22.3 C
New York
julho 23, 2019
Featured Música

Mississippi Delta Blues Festival chega ao Rio de Janeiro com Bottle Trees Edition

Maior festival de Blues da América Latina traz atrações nacionais e internacionais para a Zona Portuária da cidade em três dias de shows

Há 11 anos reunindo a nata do blues nacional e internacional na cidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, no que se tornou o maior festival do gênero na América Latina, o Mississippi Delta Blues Festival chega ao Rio de Janeiro e promove sua 1ª edição carioca nos dias 23, 24 e 25 de maio, no HUB RJ, no Santo Cristo.
A edição de estreia na Cidade Maravilhosa – Bottle Trees Edition – promete fazer jus à trajetória do festival, que se tornou referência na cena do Blues e recebe cerca de 10 mil pessoas anualmente nas edições gaúchas. O MDBF Rio terá cinco palcos temáticos no HUB, além de shows acontecendo paralelamente no palco do Mississippi Delta Blues Bar, na Gamboa. Serão mais de 50 atrações do Brasil e de fora, com nomes consagrados da cena do Blues, como  J. J. Thames (USA), Ian Siegal (UK), JustGroove (SP), Dawn Tyler (CAN),  Jim Pugh (USA), Big James (USA), The Simi Brothers (SP), Bex Marshall (UK); Gonzalo Araya (CHL),  Hard Blues Trio (RS), Big Gilson (RJ), Taryn (RJ) e Alma Thomas (USA – RJ); além de workshops, bate-papos com os músicos, instalações artísticas, performances, oficina de grafite e praça de alimentação com foodtrucks para atender os participantes.
“A ideia é proporcionar ao público três dias de imersão na cultura do Blues através da música, da arte e da gastronomia típica do sul dos EUA”, explica Toyo Bagoso, idealizador do festival.
 
