Mostra “Corpos InTrânsito” no Bela Maré

Depois de uma movimentada programação de verão, o Galpão Bela Maré traz muitas novidades para o semestre. A partir do dia 27 de março, o Bela inaugura a mostra “Corpos InTrânsito”, com exibição de vídeos e exposição de obras que colocam o corpo em destaque, numa perspectiva política que discute representatividade, diversidade, subjetividade e direitos.  Como ações complementares, serão realizadas oficinas para diversos públicos, além de cinema ao ar livre e uma agenda de performances artísticas. Toda a programação é gratuita. (Veja agenda abaixo)

A expo “Corpos InTrânsito” apresenta trabalhos de Bruno Novaes, Carla Santana, Claudio Montagna, Emilio Rivero, Flora Bulcão e Marcela Antunes, artistas que se conectam ao explorarem as representações do(s) corpo(s), compondo um conjunto de obras que promovem a multiplicidade destas abordagens. A mostra de vídeos conta com produções de Anais Karenin, Arthur Scovino, Douglas Soares, Felipe Barros, Marcela Antunes, Projeto Vou Fazer Arte, Rafael Bqueer e Renata Sampaio.

Na abertura, dia 27 de março a artista Flora Bulcão proporá a performance Algo tão doce, e no dia 28 de abril, acontece a performance O corpo Trans – diálogos do corpo em processo,performance e conversa com Quitta Pinheiro, Kastelayne Silva e convidados. No dia 9 de abril, o artista Genilson Leite apresenta a performance O corpo negro e ancestralidade – o corpo e a memória de suas danças e rituais performáticos no objetivo de manter sua identidade cultural.

Às quartas acontecem as Ações Poéticas, desenvolvidas pelo programa Educativo do Bela Maré e destinado ao público infanto-juvenil. As Ações são encontros em formato de oficinas, onde as crianças e adolescentes têm contato, de forma lúdica, com as discussões sobre diversidade e representatividade, a partir da mostra em cartaz.

Durante os meses de março, abril e maio, o Bela Maré promove a oficina Mitologias Afrobrasileiras, desenvolvida por Bruno Balthazar, destinada a crianças e adolescentes. O ponto de partida do curso são as narrativas mitológicas afro-brasileiras que unem o indivíduo à natureza. A cada narrativa um elemento da natureza entra em cena e todo o foco é dirigido a sua importância vital, ressaltando o caráter ecológico da epistemologia afro-brasileira-iorubá. O objetivo do curso é que, após as narrativas, cada criança, a partir da identificação com algum mito e elemento da natureza, os reviva através de jogos cênicos, explorando as representações físicas e simbólicas desses mitos.

A oficina Mitologia Afrobrasileiras é realizada através de uma parceria com EAV – Parque Lage.

O CineBela também segue a todo vapor com a exibição de filmes na área externa do galpão. Serão cinco sessões que trazem questões que dialogam com a mostra em cartaz. Tem filmes para todas as idades.

A programação do Galpão Bela Maré contará também com mais uma edição do Encontro entre multiplicadores, destinado a professores/educadores, que discutirá temas evocados pela mostra, a partir de atividades provocadoras, diálogos e trocas. Acompanhe em nossa página no facebook as nossas atualizações e saiba mais como participar.

Programação

Mostra “Corpos InTrânsito”

A mostra “Corpos InTrânsito” tem exibição de vídeos e exposição de obras que colocam o corpo em destaque, numa perspectiva política que discute representatividade, diversidade, subjetividade e direitos.  Serão realizadas oficinas para diversos públicos, além de cinema ao ar livre e uma agenda de performances artísticas.

Exibição de vídeos de Anais Karenin, Arthur Scovino Douglas Soares, Felipe Barros, Marcela Antunes, Projeto Vou Fazer Arte, Rafael Bqueer e Renata Sampaio.

Exposição com Bruno Novaes, Carla Santana, Claudio Montagna, Emilio Rivero, Flora Bulcão e Marcela Antunes.

Grátis.

Abertura: Dia 27 de março

CineBela
6/4 – sexta-feira, às 18h – X-MEN
11/4 – quarta-feira, às 14:30h  – DivertidaMente
20/4 – sexta-feira, às 18h – Corpo Elétrico
25/4 – quarta-feira, às 14:30h – Anikulapo
4/5 – sexta-feira, às 18h – Esse amor que nos consome

Ações poéticas (Educativo Bela Maré)
21, 28/3; 4 e 18/4; e 16/5, às 14:30h

Oficina Mitologias Afrobrasileiras – com Bruno Balthazar
Dias 27/3, 10 e 24/4, e 8/5, de 14 às 16h

Encontro entre multiplicadores – Corpos InTrânsito
14/03 às 14h30

Serviço
Galpão Bela Maré
Rua Bittencourt Sampaio, 169 – Maré
De terça a sábado, das 10h às 18h
Entrada Gratuita
Tel (21) 3105.1148
E-mail: galpaobelamare@gmail.com

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.