Mostra musical Brasil-Cuba reúne workshops e shows gratuitos

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro encurta a distância entre a cidade maravilhosa e o Caribe para receber, nos dias 4, 5 e 6 de maio de 2017 (quinta a sábado), às 19h, os shows da Mostra Musical Brasil-Cuba. Em três apresentações gratuitas, artistas celebrarão a riqueza musical dos dois países, revelando as semelhanças culturais e históricas compartilhadas entre si.

Cubanos radicados no Brasil, os músicos Fernando Ferrer e Pepe Cisneros se apresentam com suas bandas, respectivamente, nos dias 4 e 5 (quinta e sexta-feira) e prometem encantar o público com um gingado caribenho sem igual. Já o lado brasileiro da festa traz a jovem cantora Thai, dona de um timbre único e versátil, para os shows dos dias 5 (sexta-feira), como convidada de Ferrer, e no dia 6 (sábado), num grande encontro entre os três artistas.

“É uma ideia que sempre tive e queria fazê-la no Brasil: mesclar a música cubana com a música brasileira para demonstrar que elas têm muito em comum e que suas raízes são as mesmas”, declara o cantor Fernando Ferrer.

A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados na bilheteria uma hora antes  de cada apresentação. A distribuição é limitada a um par de ingressos por pessoa. Após a passagem pelo Rio, o projeto, que conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal e Governo Federal, deve integrar a programação da CAIXA Cultural Curitiba ainda em 2017.

Workshops:
A sedutora musicalidade cubana também poderá ser explorada em duas atividades que fazem parte da programação da mostra. No dia 4 de maio (quinta), às 17h, Franklin Santos e Rodrigo Bueno ministram o Workshop de percussão, que trabalhará a similaridade entre os ritmos de Brasil e Cuba, entre eles a Charanga, o Ijexá, a Clave e a Cascara.

No dia seguinte (5), também às 17h, é a vez do próprio Pepe Cisneros apresentar o workshop Escola Cubana – Piano. O artista trará um panorama histórico da música cubana e abordará harmonização, improvisação e o uso do piano em diversos gêneros musicais. As duas atividades são gratuitas, com vagas limitadas, e as inscrições devem ser feitas até um dia antes de cada curso pelo e-mail: inscricao@rhadarcultural.com.br .

Os Artistas:

Fernando Ferrer
Nasceu em Santiago de Cuba, onde iniciou sua carreira musical. Sobrinho do lendário cantor Ibrahim Ferrer, formou-se em canto pela Escola Superior Ignacio Cervantes e participou de importantes grupos como Cubanismo, Raison e Afro Cuban All Stars. Conquistou o 1º lugar no Concurso Nacional de Televisão Mi Salsa, Buscando el Sonero, em Cuba. Dentre outros lugares, já se apresentou nos Estados Unidos, Itália, México, na Ásia e em renomados Festivais de Jazz, como Montreaux e Vancouver.

Pepe Cisneros
Nascido em Cuba, na cidade de Guantánamo, Cisneros reside no Brasil desde a década de 90. Pelo talento demonstrado como pianista, compositor, arranjador e multi-instrumentista, foi convidado inúmeras vezes para atuar em ao lado de expressivos artistas brasileiros e estrangeiros. Nomes como Caetano Veloso, Elza Soares, George Benson (EUA), Omara Portuondo (Cuba), Milton Nascimento, Marisa Monte, Marina Lima e outros figuram em sua sólida carreira. Sua banda é formada por músicos cubanos e brasileiros, trazendo um repertório que mistura ritmos afro-cubanos com uma linguagem moderna de jazz latino.

Thai
Começou sua trajetória musical aos 14 anos, cantando em corais. Versátil e dona de uma voz potente e afinada, ela tem desenvoltura em diversos estilos musicais, a exemplo do soul, jazz, blues e música latina. Já atuou nas bandas SoulMate, Coconut Versiones, Luisão Cavalcante, Orquestra Lyra Latina, 2Groove, entre outras. Atualmente trabalha com diversos músicos cubanos, somando sua brasilidade à escola caribenha de música.

Ficha técnica:

4 de maio (quinta-feira)
Voz: Fernando Ferrer
Percussão: Franklin Santos
Bateria: Rodrigo Bueno
Teclado: Hanser Ferrer
Baixo: Carlos Ceiro
Saxofone: Luiz Cabrera

5 de maio (sexta-feira)
Teclado: Pepe Cisneros
Voz: Thai (cantora convidada)
Percussão: Eduardo Espasande
Bateria: Rodrigo Bueno
Baixo: Aniel Someillan
Saxofone: Luiz Cabrera

6 de maio (sábado)
Teclado: Pepe Cisneros
Voz: Fernando Ferrer
Voz: Thai (cantora convidada)
Percussão: Eduardo Espasande
Bateria: Rodrigo Bueno
Teclado: Hanser Ferrer
Baixo: Aniel Someillan
Saxofone: Luiz Cabrera

Serviço:

Mostra Musical Brasil-Cuba
Entrada franca (Ingressos distribuídos 1h antes de cada apresentação, limitado a um par de ingressos por pessoa)
Data: 4, 5 e 6 de maio de 2017 (quinta, sexta e sábado)
Horário: 19h
Duração: 60 minutos
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Av. Alm. Barroso, 25 – Centro, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3980-3815
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Lotação: 226 lugares (mais 4 para cadeirantes)
Classificação indicativa: 12 anos
Acesso para pessoas com deficiência