Toda a estrutura do local será projetada para levar o público à uma viagem pela história e pelas simbologias do Blues, que nasceu com os escravos africanos que trabalhavam nas plantações de algodão no Delta do Mississippi. Cada palco representará uma referência marcante na consolidação do ritmo, aqui e lá fora:
Bottle Trees Stage – as raízes do blues
O tema que batizou o MDBF 2016 em Caxias do Sul é a inspiração para a primeira edição do MDBF 2019 no Rio de Janeiro. Muito mais do que um adereço, as Bottle Trees (árvores de garrafas) fazem parte de uma tradição milenar de proteção praticada no Congo durante o século IX pelos nativos africanos. As garrafas de vidro eram colocadas nos galhos de árvores do lado de fora da casa para afastar os maus espíritos. Segundo a crença, as garrafas coloridas chamavam a atenção e aprisionavam os espíritos malignos durante a noite e estes eram destruídos com o raiar do dia.
Vibiana Cornutti de Lucena
Vibiana Cornutti de Lucena
Magnólia Stage – a flor do Mississipi
O palco dedicado às divas carrega em seu nome a flor oficial do estado onde o blues fez história. Representando as mulheres fortes, independentes e talentosas, o Magnólia Stage personifica os valores associados à defesa do feminismo e da igualdade de direitos, questões brutalmente negligenciadas no período após a abolição da escravidão nos EUA. No ambiente conservador do início da década de 1920, as dificuldades para a mulher negra continuavam as mesmas do período escravagista: forte intolerância social, trabalho incessante e condições paupérrimas de vida. É nesse cenário que uma série de mulheres fortes como Mamie Smith, Bessie e Memphis Minne reescrevem a história.
Front Porch Stage – a famosa “casinha” do Mississippi 
É neste palco que a verdadeira imersão e viagem no tempo são feitas. Remetendo às tradicionais construções de madeira na zona rural do Sul dos Estados Unidos, o Front Porch Stage homenageia os primeiros bluesmen que se reuniam nas varandas dos shacks para curtir o blues durante a popularização do gênero, ainda nas primeiras décadas do século XX.  A importância que suas varandas tiveram para o aprendizado e perpetuação da herança musical sulista e na construção da identidade do blues fazem do Front Porch Stage um dos palcos mais aguardados pela sua tradição e legado.
Quiosque Quase 9 Stage – novidade na edição carioca
O Quiosque Quase 9 é ponto de encontro para todo bom carioca: tem música de qualidade ao vivo e fica localizado em uma das praias mais famosas do Rio de Janeiro. De frente para o mar de Ipanema, o Quase 9 é o lugar ideal para apreciar o pôr do sol e admirar as belezas naturais da cidade. Para os blueseiros de plantão, todo domingo o quiosque prestigia o blues com os músicos que representam o gênero no cenário carioca. Pelo valor cultural para o Rio e para a música, o Quiosque Quase 9 ganhou um palco todo seu  nessa primeira edição carioca.
Banca do Blues Stage – o melhor happy hour do Rio
O que aparentemente seria apenas uma banca comum no centro da cidade, se tornou um palco aberto para shows gratuitos incríveis com muito blues e rock’n roll. a Banca do Blues se transformou em point para aproveitar o horário do happy hour, com uma trilha sonora de qualidade para embalar o encontro entre amigos depois de um dia de trabalho. Eentre os músicos consagrados no blues que já passaram por lá, estão nomes como Jeferson Gonçalves e Big Gilson.
Mississippi 
Localizado na Rua Pedro Ernesto, na Gamboa, o Mississipi Delta Blues Bar também faz parte do circuito do festival e será palco de grandes apresentações durante o evento. Em sua arquitetura e decoração, o bar remete aos juke joints do sul dos Estados Unidos, bares de beira de estrada onde o blues e o southern rock são as principais atrações. Os participantes do MDBF RJ terão à disposição algumas vans para fazer o trajeto entre o HUB e o Mississipi Delta Blues Bar.
O cardápio do bar também respeita a tradição sulista oferecendo alguns dos seus pratos mais tradicionais, que dialogam perfeitamente com a arquitetura deste sobrado do século XIX.
Toyo Bagoso e o Blues 
Músico, empreendedor e grande entusiasta do gênero, o gaúcho Toyo Bagoso vive uma relação de amor com o Blues há mais de 20 anos. O gosto pelo ritmo levou o brasileiro a fazer as malas em 2003 e mergulhar na cultura do Sul dos Estados Unidos, numa imersão musical pelas origens do Blues, na região do Mississippi. De volta à sua cidade Natal, Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, Toyo decidiu abrir um bar dedicado ao gênero – o Mississippi Delta Blues Bar-, com a proposta de tornar o local um reduto para músicos do Blues do cenário nacional e internacional. E foi o que aconteceu.
Toyo Bagoso
Toyo Bagoso
Ao longo dos anos o bar recebeu grandes nomes do Blues, como James Wheeler, Mud Morganfield, Jerry Portnoy, Zora Young, Kenny Neal, Larry McCray, Annika Chambers, Whitney Shay, o grande embaixador do projeto, Bob Stroger – entre outros-, e se tornou referência para músicos e amantes do ritmo.
Em 2008, dois anos após a abertura do bar, Toyo e seu sócio Rodrigo Parisotto decidiram promover um evento para reunir todos os artistas que passaram pelo palco do bar naquele ano: nascia, assim, o Mississippi Delta Blues Festival, que já  na sua primeira edição contou com uma atração internacional de altíssimo nível: a lenda Magic Slim. Hoje o Mississippi Delta Blues Festival é considerado o maior festival da América Latina totalmente voltado ao Blues e suas vertentes.
Em 2017, vislumbrando a cena musical carioca e com o desejo de investir na valorização do Blues na cidade, Toyo Bagoso inaugura a filial do Mississipi Delta Blues Bar do Rio de Janeiro, na Gamboa, passando a receber ali músicos e bandas consagradas.
Mas a ambição do gaúcho em disseminar o Blues por aí não para. Ele se prepara, agora, para promover a 1ª edição carioca do Mississippi Delta Blues Festival, que acontece em maio no HUB RJ, na Zona Portuária do Rio, e pretende receber um público em torno de 3.500 pessoas.
Serviço
1º MISSISSIPPI DELTA BLUES FESTIVAL RJ – BOTTLE TREES EDITION
23, 24 e 25 de maio de 2019
Locais do Evento:
PALCOS 1 a 5 – HUB RJ
Av. Prof. Pereira Reis, 50 – Santo Cristo
PALCO 6 – MISSISSIPPI DELTA BLUES BAR RJ
Rua Pedro Ernesto, 89 – Gamboa
Realização:
HUB RJ
MISSISSIPPI DELTA BLUES BAR
Vendas On Line:
SYMPLA – Plataforma Oficial
PONTOS DE VENDA:
(somente em dinheiro/sem taxa de conveniência)
MISSISSIPPI DELTA BLUES BAR RJ
Rua Pedro Ernesto, 89 – Gamboa
CLUBE MELISSA
Centro
Copacabana
Ipanema
Shopping Riosul
Shopping Leblon
BarraShopping
Shopping Metropolitano Barra
Shopping Tijuca
NorteShopping
Plaza Shopping Niterói

Posts relacionados

Samba e feijoada com Pretinho da Serrinha no Rio Scenarium

Redação

Djangos comemoram 20 anos do CD Raiva Contra Oba Oba na Arena Fernando Torres

Redação

Tibi, tecladista da banda JAMZ, lança carreira solo e álbum com faixas inéditas

Redação

Luiza Oliveira se apresenta em Franca

Redação

Sherlock | Quarta temporada da série estreia no Paramount Channel

Alyson Fonseca

Feijoada com Clareou no Barril 8000 do Méier

Redação

Deixe um comentário