Morro da Urca recebe muda de Pau-brasil vinda da Bahia

Para celebrar o dia da árvore que deu nome ao país, o Pau-brasil, a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar (CCAPA), empresa que administra o Bondinho Pão de Açúcar, em parceria com o Parque Nacional do Pau Brasil, Unidade de Conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca – SUBMA  farão o replantio de uma muda originária do Parque Nacional do Pau Brasil, localizado em Porto Seguro, para o Morro da Urca no dia 3 de maio, às 11h.

— A companhia opera dentro de uma unidade e conservação (MoNa Pão de Açúcar) e todas as nossas ações são pensadas para despertar a atenção das pessoas para a importância da conservação da biodiversidade local (Mata Atlântica). O Pau-brasil é a árvore símbolo do Brasil, (Lei 6 607, de 7 de dezembro de 1978), ameaçada de extinção, nativa da Mata Atlântica, que teve aproximadamente 90% da sua mata extinta, essa floresta é um Hotspot mundial (uma das áreas mais ricas em biodiversidade e mais ameaçadas do planeta) e, por aqui, estamos buscando dar a nossa pequena contribuição — destaca Guilherme Marques, diretor-geral da CCAPA.

A comemoração, que faz parte do calendário de atividades especiais do programa Educa Bondinho, tem um propósito mais amplo de conscientização ambiental que ocorre durante todo o ano com visitas de alunos das redes pública e particular, e o convite foi muito bem recebido pelo Chefe do PARNA do Pau Brasil.

— Somos um dos maiores e últimos refúgios desta espécie na natureza em estado silvestre, com uma significativa população em diversos estágios, desde pequenas mudas até exemplares com mais de 1500 anos. Assim que fomos contatados pela Companhia nos prontificamos a transplantar a muda que nasceu no leito da estrada para simbolicamente reconectarmos a outros fragmentos de Mata Atlântica no Rio — conclui Fábio André Faraco, gestor do PARNA do Pau Brasil.

Consciente sobre a importância do seu papel, a Cia Caminho Aéreo Pão de Açúcar vem realizando, ao longo dos últimos anos, diversas ações voltadas para a conservação ambiental e o fomento de ações socioeducativas. Em 2014, uma Parceria Público-Privada tornou possível a adoção e a recuperação, pela CCAPA, de uma área verde de mais de 38 mil metros quadrados onde estão inseridos dois espaços queridos pelos cariocas e visitantes da cidade: a Pista Claudio Coutinho e a Trilha do Morro da Urca. Além disso, no Complexo, estão plantadas e conservadas diversas espécies de árvores nativas, assim como outros exemplares do Pau-brasil, que farão companhia à nova muda que está a caminho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.