Mostra Cinemão Z.N. exibe filmes de graça em bairros da Zona Norte

O projeto Cinemão leva nos próximos dias 20, 21 e 27 de janeiro a Mostra Cinemão Z.N. que exibirá curtas metragens, de forma gratuita, nos bairros de Vila Isabel, Engenho de Dentro e Méier. Os moradores da Zona Norte vão poder assistir no fim de semana filmes premiados  de animação, documentário e ficção, que serão exibidos em praça pública num supertelão inflável.

Cinemão
O Cinemão é uma rede exibidora popular. É uma sala de cinema móvel. Trata-se de uma carro aparelhado para exibição de filmes, equipado com projetor de alta performance, supertelão inflável, sistema de som, cadeiras e pipoqueira. 

Este projeto está em atividade desde 2010 e protagoniza o maior número de intervenções cinematográficas em espaços públicos no Rio de Janeiro. 

O objetivo principal é democratizar e promover o cinema brasileiro de forma prática, gratuita e eficiente. O projeto exibe uma produção nacional (curtas e longas de todos os gêneros) de forma democrática e acessível, atendendo a toda e qualquer população. Também faz parte deste projeto a realização de oficinas de audiovisual para crianças e adolescentes.

A partir de acordos com distribuidores nacionais, o Cinemão funciona como uma importante janela para democratização do cinema brasileiro. 

Também realiza oficinas de audiovisual e usa tecnologia própria por meio do Aplicativo “Cinemão” para o estímulo de construção de narrativas populares. 

Com o intuito de difundir ainda mais as realizações propostas e atuar no processo de formação de plateias para o cinema nacional, tanto a exibição dos filmes e as oficinas possuem entrada franca em todas as suas atividades.

Para Cid César Augusto, idealizador e diretor do projeto, o Cinemão é uma excelente janela para essa intensa e vibrante produção nacional:

 

“Em 2018, junto com a RioFilme, vamos desencadear a maior ação de democratização do cinema nacional realizada nesta cidade. O cinema vai encontrar o povo!”, comemora o diretor.

A Mostra Cinemão Z.N. tem patrocínio da RioFilme e Secretaria Municipal de Cultura.

Programação Mostra Cinemão Z.N.

20/01 (sábado)  Parque Recanto do Trovador  (antigo Jardim  Zoológico) – Vila Isabel – 19h30
Título do filme:  Deixa na Régua
Gênero: Documentário
Ano da produção: 2016
Direção: Emílio Domingos

Sinopse: Os salões de barbeiro das favelas e dos subúrbios são os lugares onde a nova estética da periferia nasce e se expande. Ponto de encontro dos jovens, os “barbeiros” se tornaram espaços de troca dessa juventude. “Deixa na Régua” entra nesse universo e, entre cortes, giletes e tesouradas, mostra o que se passa na cabeça dos barbeiros e de seus clientes.

http://osmosefilmes.com.br/site/?page_id=508#.WlzXopM-dE4

21/01  (domingo) – Engenho de Dentro (Praça do Trem – Engenhão) – 19h30
A sessão de domingo conta com a Curadoria Cinefoot- Festival de Cinema de Futebol. Serão exibidas animações que envolvem o tema futebol  

ZIMBU  
Dir. Marcos Strassburger Souza
(Animação) Brasil

Uma bola de futebol aparece em uma tribo africana, isolada do mundo. Ela chega até os pés de um guerreiro africano, que descobre a magia do futebol. 

TAPETE VERDE
Dir. Angelo Martins
(Documentário) Brasil  

Jovens incentivados pelos pais, inspirados por grandes craques e uma menina que tenta quebrar os paradigmas machistas do esporte em busca do sonho de jogar futebol. 

O PRIMEIRO JOÃO
Dir. André Castelão
(Animação) Brasil 

Garrincha revela a origem do apelido “João” que ele dava a todos os seus marcadores em campo. Verdade? Ninguém sabe.

MAURO SHAMPOO – JOGADOR, CABELEIREIRO E HOMEM
Dir. Leonardo Cunha Lima e Paulo Henrique Fontenelle
(Documentário) Brasil

Mauro Shampoo, cabeleireiro, ex-jogador de futebol, ficou famoso por jogar no Ibis Esporte Clube, conhecido como o pior time de futebol do mundo.

A CULPA É DO NEYMAR
Dir. João Ademir
(Ficção) Brasil

Túlio, um típico garoto do subúrbio, passa a torcer pelo time do ídolo Neymar. Para seu pai, essa é uma traição imperdoável.

GAÚCHOS CANARINHOS
Direção: Rene Goya Filho
(Documentário) Brasil

Um homem que criou um país. A história de um criador e de sua maior criação. Uma criação que deu identidade a uma nação: a camisa canarinho da seleção brasileira de futebol, criada pelo gaúcho Aldyr Schlee.  

27/01 (sábado) – Praça Agripino. Méier – 19h30 

Pré Estréia Mundial   “Híbridos, Os espíritos do Brasil”
Em mais uma feliz parceria com o coletivo “Leão Etíope do Meier”, o projeto receberá desta vez uma performance de projeção de cinema ao vivo, com intervenções dos artistas franceses Priscilla Telmon e Vincent Moon pra apresentar o projeto HÍBRIDOS, OS ESPÍRITOS DO BRASIL.

A partir de uma pesquisa de três anos pelo país afora, ”HÍBRIDOS, OS ESPÍRITOS DO BRASIL” é um mergulho na cultura espiritual da maior nação da América Latina através de uma abordagem poética e sensorial.

Como uma experiência de cinema-transe, o filme diminui a distância entre o espectador e o objeto, propondo uma viagem a um mundo de movimentos, de danças incessantes e de vibração em ritmos que pulsam forte.

Uma jornada etnográfica ao universo das cerimônias sagradas e sua diversidade, levada por uma linguagem cinematográfica que explora o seu potencial poético mais puro. Sem vozes ou comentários que sirvam de guia, orientado somente pelos sons dos rituais e cantos dos devotos, Híbridos é um filme musical de outra ordem.

CRÉDITOS
Um projeto de Priscilla Telmon & Vincent Moon, produzido por Petites Planètes, coproduzido por Fernanda Abreu, Feever Filmes
em associação com Gabriela Figueiredo, Samba Filmes
Produtores associados Nadine May & Tom Michelberger, MichelBerger 
Produtores associados Julio Hey & Mário Patrocinio, Bro cinema 
Distribuído no Brasil por Ibirá Machado, descolonizafilmes.

Serviço: Mostra Cinemão Z.N.

Dia 20/1, sábado, às 19h30
Parque Recanto do Trovador (antigo Jardim  Zoológico) – Vila Isabel.

Dia 21/01, domingo, às 19h30
Praça do Trem (Engenhão)- Engenho de Dentro.

Dia 27/1, sábado, às 19h30 – Pré-estreia mundial “Híbridos, Os espíritos do Brasil”
Parque Agripino Grieco- Méier.
Evento gratuito.
Classificação: livre.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.