Meu Corpo Será Sempre Meu Corpo

Com intensa carga de movimento e emoção, a escultora Aline Matheus apresenta suas obras numa individual no ESPAÇO FURNAS CULTURAL, em Botafogo, mostrando o corpo humano como veículo expressivo de sua interioridade. Até 29 de janeiro, o público poderá conferir os trabalhos dessa artista que propõe o resgate do corpo como matéria sensível e reveladora da essência de cada ser.

Através de um trabalho difícil e exigente, Aline utiliza como matéria-prima barro, ferro, aço, resina, bronze e a reutilização de materiais derivados da indústria naval e madeiras brutas de demolição, subvertidos do seu contexto original e transformando-os em algo impregnado de significação. O gesto,  o corpo e o movimento são temas recorrentes no trabalho da artista. O tecido que une todas as estruturas do corpo, compõem sua memória, esculpido pelas mudanças e transformações que cada ser encontra na sua história. Uma história que está marcada em cada corpo e que não pode ser apagada. Uma história que se torna viva através da transformação da matéria objetiva que a artista trabalha, em expressão humana.

A construção do universo estético do trabalho Meu Corpo Será Sempre Meu Corpo, surgiu a partir do aprofundamento das experiências vividas na pesquisa sobre o movimento dos corpos e sua relação com o homem contemporâneo. A padronização da aparência física, os prazeres oferecidos aos olhares através da exagerada exposição dos corpos, a possibilidade do uso da ciência na reprodução da vida e replicação da individualidade humana, transformou o corpo em um lugar de interminável exploração. Esse trabalho atribui um outro sentido, um outro valor ao corpo. Faz do corpo humano um lugar privilegiado da criação artística, capaz de unir o interior e o exterior.  Um trabalho que é realizado de forma artesanal, em face das tecnologias industriais que caracteriza a época atual.

Aline Matheus já realizou exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior onde se destacam :

ARTEXPO – Las Vegas ; WORD-NASSE Gallery – Nova York ; O INSTANTE ANTERIOR À QUEDA – Antiga Fábrica da Bhering –  Rio de Janeiro –  A FERRO E FOGO – Centro Cultural dos Correios – Rio de Janeiro;

DA POTÊNCIA AO ATO –Centro Cultural Carioca /RJ ; FESTIVAL DE ESCULTURAS DO RIO –  Centro Cultural Justiça Federal ; OCUPAÇÃO MORAES E VALE – Rio de Janeiro ; CINCO OLHARES –  Espaço da Pátria – Niterói ; Exposição SÃO DOMINGOS –- Espaço da Pátria; Exposição EVENTUM –- Espaço da Pátria /Niterói ; SALÃO SAINT GERMAIN – Prêmio Menção Honrosa – São Paulo / 2007

1° SALÃO DE ARTES DE PARATY – 2004.

A escultora é bacharel em Direito e atriz formada pela CAL.

SERVIÇO: 

MEU CORPO SERÁ SEMPRE MEU CORPOC
ARTISTA PLÁSTICA: ALINE MATHEUS
Local:  Espaço Furnas Cultural
Rua Real Grandeza 219, Botafogo – Rio de Janeiro – RJ
Período de 9 de dezembro de 2016 à 29 de janeiro de 2017
Horário : de terça à sexta das 14h às 18h e sábado, domingo e feriados das 14h às 19h.
Não há necessidade de ingresso para a exposição .Entrada Franca
CLASSIFICAÇÃO: LIVRE

Ficha Técnica:

Curadoria: Paulo Branquinho
Produção Executiva:  Ventania Cultural / Maria do Rosário Malcher

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.