24.7 C
Rio de Janeiro
outubro 20, 2018
Exposição

MGallery Art Project: hotel exibirá obras do artista Carlos Vergara

O projeto do Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel tem como objetivo celebrar as obras de artistas que atuam no bairro

O MGallery Art Project apresenta exposições de diferentes artistas de um dos bairros mais queridos, históricos e artísticos do Rio de Janeiro. As exibições transformam os jardins e outras áreas do hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto, com o bônus da vista para a Baía de Guanabara e para o Cristo Redentor.

Para a terceira edição do projeto, o hotel trouxe as obras de Carlos Vergara, artista plástico brasileiro, conhecido como um dos principais representantes do movimento artístico da Nova Figuração no Brasil.

A ação possui parceria com o Jacarandá, uma plataforma de difusão da arte brasileira, e sua curadoria de obras de arte contemporâneas para compor o ambiente arquitetônico do hotel.

Até o início de 2019, estão previstas intervenções dos artistas Deborah Engel e Arjan Martins.

A exposição é aberta ao público e ficará no hotel até fevereiro de 2019.

Serviço:
Período: até fevereiro 2019
Horário: 24 horas
Entrada gratuita
Endereço: R. Alm. Alexandrino, 660 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 3380-0200

Confira os artistas e em quais meses eles irão expor:

Carlos Vergara (setembro/outubro)
Nascido na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Carlos Vergara iniciou sua trajetória nos anos 60, quando a resistência à ditadura militar foi incorporada ao trabalho de jovens artistas. Em 1965, participou da mostra “Opinião 65”, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, um marco na história da arte brasileira. A partir dessa exposição formou-se a “nova figuração brasileira”, movimento que Vergara integrou junto com outros artistas, como Antônio Dias, Rubens Gerchman e Roberto Magalhães, que produziram obras de forte conteúdo político. Desde os anos 80, pinturas e monotipias têm sido o cerne de um percurso de experimentação. Novas técnicas, materiais e pensamentos resultam em obras contemporâneas, caracterizadas pela inovação, mas sem perder a identidade e a certeza de que o campo da pintura pode ser expandido.

Deborah Engel (novembro/dezembro)
Engel, nascida na Califórnia, EUA, mudou-se ainda criança para São Paulo, onde viveu e trabalhou até 2003, ano em que se estabeleceu no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha atualmente. A artista expressa-se por meio de fotografias, assemblages e vídeos. Em sua série mais recente – Loco in Loco – cria relevos tridimensionais utilizando-se da mesma imagem, oriundas de registros geralmente feitos de espaços arquitetônicos icônicos, tais como: salas de exposições, teatros, museus.Com sete exposições individuais e 54 coletivas em seu portfólio, as obras de Deborah Engel integram os seguintes acervos institucionais: Fundação Bienal de Arte de Cerveira e Coleção Gilberto Chateaubriand em comodato ao Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; além de importantes coleções particulares no Brasil e no exterior.

Arjan Martins (janeiro/fevereiro)
Artista carioca com formação na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, e ganhador de dois prêmios, Arjan participou de várias exposições em grupo, como Arte Brasileira Hoje (MAM, 2005), Novas Aquisições (MAM, 2004) Abre Alas na galeria A Gentil Carioca (2009) e recentemente Do Valongo à Favela (MAR Rio, 2014). Em 2014, realizou sua primeira exposição individual no MAM Rio, Américas, com curadoria de Paulo Sérgio Duarte. No exterior, o artista participou da Bienal de Dakar, em 2006 e da Escultura do Haiti, em 2007. Em 2016, realizou uma exposição individual na A Gentil Carioca intitulada “Et Cetera”. Em 2017, Arjan teve uma exposição individual na Stiftung Brasilea na Suíça. Finalista do prêmio PIPA 2018.

Jacarandá
Jacarandá é uma plataforma multimídia criada por artistas para promover e divulgar a arte contemporânea brasileira no circuito internacional de arte, composta de três braços principais: Jacarandá Magazine, Jacarandá Database, Jacarandá Social Media.

MGallery
MGallery é aonde histórias cativantes são vividas e compartilhadas. Com mais de 90 boutiques históricas ao redor do mundo, cada MGallery conta uma história única inspirada pelo destino. Desde um design sob medida e uma mixologia sensorial até o bem-estar dedicado às mulheres, os hotéis MGallery são espaços onde hóspedes podem descobrir o melhor que o mundo tem a oferecer. Os hóspedes do MGallery são inspirados e enriquecidos por meio da sua prazerosa visita para esses estilosos, pensativos e decididamente singulares hotéis. Propriedades conhecidas na coleção do MGallery incluem o Hotel Molitor Paris, INK Hotel Amsterdam, Queens Hotel Cheltenham, na Inglaterra, Santa Teresa Hotel Rio de Janeiro, Hotel Lindrum Melbourne, na Austrália, Muse Bangkok Langsuan, na Tailândia, e Hotel des Arts Saigon, no Vietnã.

O MGallery é parte da AccorHotels, um grupo líder mundial em viagens e estilo de vida e inovador digital que oferece experiências únicas em mais de 4.500 hotéis, resorts e residências, além de mais de 10.000 das melhores casas particulares em todo o mundo.

Posts relacionados

Exposição da artista plástica Márcia Lana acontece no foyer do Theatro Net Rio e terá o mundo circense como tema

Redação

NorteShopping recebe exposição “Castelo Rá-Tim-Bum” a partir do dia 10 de outubro

Redação

Exposição ‘Dos Marigo – Fotografias’ na Galeria do Ateliê

Redação

Deixe um comentário