e que continuará a ser melhorado nas próximas edições. Atualmente estou trabalhando no segundo livro que trata dos motores de turbina a gás.

“Motores convencionais para aviação” aborda muitos princípios das ciências exatas, como física, aerodinâmica, cálculos precisos, teoria de voo etc. O leitor não familiarizado poderá sentir alguma dificuldade inicial?

Marcelo Azeredo – Pensando exatamente nesse tipo de leitor, coloquei nos primeiros capítulos do livro a descrição de vários conceitos de física, química e aerodinâmica, necessários ao entendimento do motor. Os princípios básicos de aerodinâmica têm aplicação em diversos componentes da aeronave. Um exemplo disso é o carburador de um motor a pistão, que possui em seu corpo interno um estreitamento que exercerá uma variação de pressão, essencial para que o combustível seja misturado ao ar e depois levado à queima.

Quais os seus principais objetivos como escritor?

Marcelo Azeredo – Meu principal objetivo como escritor é disseminar conhecimentos sobre os sistemas de propulsão e com isso aprender sempre mais. A maioria dos escritores e instrutores utiliza uma linguagem técnica para descrever sistemas complexos. A meu ver isso torna o aprendizado bem mais difícil. Prefiro me apresentar com uma linguagem simples e acessível mostrando ao estudante que também estou ali para aprender. A minha facilidade em executar e entender desenhos técnicos é, para mim, uma das melhores formas de apresentar um sistema. Quero simplificar a forma de aprender.

No ordenamento geral dos tópicos que abordam o funcionamento das máquinas, algum deles, em particular, possuem maior relevância em sua preferência pessoal?

Marcelo Azeredo – A parte que mais me interessa nos componentes mecânicos e máquinas em geral é a capacidade de transformação de algum tipo de energia em energia mecânica. Gosto de estudar sobre sistemas alternativos de geração de energia, bem como imaginar máquinas com melhor eficiência.

Onde nossos leitores poderão comprar seu livro?

Marcelo Azeredo – O livro é vendido na escola em que leciono (NAV Treinamentos – Recife), em alguns sites especializados (Editora Bianch) e diretamente comigo por contato no Face.

Agradecemos sua participação nessa mostra de seu pensamento poético. Deseja fazer mais alguma colocação aos nossos leitores?

Marcelo Azeredo – O livro “Motores convencionais para aviação” foi elaborado com base no programa de aulas que utilizo nas turmas de formação para pilotos privado e comercial. Participo da formação desses profissionais há mais de quinze anos, e durante esse tempo observei as diferentes dificuldades de cada estudante. O compromisso de ensinar me levou a criar um material didático próprio por meio do qual crio uma grande quantidade de ilustrações mostrando de uma forma simples, componentes complexos.

Obs.:

– Todas as ilustrações do livro (com exceção de fotos de pessoas) são de minha autoria, feitas em Auto Cad 3D.

– Meu livro foi mostrado no Salão Literário, em Montreal, no Canadá, nos dias 9 e 10 de setembro do corrente ano.

Divulga Escritor unindo você ao mundo através da Literatura

https://www.facebook.com/DivulgaEscritor

contato: divulga@divulgaescritor.com