16.9 C
New York
junho 24, 2019
Música

Mônica Salmaso e o Quinteto da Paraíba se apresentam juntos pela primeira vez no Rio de Janeiro

Mônica e Quinteto HOZ
Mônica e Quinteto HOZ

Um encontro inesperado e surpreendente. Mônica Salmaso e o Quinteto da Paraíba fazem show juntos, gratuito, no palco doEspaço Furnas Cultural, dias 08 e 09 de setembro, sábado e domingo, com uma adição especial ao time: o pianista e maestroNelson Ayres.

Esta apresentação celebra o encontro destes artistas em um passeio pela canção brasileira, numa mostra do que há de melhor na nossa música, com diversidade de estilos que vão do coco à valsa.

Conhecida por suas interpretações irretocáveis e seu refinamento na escolha de repertório, Mônica se junta ao quinteto de cordas com técnica de música de câmara e suingue de música popular que tem no Nordeste do Brasil sua mais pura inspiração. A caminho dos 30 anos de vida, o Quinteto da Paraíba, formado em 1989 e considerado o responsável pelo resgate do Movimento Armorial, sempre transitou pela tênue fronteira entre a música clássica e a popular, já tendo feito conexões com cantores e compositores como Chico César e Lenine.

Quinteto da Paraíba
Quinteto da Paraíba

O encontro inicial, que agora acontece pela segunda vez aqui no Rio de Janeiro, foi em dezembro do ano passado, quando Mônica foi convidada para encerrar a temporada daquele ano do projeto Quinteto Convida que o grupo realiza mensalmente em João Pessoa. “Eu amo o Quinteto da Paraíba! Eu estava doida pra que esse encontro acontecesse há muitos anos”, comenta Mônica. Admiradora do grupo, a cantora conta que o arranjo da música “Porto de Araújo”, de Guinga e Paulo César Pinheiro, foi inspirado no Quinteto. “Quando conversei com Lucas Raele (arranjador dessa música no CD “Corpo de Baile”), apresentei trechos de gravações do Quinteto da Paraíba como referência, por gostar muito da sonoridade e buscá-la para este arranjo”, explica Mônica.

“Eu fiquei extremamente feliz em poder trazer Mônica para tocar conosco. A conheci pessoalmente num show dela aqui em João Pessoa e Nelson Ayres, que já participou do projeto Quinteto Convida, falou que seria interessante se chamássemos a Mônica. Obviamente não podíamos recusar uma oportunidade dessas e finalmente conseguimos nos apresentar junto e agora vamos repetir no Rio de Janeiro”, comenta o contrabaixista Xisto Medeiros, um dos integrantes do Quinteto da Paraíba. O grupo ainda é formado por Ronedilk Dantas (violino), Thiago Formiga (violino), Ulisses Silva (viola) e Nilson Galvão (violoncelo).

Com arranjos feitos por Nelson Ayres (com quem Mônica tem diversas parcerias musicais), o público também será privilegiado com duas canções que ela nunca havia cantado, seja ao vivo ou em estúdio: “Reunião de tristeza”, do paraibano Sivuca, e “Gírias do Norte”, de Xangai, interpretada ao lado do Quinteto da Paraíba no disco “Brasilerança” (2001). “’Reunião de Tristeza’ é uma beleza e ‘Gírias do Norte’, um desafio para mim”, revela Mônica.

Esta apresentação celebra o encontro destes artistas em um passeio pela canção brasileira com momentos leves e divertidos onde estarão as canções “Ciranda da Bailarina” (Chico Buarque/Edu Lobo), “Meu Rádio Meu Mulato” (Herivelto Martins) e “Gírias do Norte” (Jacinto Silva/Onildo Almeida), os temas líricos de Jobim “Chora Coração” e “Derradeira Primavera”(ambas com Vinícius de Moraes) e “Olha Maria” (com Chico Buarque e Vinícius de Moraes),  as crônicas afetivas de Guinga e Paulo Cesar Pinheiro como “Procissão da Padroeira” e “Porto de Araújo” e “Noite”, de Nelson Ayres, além de temas instrumentais.

Serviço:

Mônica Salmaso e Quinteto da Paraíba

Local: Espaço Furnas Cultural (R. Real Grandeza, 219 – Botafogo- Tel.: 2528-5166 – segunda a sexta, das 9h às 17h)

Data: dias 8 e 9 de setembro, sábado e domingo
Horário: 19h
Duração:  80 min.
Classificação: Livre

Entrada gratuita, distribuição de ingressos 1h antes do espetáculo – 1(um) ingresso por pessoa, mediante documento com foto.

Posts relacionados

Ana Petkovic lança seu primeiro clipe “Na Fé” com participação do pai

Redação

Luiza Caspary lança single “Cuidado” com videoclipe em libras

Redação

Roda de samba e jongo do Grupo Zanzar – participação da cantora Ana Bispo

Redação

Altair Britto no Teatro Rival Petrobras

Redação

Leila Pinheiro encerra a primeira temporada carioca de ‘Extravios’, dirigido por Ana Beatriz Nogueira, no Teatro Rival Petrobras

Redação

Novo projeto do Coordenadas Bar abre o palco para shows intimistas de novos nomes da música aos domingos

Redação

Deixe um comentário